Melhoria de notas do secundário

Joaquim Almeida Garret

Membro Caloiro
Matrícula
11 Junho 2024
Bom…bom dia a todos, quem me conseguir responder a esta minha dúvida agradeço imenso. Então é o seguinte…a minha média no final dos 3 anos (secundário) é de 13 valores certos e eu sempre quis ir para Psicologia, o que é que me indicam fazer??? Eu tenho média de 13, irei realizar nesta sexta-feira o exame de Português mas não vou conseguir a média que é necessária para ingressar para o ensino superior (17 valores). Estou desesperado pois gostaria muito de estudar mais e não tenho notas para tal, será que há possibilidade de fazer melhoria??? Ano Zero??? Estou mesmo preocupado com o meu futuro

será que há possibilidade de fazer melhoria?
Sim. Podes melhorar disciplinas específicas por exame ou o secundário todo através do Ensino Recorrente.
Possível é mas não te ajuda a entrar no curso, realizar cadeiras isoladas só te ajuda depois de lá estares.

Se nunca tiveres frequentado o Ensino Superior, uma opção que tens é alistar-te no Exército por 1 ano em Regime de Voluntariado (apesar do nome, ganhas dinheiro na mesma), completar 1 ano de serviço, sair de lá, e concorrer ao Ensino Superior público pelo Contingente para Militares do CNAES, que tem vagas reservadas. Como há pouquíssimos candidatos, desde que cumpras as notas mínimas (tipicamente 9.5), consegues entrar com uma média mais baixa que pelo Contingente Geral do CNAES.