Melhoria de Notas de Secundário

Catarina Cosme Ferreira

Membro Caloiro
Matrícula
21 Março 2021
Boa tarde,

Pelo que entendi, não vão ser permitidas melhorias de notas este ano. No entanto, gostaria de saber se, numa situação normal, é possível fazer melhorias das notas do ensino secundário, visto que já terminei esta fase de ensino há oito anos?
Pela informação que encontrei online penso que sim, mas fiquei com algumas dúvidas sobre o que se altera realmente. Por exemplo, se repetisse o exame de Matemática A e obtivesse melhor nota do que obtive da primeira vez, alteraria apenas a nota de prova de ingresso de Matemática A?; ou também a nota geral da disciplina, sendo que essa nota depois alteraria a média de secundário, e, consequentemente, a média de acesso ao ensino superior?

Obrigada,
Catarina Cosme Ferreira

Olá.
No entanto, gostaria de saber se, numa situação normal, é possível fazer melhorias das notas do ensino secundário, visto que já terminei esta fase de ensino há oito anos?
É possível, desde que o programa da disciplina e o código do exame não se tenha alterado. O programa alterou nas disciplinas de Matemática A, Português e Físico-Química A.
Nestas disciplinas, o exame só contaria, para ti, como priva de ingresso.
Pelo que entendi, não vão ser permitidas melhorias de notas este ano.
BTW, há uma pedição de um grupo de alunos para alterar isso, se te interessar. Contra o congelamento da média interna

Olá.

É possível, desde que o programa da disciplina e o código do exame não se tenha alterado. O programa alterou nas disciplinas de Matemática A, Português e Físico-Química A.
Nestas disciplinas, o exame só contaria, para ti, como priva de ingresso.

BTW, há uma pedição de um grupo de alunos para alterar isso, se te interessar. Contra o congelamento da média interna

Não há então maneira de fazer melhoria aquelas 3 disciplinas, porque quando as fiz estava em vigor um programa diferente? Não estou a pensar nisto exatamente para este ano, mas a minha ideia é fazer outra licenciatura numa área diferente da que fiz inicialmente e para tal necessitava de não só fazer um dos exames novamente para usar como prova de ingresso e melhorar a minha média de acesso.
Post automatically merged:

Já agora questiono se é possível depois de tantos anos fazer melhoria a outras disciplinas para as quais os exames nacionais não são obrigatórios, e se sim como é que funciona? Obrigada :)

Não há então maneira de fazer melhoria aquelas 3 disciplinas, porque quando as fiz estava em vigor um programa diferente?
Sim, é o que está definido na legislação.

Já agora questiono se é possível depois de tantos anos fazer melhoria a outras disciplinas para as quais os exames nacionais não são obrigatórios, e se sim como é que funciona?
Podes o fazer em todas as disciplinas com oferta de exame nacional, excepto, se for (Não tenho a certeza, porque é uma situação ambígua.), à disciplina de Inglês da componente geral. Se quiseres confirmar a situação de inglês, aconselho a enviares um e-mail ao Júri Nacional de Exames.
Isto se as melhorias voltarem a ser possíveis.