Melhoria de nota não contou?

Miguel1b

Membro Caloiro
Matrícula
9 Junho 2025
Boa Noite
Eu já entrei na universidade, e reparei que talvez a minha nota não foi calculada corretamente. Eu fiz melhoria de nota na segunda fase(o 17,5 a Mat A), a minha classificação interna na disciplina não devia ser 18?
imagem inovar: Screenshot

OIá.
Fizeste melhoria de diploma ou melhoria apenas para efeitos de acesso ao ensino superior?

OIá.
Fizeste melhoria de diploma ou melhoria apenas para efeitos de acesso ao ensino superior?
No Piepe coloquei melhorias. Qual delas é?
Se li bem o artigo da UNIAREA, após ter sido aprovado na primeira fase, podia fazer melhoria de classificação interna na segunda.

Última edição:

No Piepe coloquei melhorias. Qual delas é?
Pelo que leio na página 33 do Guia Geral de Exames 2025, parece-me que seriam melhorias de diploma. Não me lembrava que tinham deixado de as separar na ficha de inscrição.
Em qualquer caso, o exame não melhora a tua nota interna propriamente dita. Substitui-a. Ela deixa de contar.
Não acho preocupante não estar actualizada a nota nessa plataforma. Não te sei dizer se é suposto estar. Preocupante seria se pedisses ficha ENES e não viesse lá a nota correcta.

A pergunta em si é se o meu exame melhoria(neste caso 17,5) iria substiuir a nota interna (16) para a média da ficha ENES.
Se sim acho que algo está errado. O calculo que está na ficha enes é assumindo que o exame da segunda fase faz os 30% invez de substituir.

Eu tinha assumido que tinhas realizado o exame como aluno autoproposto. Se fizeste o exame de Matemática A como aluno interno na 1ª fase, isto é, como um dos exames obrigatórios, é mesmo assim que andam a fazer. Apenas te deixaram melhorar os 30% correspondentes ao exame na 2ª fase. Se eu acho que deviam fazer assim ou que isso se sustenta na lei? Não. Considero que deviam permitir a melhoria de 100% da nota. Mas é assim que o fizeram este ano. A tua colocação teria sido diferente se tivessem contabilizado a 100%?

Por sorte essa subida não afetaria a minha colocação.(Mas fico prejudicado com mudanças de curso dentro da minha faculdade) Então tecnicamente o que eles fizeram está em desacordo com a lei. Obrigado pelo esclarecimento.

Em valores mais concretos eu fiquei com 168,3/168,8 mas podia ter 169,8/170,3. (nota para as universidades que queria)
Ficha enes ia de 158 para 161.

Última edição:

Por sorte essa subida não afetaria a minha colocação.
Se tivesse, ia sugerir que reclamasses ou mesmo recorresses à via judicial, mas se o resultado é o mesmo, acho que acaba por não importar. Podes sempre repetir o exame no futuro se pretenderes concorrer novamente.
Mas fico prejudicado com mudanças de curso dentro da minha faculdade
E tencionas mudar de curso, ou é puramente hipotético?

Ainda tenho de decidir até ao final do ano letivo, mas é uma possibilidade que estou a considerar.
Ainda que decidas fazê-lo, é possível que, apesar de ficares com um número ligeiramente menor, acabe por, tal como na colocação, não afectar o resultado em termos de "colocado" ou "não colocado". Mas também é, em teoria, possível que altere o resultado. Podes tentar reclamar sobre não te terem deixado melhorar 100% da nota. Como fizeram isto aos outros os estudantes deste ano, ou seja, é igualmente injusto para todos e não te coloca a ti em desvantagem relativa, acho que não daria em nada, mas podes tentar.

Última edição:
  • Like
Reactions: Miguel1b