Melhoria na 2a fase

JohnSantos

Membro Caloiro
Matrícula
5 Março 2026
Boa noite. Estou no 11° ano e quero melhorar a minha nota interna de FQ (tenho 15 e pretendo melhorar como aluno interno). Não sendo esta uma das 3 disciplinas que escolhi para o exame contar 25% para o cálculo da CFD, posso ir fazer o exame na 1a fase para efeitos de acesso ao ensino superior e fazer melhoria na 2a fase e se a nota desse exame for superior passa a substituir em 100% a nota interna?

Olá.
Podes.
Atenção que o que tu queres/descreves não é "melhorar como aluno interno", pelo contrário, vais como aluno autoproposto. Interno seria ires a contar os 25%.

Olá.
Podes.
Atenção que o que tu queres/descreves não é "melhorar como aluno interno", pelo contrário, vais como aluno autoproposto. Interno seria ires a contar os 25%.
Mas indo como aluno autoproposto, significa que a nota interna não é anulada, certo? Ou seja, caso a nota do exame for inferior à nota interna, mantenho a nota interna, correto? Então tenho de colocar "aluno autoproposto" tanto na inscrição na 1ª fase (em que quero fazer o exame apenas para efeito de prova de ingresso) e na 2ª fase (em que quero usar o exame para melhoria, substituindo em 100% a nota interna)?

Última edição:
Mas indo como aluno autoproposto, significa que a nota interna não é anulada, certo?
A nota interna só é "anulada" se fores à secretaria especificamente para anulares essa disciplina.
caso a nota do exame for inferior à nota interna, mantenho a nota interna, correto?
Sim.
Então tenho de colocar "aluno autoproposto" tanto na inscrição na 1ª fase (em que quero fazer o exame apenas para efeito de prova de ingresso) e na 2ª fase (em que quero usar o exame para melhoria, substituindo em 100% a nota interna)?
Sim. Mais precisamente, colocas "interno: não".
Qualquer questão, dispõe.

Peço desculpa, mas depois de ver os campos da plataforma PIEPE e o site na DGE, não resulta para mim claro que tenho de colocar "aluno autoproposto" porque a definição que vem é:

O que é um aluno autoproposto?

R: Considera-se aluno autoproposto todo aquele que não se encontra matriculado à disciplina, não reuniu condições de admissão a exame(s) como aluno interno ou, ainda, que tenha anulado a matrícula. Neste sentido, a Classificação Final da Disciplina (CFD) corresponde à classificação obtida no exame (CE), ou seja, a CFD = CE.

Não seria mais lógico, quando estamos a frequentar neste ano a disciplina (mas não queremos que seja uma das 3 disciplinas em que o exame conta 25% da CFD), colocar SIM no Campo 4.4 e não no campo 4.5?

1772800734822.png

Peço desculpa, mas depois de ver os campos da plataforma PIEPE e o site na DGE, não resulta para mim claro que tenho de colocar "aluno autoproposto"
Consulta os quadros no final da Norma 01/JNE/2026. A tua inscrição na 2ª fase e inscrição na 1ª fase, respectivamente:
Os alunos autopropostos realizam provas e exames na 2.ª fase para melhoria em disciplinas concluídas no presente ano letivo, selecionando a opção “NÃO” nos campos “Interno” e “Para aprovação” e a opção “SIM” no campo “Melhorias”.

Os alunos que se inscrevem em exames exclusivamente como provas de ingresso, selecionam a opção “NÃO” em todos os campos, exceto no campo “Prova de Ingresso” em que colocam a opção “SIM”.

• Like
Reactions: JohnSantos
Muito obrigada por este esclarecimento! As melhorias para substituição da nota interna podem ser feitas apenas no ano de término da disciplina, na 2ª fase (no caso de essa disciplina não ser uma das 3 escolhidas para término do secundário) e no ano seguinte (nas 1ª e/ou 2ª fase) ou também em anos posteriores? E há limites de anos para melhorar as notas das provas de ingresso? E só mais uma dúvida: posso melhorar a nota de inglês ou filosofia na 2ª fase deste ano (não fazendo estas parte das 3 disciplinas que escolho para término do secundário) sem ter de ir à 1ª fase, correto?

As melhorias para substituição da nota interna podem ser feitas apenas no ano de término da disciplina, na 2ª fase (no caso de essa disciplina não ser uma das 3 escolhidas para término do secundário) e no ano seguinte (nas 1ª e/ou 2ª fase)
Podem
ou também em anos posteriores?
Por acaso andamos a falar disto: inscrição nos examos
Conforme surge no Despacho Normativo deste ano, poderia ser feito em qualquer ano, ou seja, este ano qualquer pessoa poderia fazer, mas nada garante que o despacho normativo que surja em 2028 mantenha essa possibilidade.
Isto no diploma. Porque para a ficha ENES sempre foi possível fazer em qualquer ano.
há limites de anos para melhorar as notas das provas de ingresso?
Não há. Aliás, a própria prova de ingresso tem validade, pelo que, se passarem muitos anos, um candidato terá de as repetir.

Obrigada! Ficou a faltar apenas a resposta à última dúvida: posso melhorar a nota de inglês ou filosofia na 2ª fase deste ano (não fazendo estas parte das 3 disciplinas que escolho para término do secundário) sem ter de ir à 1ª fase, correto?

Obrigada! Ficou a faltar apenas a resposta à última dúvida: posso melhorar a nota de inglês ou filosofia na 2ª fase deste ano (não fazendo estas parte das 3 disciplinas que escolho para término do secundário) sem ter de ir à 1ª fase, correto?
Podes realizar melhorias de CFD na 2ª fase sem ir à 1ª, quando não pretendes usar o exame como prova de ingresso, sim.
Embora não sendo uma disciplina sujeita a exame final nacional, os alunos do 11.º ano que não tenham obtido aprovação na avaliação sumativa interna ou pretendam melhorar a classificação na disciplina de Inglês, da componente de formação geral, realizam o exame nacional de Inglês, código 550, componentes escrita e oral, uma vez que este exame substitui a prova de equivalência à frequência de Inglês, código 367.

Última edição:
  • Like
Reactions: JohnSantos