Melhoria de nota

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá!! @MissAmbrose

Esta frase deixa-me com dúvidas: "Estas classificações só são consideradas no cálculo da média do ensino secundário que contará para acesso ao ensino superior (ficha ENES 2019)". Dá-me a entender que o pretendo fazer está correto, que, de facto, se fizer melhoria essas disciplinas vão contar para a média com que me candidato para o ensino superior mas que não interferem no diploma do ensino secundário...
Sim, o que tu queres fazer é possível. E, sim, já não interfere com diploma do secundário. O diploma, e as notas lá apresentadas, são independentes das quais tu te candidatas.

Martxi

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2019
@Martxi,
Sim também entendo isso mesmo :)
Tens aqui neste link Guia Geral de Exames | DGES mais informação.
Espero ter ajudado!☺
Obrigada pela ajuda querida! 😊
Mensagem fundida automaticamente:

Sim, o que tu queres fazer é possível. E, sim, já não interfere com diploma do secundário. O diploma, e as notas lá apresentadas, são independentes das quais tu te candidatas.
Entendido!! Muito obrigada mesmo! 😊

andrexf

Membro
Matrícula
16 Agosto 2017
Curso
Humanidades (12º)
Boa tarde,

Posso melhorar a minha média do secundário ao repetir o exame de Filosofia?

Obrigado.
Podes, mas depende do resultado que tirares e se vais usá-la ou não como prova de ingresso mais tarde.
Normalmente repetir só um exame não te vai fazer muita diferença sendo que só mudará a nota de uma disciplina bienal, isto caso tires melhor nota no exame do que a que tiraste durante o 10º e 11º.
Porém se apenas precisas de algumas décimas e a tua pior nota for filosofia talvez valha a pena tentar, de qualquer maneira aconselho-te a fazeres uma simulação no Simulador de Candidatura Uniarea

Matrícula
18 Junho 2016
Podes, mas depende do resultado que tirares e se vais usá-la ou não como prova de ingresso mais tarde.
Normalmente repetir só um exame não te vai fazer muita diferença sendo que só mudará a nota de uma disciplina bienal, isto caso tires melhor nota no exame do que a que tiraste durante o 10º e 11º.
Porém se apenas precisas de algumas décimas e a tua pior nota for filosofia talvez valha a pena tentar, de qualquer maneira aconselho-te a fazeres uma simulação no Simulador de Candidatura Uniarea
Obrigado!

É assim eu queria melhorar a minha média de 16,6 para mais umas décimas para conseguir melhores probabilidades de entrar em Direito. Queria melhorar a média através de melhor nota no exame (acabei com Filosofia no secundário com 15) e gostava de tirar um 17/18 no exame para usar como prova de ingresso ao Minho ou a Coimbra.

Isto muda algo?

Obrigado.

andrexf

Membro
Matrícula
16 Agosto 2017
Curso
Humanidades (12º)
Obrigado!

É assim eu queria melhorar a minha média de 16,6 para mais umas décimas para conseguir melhores probabilidades de entrar em Direito. Queria melhorar a média através de melhor nota no exame (acabei com Filosofia no secundário com 15) e gostava de tirar um 17/18 no exame para usar como prova de ingresso ao Minho ou a Coimbra.

Isto muda algo?

Obrigado.
Tirando +17, sim deve mudar agora quantas décimas só a simulação o poderá dizer. Caso tenhas mais facilidade em história ou português também pode ser uma opção fazer um desses exames com ou ao invés de filosofia

Matrícula
18 Junho 2016
Tirando +17, sim deve mudar agora quantas décimas só a simulação o poderá dizer. Caso tenhas mais facilidade em história ou português também pode ser uma opção fazer um desses exames com ou ao invés de filosofia
Porquê +17?

Em relação à tua pergunta dos outros exames nacionais de Português ou História, estava a pensar fazer o de português mas disseram me que o de português não me sobe a média porque o programa mudou e só me pode ser usado como prova de ingresso.

andrexf

Membro
Matrícula
16 Agosto 2017
Curso
Humanidades (12º)
Porquê +17?

Em relação à tua pergunta dos outros exames nacionais de Português ou História, estava a pensar fazer o de português mas disseram me que o de português não me sobe a média porque o programa mudou e só me pode ser usado como prova de ingresso.
Falaste em 17/18 foi só por isso que eu pûs +17
Quanto a isso de não subir a média parece me estranho, porque desde que tires mais do que tiveste no secundário a nota é substituída. Entre pt e hist escolhe o que te for mais fácil
Boa sorte!

Matrícula
18 Junho 2016
Falaste em 17/18 foi só por isso que eu pûs +17
Quanto a isso de não subir a média parece me estranho, porque desde que tires mais do que tiveste no secundário a nota é substituída. Entre pt e hist escolhe o que te for mais fácil
Boa sorte!
Obrigado mesmo!

Quanto à questão de PT não subir a média, ainda vou averiguar isso junto do DGES ou assim.

• Like
Reactions: andrexf

Cláudia Pena

Membro Caloiro
Matrícula
6 Junho 2019
Se eu fizer o exame de história como autoproposta conta para a média do 10° 11° e 12°? (Já com o secundário concluído)

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Se eu fizer o exame de história como autoproposta conta para a média do 10° 11° e 12°? (Já com o secundário concluído)
Se fores a exame como autoproposto após conclusão do secundário ficas com a nota á disciplina em questão igual á nota que obtiveste em exame se for superior á nota com que tu terminaste a disciplina.

• Like
Reactions: Cláudia Pena

Diogo Ss

Membro Caloiro
Matrícula
30 Outubro 2019
Boas.
Parei um ano para melhorar disciplinas por exame e uma delas é geometria descritiva. Num tópico diz "Só são válidas as melhorias realizadas com provas de disciplinas do mesmo programa e código/disciplina em que obtiveste a primeira aprovação; ". No entanto, o código este ano é o mesmo que o ano em que obtive aprovação (708), mas o programa sofreu uma pequena alteração e foi introduzida uma nova matéria. Posso realizar exame?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boas.
Parei um ano para melhorar disciplinas por exame e uma delas é geometria descritiva. Num tópico diz "Só são válidas as melhorias realizadas com provas de disciplinas do mesmo programa e código/disciplina em que obtiveste a primeira aprovação; ". No entanto, o código este ano é o mesmo que o ano em que obtive aprovação (708), mas o programa sofreu uma pequena alteração e foi introduzida uma nova matéria. Posso realizar exame?
Um pequena alteração? Estás a falar das Aprendizagens Essenciais? Se sim, podes continuar a fazer melhoria.

Diogo Ss

Membro Caloiro
Matrícula
30 Outubro 2019
Um pequena alteração? Estás a falar das Aprendizagens Essenciais? Se sim, podes continuar a fazer melhoria.
Foi introduzido uma nova matéria a já algumas existentes, no caso Interseções.
Posso fazer melhoria e usar a melhoria deste ano para acesso à universidade?
Obrigado pela atenção.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Foi introduzido uma nova matéria a já algumas existentes, no caso Interseções.
Posso fazer melhoria e usar a melhoria deste ano para acesso à universidade?
Obrigado pela atenção.
Diria que sim, porque, se essa mudança ocorreu, não foi muito significativa.

Matrícula
18 Junho 2016
Boa noite,

Posso realizar melhoria de nota final a uma disciplina através do exame nacional no próximo verão, apesar de não ter realizado o exame quando fiz o secundário?

Obrigado