Melhoria de nota para acesso ao Ensino Superior

NinaBunnies

Membro
Matrícula
25 Agosto 2020
Boa tarde,
Este ano eu tenho ficado praticamente em casa em busca de algo para fazer, visto que não entrei para o curso que desejava, e nem trabalho consegui por causa do covid, e tenho estudado para fazer melhoria de nota. No ano passado eu estava toda feliz porque pensava que ia entrar no meu curso de sonho, tal não aconteceu visto que as médias acabaram por subir de tal maneira, e o meu pai gosta de ter a certeza que me lembra disso quase todos os dias, infelizmente. E vi que são será possivel fazer melhoria de notas por exame? Para começar eu já mal percebo este sistema de melhoria, já vi vários posts mas a minha falta de inteligência não me ajuda a compreender portanto necessito de ajuda para saber quais são as minhas opções.
Aumentar a nota da prova de ingresso? Visto que conta 50% da nota interna e 50% da prova de ingresso.
Existe mais alguma maneira de aumentar a minha média para puder entrar no curso que desejo?
Eu tenho média de 15,3 e a minha prova de ingresso foi de 17,8.
Aguardo resposta.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa tarde,
Este ano eu tenho ficado praticamente em casa em busca de algo para fazer, visto que não entrei para o curso que desejava, e nem trabalho consegui por causa do covid, e tenho estudado para fazer melhoria de nota. No ano passado eu estava toda feliz porque pensava que ia entrar no meu curso de sonho, tal não aconteceu visto que as médias acabaram por subir de tal maneira, e o meu pai gosta de ter a certeza que me lembra disso quase todos os dias, infelizmente. E vi que são será possivel fazer melhoria de notas por exame? Para começar eu já mal percebo este sistema de melhoria, já vi vários posts mas a minha falta de inteligência não me ajuda a compreender portanto necessito de ajuda para saber quais são as minhas opções.
Aumentar a nota da prova de ingresso? Visto que conta 50% da nota interna e 50% da prova de ingresso.
Existe mais alguma maneira de aumentar a minha média para puder entrar no curso que desejo?
Eu tenho média de 15,3 e a minha prova de ingresso foi de 17,8.
Aguardo resposta.
Olá, Nina! Ainda não foi publicado o decreto que anuncia a normas deste ano, mas o que está prevista é que não existam melhorias. Isso já era algo que alguns alunos pensavam poder ocorrer e, por isso, fizeram uma petição para tentar contrariar a decisão em tempo útil e de maneira a trazer equidade entre os estudantes: Contra o congelamento da média interna

Não sei se entendi as tuas dúvidas quanto às melhorias para efeitos de acesso ao ensino superior, mas se quiseres explicar um pouco melhor qual é a dúvida, podemos esclarecer 🤗 Envio-te o link de um artigo explicativo, que pode ajudar-te: Como fazer melhorias com os Exames Nacionais? | Uniarea

• Like
Reactions: NinaBunnies

NinaBunnies

Membro
Matrícula
25 Agosto 2020
Olá! Honestamente nem eu compreendo as minhas próprias dúvidas, apenas estou a tentar descobrir o que é suposto eu fazer para conseguir entrar no curso :') visto que a minha média de acesso ao curso foi 16,5 (50% interno 50% prova de ingresso) e a média do ano passado subiu para 17,1. Então estou em busca das minhas opções para puder subir a média. Eu já tinha lido esse artigo mas visto que este ano e o ano passado têm sido diferentes já não sei o que funciona, o que não funciona e como funciona. ;-;
Já tinha visto a petição por a caso, agradeço por teres logo falado sobre ela.
E também agradeço a resposta rápida!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá! Honestamente nem eu compreendo as minhas próprias dúvidas, apenas estou a tentar descobrir o que é suposto eu fazer para conseguir entrar no curso :') visto que a minha média de acesso ao curso foi 16,5 (50% interno 50% prova de ingresso) e a média do ano passado subiu para 17,1. Então estou em busca das minhas opções para puder subir a média. Eu já tinha lido esse artigo mas visto que este ano e o ano passado têm sido diferentes já não sei o que funciona, o que não funciona e como funciona. ;-;
Já tinha visto a petição por a caso, agradeço por teres logo falado sobre ela.
E também agradeço a resposta rápida!
Não te preocupes, estamos cá para ajudar-nos uns aos outros! Pelo que estou a entender, tu no ano passado candidataste-te com 165,0 e o curso teve nota do último colocado de 171,0. Agora, tudo depende mais ou menos do objectivo com que dirias que ficarias confortável e aqui tens várias opções:

