Melhoria de nota interna

Cristiano Silva Pereira

Membro Caloiro
Matrícula
18 Julho 2024
Olá
Sou um aluno do 12 ano e finalizo o meu secundário este ano 23/24 com uma media de 15 a Matemática A(tive 15 no 10ano, 13 no 11ano e por fim 17 no 12ano), assim sendo fiz o exame este ano obviamente, para ingresso à universidade, tendo atingido 18 valores no exame. Tinha visto num artigo sobre melhoria de nota que alunos de 12ano deste ano letivo poderiam fazer melhoria da disciplina caso a nota exame final nacional fosse superior à nota media da disciplina, aplica-se? Ou seja, irei finalizar com 18 valores à disciplina em vez do 15?
Estou com sérias duvidas, obrigado pela atenção ;)

Nunca ouvi falar disso.. o que sei e posso te dizer seguramente é que ao concluires matemática este ano, podes ir à 2ª fase de exames para melhoria da nota interna de matemática. Caso não tenhas conseguido ou não tenhas te inscrito na 2ª fase deste ano, no próximo ano se te candidatares para os exames nacionais novamente, podes logo meter que queres o exame para melhoria da nota interna na 1ª fase.
Deixo aqui o artigo da Uniarea que explica mais detalhadamente essa questão: https://uniarea.com/como-fazer-melhorias-com-os-exames-nacionais/
Espero que a minha explicação não tenha sido muito confusa 😅

• Like
Reactions: davis
Ah okay, acho que percebi, mas originou me outra pergunta, eu não podia fazer melhoria da nota interna de matemática nesta 1ªfase??
Não pois acabaste a disciplina este ano e o exame já foi realizado. Se te inscreveste na 2ª fase acho que podes ir à secretaria da tua escola e abrir novamente a inscrição para aí então meteres que queres melhoria. Normalmente esta tem um custo de 3 euros

Surgiu-me uma pequena duvida, se hipoteticamente eu atingisse novamente o 18 a matemática na 2 fase, eu dessa forma melhorasse a nota da disciplina caso fosse superior, que neste caso é, isso implicava que a minha media interna subisse apenas na 2 fase ou em ambas por igual?? Não sei se me fiz explicar de forma clara, espero que sim :)

Surgiu-me uma pequena duvida, se hipoteticamente eu atingisse novamente o 18 a matemática na 2 fase, eu dessa forma melhorasse a nota da disciplina caso fosse superior, que neste caso é, isso implicava que a minha media interna subisse apenas na 2 fase ou em ambas por igual?? Não sei se me fiz explicar de forma clara, espero que sim :)
Infelizmente as notas de melhoria de exames na 2a fase só têm efeito para a 2a fase de candidaturas. :/

E se tiver negativa no 12º ano ( matematica A ), como faço para ter positiva ? inscrevo-me na 2ª fase e coloco "aprovação " ?

E se tiver negativa no 12º ano ( matematica A ), como faço para ter positiva ? inscrevo-me na 2ª fase e coloco "aprovação " ?
Se não passares na 1ª fase, vais à 2ª fase e colocas "para aprovação".

• Like
Reactions: ZEMANELXICOZE