Melhoria de nota

Matrícula
18 Junho 2016
Bom dia,

Acabei o secundário em 16/17 mas este ano realizei o exame de geografia e a minha nota final à disciplina passou de 14 para 16.

A minha pergunta é, como também fui à 2a fase desse exame e tirei 11, há possibilidade de no próximo ano contar o 11 para a minha média ou conta sempre o 16, ou seja, só melhora.

É que queria que ficasse sempre o 16.

Obrigado.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Bom dia,

Acabei o secundário em 16/17 mas este ano realizei o exame de geografia e a minha nota final à disciplina passou de 14 para 16.

A minha pergunta é, como também fui à 2a fase desse exame e tirei 11, há possibilidade de no próximo ano contar o 11 para a minha média ou conta sempre o 16, ou seja, só melhora.

É que queria que ficasse sempre o 16.

Obrigado.
No teu caso, conta sempre a melhor.

blastertyty

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2017
10 ano tive 10 a português
11 também
12 tive 11 no final do período
Fui fazer o exame e tive acho que 6,5 creio eu. Sei que fiquei com 9.
Estou novamente a fazer português inscrevi-me para as aulas.
É possível eu anular a inscrição e ficar c o 11 do ano passado?
E que eu n quero mais ir às aulas mas quero fazer o exame
Há alguma maneira de eu ter o 11 do ano passado ?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @blastertyty
10 ano tive 10 a português
11 também
12 tive 11 no final do período
Fui fazer o exame e tive acho que 6,5 creio eu. Sei que fiquei com 9.
Estou novamente a fazer português inscrevi-me para as aulas.
É possível eu anular a inscrição e ficar c o 11 do ano passado?
E que eu n quero mais ir às aulas mas quero fazer o exame
Há alguma maneira de eu ter o 11 do ano passado ?
Não. Se anulares vais ao exame como externo e precisas de ter pelo menos 9,5 valores para concluir a disciplina.

Só se mudares para o ensino recorrente é que poderias manter essa nota.

martocasfs

Membro Caloiro
Matrícula
27 Setembro 2018
Olá a todos.
Preciso de alguém que me possa esclarecer, tendo em conta que as escolas dizem apenas que não é possível. O meu curso já não existe.
Terminei o secundário em 2001 e nesse ano fiz exame nacional de biologia e quimica p acesso à faculdade. Não entrei e fui trabalhar, tendo feito ainda em 2006 o exame nacional de biologia/geologia. Entretanto fiz os M23 e entrei em Medicina Dentária na FMDUP e terminei em 2015. Agora existe a possibilidade de concorrer a Medicina como licenciada mas exigem 14 como média de Secundário. Tenho 13. Existe alguma forma de eu conseguir subir a media de Secundário? Nas escolas dizem q não pq o curso c q concluí o mesmo já não existe. Alguém me pode ajudar?
Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @martocasfs
Olá a todos.
Preciso de alguém que me possa esclarecer, tendo em conta que as escolas dizem apenas que não é possível. O meu curso já não existe.
Terminei o secundário em 2001 e nesse ano fiz exame nacional de biologia e quimica p acesso à faculdade. Não entrei e fui trabalhar, tendo feito ainda em 2006 o exame nacional de biologia/geologia. Entretanto fiz os M23 e entrei em Medicina Dentária na FMDUP e terminei em 2015. Agora existe a possibilidade de concorrer a Medicina como licenciada mas exigem 14 como média de Secundário. Tenho 13. Existe alguma forma de eu conseguir subir a media de Secundário? Nas escolas dizem q não pq o curso c q concluí o mesmo já não existe. Alguém me pode ajudar?
Obrigada
Se o curso é dessa altura já não dará para fazer melhorias. A alternativa seria fazeres outro curso com equivalência ao secundário.

martocasfs

Membro Caloiro
Matrícula
27 Setembro 2018
Obrigada @davis
Estou disposta a isso. Mas mesmo já tendo um mestrado integrado posso fazer isso? Se sim, como funciona? Não conheço essa via.
Obrigada

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Obrigada @davis
Estou disposta a isso. Mas mesmo já tendo um mestrado integrado posso fazer isso? Se sim, como funciona? Não conheço essa via.
Obrigada
Sim, através do ensino recorrente. É uma questão de procurar na sua área de residência uma escola.

Adriana Pinheiro11

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2018
Olá! Eu tenho uma dúvida em relação ao cálculo da minha média no que toca à disciplina de Bio/Geo.
A minha dúvida resume-se à nota do exame nacional. No 11º ano fui com 14 a exame e tirei 7,8 o que me deixou com 12 valores na classificação final da disciplina. Contudo no 12º decidi repetir o exame para tentar melhorar e na segunda fase consegui um 9,5.