1) Podes pensar que com 171,0 já ficarias descansada.
2) Podes pensar que talvez uma margem do 171,0 seria benéfico, caso as notas voltem a subir.

Bem, em qualquer dos casos, a tua nota de candidatura teria de subir, no mínimo 6 décimas. Não sei que notas tiveste na(s) prova(s) de ingresso ou a tua média do secundário e isso seria até um dado útil para ajudar-te. Em princípio, o ideal seria fazeres melhoria da nota interna na ou nas disciplinas de prova de ingresso + melhoria da própria prova de ingresso (isto é, tirares uma melhor nota que a que tiraste no exame do ano passado). A melhoria da nota interna normalmente não sobe muitas décimas (depende do número de disciplinas a que vais a exame e o quanto sobes, mas diria que se fores a uma só disciplina, a tua média do secundário subirá aí 1 ou 2 décimas, não muito mais). Assumindo que consegues subir 1 ou 2 décimas, caso as melhorias voltem a surgir (lutem pelo vosso direito!), ficam a faltar-te umas 4, 5 décimas. Mesmo que as melhorias não voltem, a minha recomendação mesmo é tentares tirar uma nota muito mais alta que a que tiveste no ano passado, já que a fórmula é 50/50.

Alguma questão que tenhas, coloca! 🤗

NinaBunnies

Membro
Matrícula
25 Agosto 2020
A nota que eu tive na prova de ingresso foi 17,8 e média de secundário tive 15,3. Deram me a ideia de eu tentar aumentar a prova de ingresso mas queria primeiro saber todas as opções que tenho.
Sendo assim qual seria melhor?
E muito obrigada pela ajuda.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
A nota que eu tive na prova de ingresso foi 17,8 e média de secundário tive 15,3. Deram me a ideia de eu tentar aumentar a prova de ingresso mas queria primeiro saber todas as opções que tenho.
Sendo assim qual seria melhor?
E muito obrigada pela ajuda.
Eu diria que, com o que foi publicado hoje e assumindo que, por agora, teremos de considerar que não há melhorias de notas internas, tens de fazer as contas como contado que tens 153 de média do secundário. Para isso chegar a 171,5, por exemplo, terias de ter 190 na prova de ingresso. Ou seja, o ideal seria mesmo que consigas uma prova de ingresso do 19 para cima. Esta é a opção mais viável, outras opções que terias demorariam mais tempo.

Mais alguma pergunta, diz! Boa sorte 🤗

Bshhshsjs

Membro
Matrícula
16 Março 2021
Boas pessoal,

Estou com uma dúvida. Eu no ano passado realizei o exame de FQ e, este ano, queria repetir para melhorar a minha nota. Por exemplo, se eu me inscrever no exame de FQ, este ano, e tirar uma nota mais baixa que no ano passado, qual é a nota usada para a média das provas de ingresso?
Ficaria agradecido se me conseguissem ajudar com esta questão.

• Like
Reactions: Nicoleta Parasca

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boas pessoal,

Estou com uma dúvida. Eu no ano passado realizei o exame de FQ e, este ano, queria repetir para melhorar a minha nota. Por exemplo, se eu me inscrever no exame de FQ, este ano, e tirar uma nota mais baixa que no ano passado, qual é a nota usada para a média das provas de ingresso?
Ficaria agradecido se me conseguissem ajudar com esta questão.
Olá.
É utilizada a melhor nota dos dois anos. Nesse exemplo, a do ano passado.

• Like
Reactions: Nicoleta Parasca