Melhoria de nota para fins de acesso ao ensino superior

Jorge.Botelho

Membro
Matrícula
20 Abril 2024
Este ano fiz um exame nacional. A nota do mesmo para fins de acesso ao ensino superior altera a classificação final da respetiva disciplina na média do ensino secundário? Essa regra ainda se mantém?

Solução
Este ano fiz um exame nacional. A nota do mesmo para fins de acesso ao ensino superior altera a classificação final da respetiva disciplina na média do ensino secundário? Essa regra ainda se mantém?
Olá @Jorge.Botelho
Para efeitos de acesso, sim. A regra mantém-se.
Olá @Jorge.Botelho
Para efeitos de acesso, sim. A regra mantém-se.

Solução

Olá! Eu hoje falei com uma funcionária administrativa da escola secundária onde realizei o exame e ela disse me que não encontrou nenhuma norma a respeito disso. Consegues me ajudar com isso, por favor?

Olá.
Olá! Eu hoje falei com uma funcionária administrativa da escola secundária onde realizei o exame e ela disse me que não encontrou nenhuma norma a respeito disso. Consegues me ajudar com isso, por favor?
Como assim "não encontrou nenhuma norma"? Não houve qualquer alteração ao conceito da melhoria de nota para efeitos de acesso ao ensino superior, com a excepção específica dos alunos internos que foram a melhoria na 2ª fase no ano de conclusão da disciplina (que apenas poderiam melhorar a componente do exame e não a CFD inteira).
É verdade que o Guia Geral de Exames de 2026 ainda não foi publicado, nem o despacho normativo que regula os exames de 2025/2026, mas não há qualquer motivo para acreditar que irão, assim do nada, acabar com as melhorias. Costuma ser igual ao do ano anterior, no caso o Despacho Normativo n.º 2-A/2025. Aliás, já realizaste exames ao abrigo deste regulamento, dado que a tua questão se refere ao um exame já realizado em 2025 e não um que vais realizar em 2026. A secção IV claramente indica que houve lugar a melhorias de classificação final da disciplina.

Última edição:
  • Like
Reactions: davis

Screenshot_20251104_173432_Adobe Acrobat.jpg
Post automatically merged:

O ponto 6 " Os exames finais nacionais para melhoria de classificação do ensino secundário, exclusivamente para efeitos de acesso ao ensino superior, podem realizar-se depois de ultrapassados os prazos estabelecidos anteriormente, sem limitação, desde que a oferta de exame de âmbito nacional contemple as disciplinas e códigos de prova correspondentes. Estas classificações só são consideradas no cálculo da média do ensino secundário que contará para acesso ao ensino superior (Ficha ENES 2025). " comprova, certo?

Viva! Terminei o ensino secundário no ano letivo 2018/2019, no curso de ciências e tecnologias. Pretendia fazer melhoria das minhas notas finais de matemática, física/química e biologia. Já tenho lido que as alterações dos conteúdos programáticos (que deduzo terem acontecido nos últimos anos) poderiam colocar em causa a possibilidade de realizar melhoria das notas finais nessas disciplinas (para efeito de média para acesso ao ensino superior). É mesmo assim? Em caso afirmativo, significa que não tenho qualquer possibilidade de realizar melhoria de média final para tornar a minha possibilidade de entrar num curso pelo C.N.A. mais alta? Obrigado ;)

Viva! Terminei o ensino secundário no ano letivo 2018/2019, no curso de ciências e tecnologias. Pretendia fazer melhoria das minhas notas finais de matemática, física/química e biologia. Já tenho lido que as alterações dos conteúdos programáticos (que deduzo terem acontecido nos últimos anos) poderiam colocar em causa a possibilidade de realizar melhoria das notas finais nessas disciplinas (para efeito de média para acesso ao ensino superior). É mesmo assim? Em caso afirmativo, significa que não tenho qualquer possibilidade de realizar melhoria de média final para tornar a minha possibilidade de entrar num curso pelo C.N.A. mais alta? Obrigado ;)
Olá.
Não é verdade. Alterações do programa não põem em causa a possibilidade de fazer melhoria de nota. Apenas alterações de código da disciplina, que chegou a acontecer a Biologia, mas acho que foi muito antes de 2019, pelo que no teu caso a melhoria continua a ser possível às 3 disciplinas.

Última edição:

Ver anexo 26275
Post automatically merged:

O ponto 6 " Os exames finais nacionais para melhoria de classificação do ensino secundário, exclusivamente para efeitos de acesso ao ensino superior, podem realizar-se depois de ultrapassados os prazos estabelecidos anteriormente, sem limitação, desde que a oferta de exame de âmbito nacional contemple as disciplinas e códigos de prova correspondentes. Estas classificações só são consideradas no cálculo da média do ensino secundário que contará para acesso ao ensino superior (Ficha ENES 2025). " comprova, certo?
Olá @Jorge.Botelho
Certo, é mesmo isso. Se eu recebesse 1€ por cada informação errada que as escolas dão sobre este tema, desconhecendo como funcionam as melhorias para efeitos de acesso, já teria um pequeno Euromilhões. 😅