A minha dúvida é a seguinte: Para o cálculo da média da disciplina e do secundário apenas substituo o 7,8 pelo 9,5? A minha nota final não passa de 12 para 9,5 pois isso apenas aconteceria se eu tivesse tido uma nota melhor que 12 correto? Em vez disso, fazendo as contas com o 9,5 melhora de 12 para 13 certo?

Desde já obrigada pela compreensão!

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Olá! Eu tenho uma dúvida em relação ao cálculo da minha média no que toca à disciplina de Bio/Geo.
A minha dúvida resume-se à nota do exame nacional. No 11º ano fui com 14 a exame e tirei 7,8 o que me deixou com 12 valores na classificação final da disciplina. Contudo no 12º decidi repetir o exame para tentar melhorar e na segunda fase consegui um 9,5.

A minha dúvida é a seguinte: Para o cálculo da média da disciplina e do secundário apenas substituo o 7,8 pelo 9,5? A minha nota final não passa de 12 para 9,5 pois isso apenas aconteceria se eu tivesse tido uma nota melhor que 12 correto? Em vez disso, fazendo as contas com o 9,5 melhora de 12 para 13 certo?

Desde já obrigada pela compreensão!
Não substitui no cálculo. O cálculo é feito com a melhor nota da 1ª ou 2ª fase do ano de conclusão da disciplina.

martocasfs

Membro Caloiro
Matrícula
27 Setembro 2018
Olá @martocasfs

Se o curso é dessa altura já não dará para fazer melhorias. A alternativa seria fazeres outro curso com equivalência ao secundário.

Olá. Fui a um externato no centro do Porto obter informações e dizem que não é possível. Disseram que posso realmente fazer por via recorrente outro secundário mas que a nota final apenas será nota de acesso ao ensino superior e não nota de secundário!

Isto está correto?

Obrigada

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá. Fui a um externato no centro do Porto obter informações e dizem que não é possível. Disseram que posso realmente fazer por via recorrente outro secundário mas que a nota final apenas será nota de acesso ao ensino superior e não nota de secundário!

Isto está correto?

Obrigada
Sim, está. Uma vez concluído o secundário originalmente, estará a fazer um segundo curso equivalente cujas notas contam para o efeito de acesso ao ensino superior. Se a sua dúvida era se as notas do secundário original contariam para o cálculo, não contarão, contando que completa um curso no recorrente.

martocasfs

Membro Caloiro
Matrícula
27 Setembro 2018
Sim, está. Uma vez concluído o secundário originalmente, estará a fazer um segundo curso equivalente cujas notas contam para o efeito de acesso ao ensino superior. Se a sua dúvida era se as notas do secundário original contariam para o cálculo, não contarão, contando que completa um curso no recorrente.
Obrigada. O que precisava mesmo era de alterar a nota do secundário e não a nota de acesso ao ensino superior. Já percebi que não é possivel. Obrigada pelos esclarecimentos.

• Like
Reactions: Ariana_

Mariana_E

Membro Caloiro
Matrícula
1 Abril 2019
Olá, boa noite! Sou nova aqui mas espero que me possam responder.
Estou neste momento no 12º ano na área de CT, nunca chumbei.
Fiz os exames de BG e FQ no 11º ano, e fui à 2a fase dos dois, na qual tirei 16 a biologia e 7 a fq. Apesar de ter passado a fq com a nota final de 14, aquele 7 preocupa-me (mesmo que não conste necessariamente nas provas de ingresso do curso que me interessa). De forma mais simples, penso que a minha entrada no ensino superior não esteja comprometida com aquele 7 no exame, mas tenho vindo a ponderar melhorá-la por descargo de consciência. Como este ano tenho exame de matemática, sei que não vou conseguir repetir o de fq, porque nunca conseguiria focar-me em matemática e fq ao mesmo tempo (tenho uma relação complicada com ambas as disciplinas). Acho melhor fazer agora (2019-2020) o de mat e deixar a melhoria de fq para o ano (2020-2021), quando já tiver o 12o concluído.
A minha dúvida é: se eu não repetir o exame de fq este ano, no 12o ano, e sim no ano a seguir (quando já tiver o 12o ano concluído), posso repeti-lo na mesma? E a nota que tirar conta como melhoria de modo a candidatar-me para o ensino superior com essa nota?
Espero não ter sido muito complicada e que me consigam entender :)
Muito obrigada pela atenção!