Melhorias - 2ª fase - Alunos externos

carolina.a.pereira

Membro Caloiro
Matrícula
29 Março 2023
Olá!
Sou aluna externa (acabei o secundário há 2 anos) e fiz vários exames na primeira fase.
Se for à segunda fase e melhorar a nota a minha nota interna (para efeitos de acesso ao ensino superior) também se altera?
Se sim, essa nota de melhoria tem a mesma validade do exame?
Digo isto porque no ano passado fiz exatamente isto e na minha ficha ENES fizeram os cálculos apenas com a nota de primeira fase e eu tive mais 2 valores na segunda fase!
Obrigada desde já pela vossa ajuda :)

Olá!
Sou aluna externa (acabei o secundário há 2 anos) e fiz vários exames na primeira fase.
Se for à segunda fase e melhorar a nota a minha nota interna (para efeitos de acesso ao ensino superior) também se altera?
Se sim, essa nota de melhoria tem a mesma validade do exame?
Digo isto porque no ano passado fiz exatamente isto e na minha ficha ENES fizeram os cálculos apenas com a nota de primeira fase e eu tive mais 2 valores na segunda fase!
Obrigada desde já pela vossa ajuda :)
As melhorias não têm validade, isto é, o exame expira, mas a nota melhorada não. Se fores à 2a fase, essas melhorias contam para a 2a fase deste ano e a partir do próximo contam desde a 1a fase; atenção que como prova de ingresso, exames de 2a fase não podem ser usados na 1a, pelo que, mesmo que concorras com nota (interna) da melhoria da 2a fase, terás de usar exames de 1a fase na 1a fase de qualquer concurso nacional. Se no ano passado concorreste à 1a fase, as notas da 2a ainda não contavam para a melhoria do concurso desse ano.

• Like
Reactions: carolina.a.pereira
Upvote 0
As melhorias não têm validade, isto é, o exame expira, mas a nota melhorada não. Se fores à 2a fase, essas melhorias contam para a 2a fase deste ano e a partir do próximo contam desde a 1a fase; atenção que como prova de ingresso, exames de 2a fase não podem ser usados na 1a, pelo que, mesmo que concorras com nota (interna) da melhoria da 2a fase, terás de usar exames de 1a fase na 1a fase de qualquer concurso nacional. Se no ano passado concorreste à 1a fase, as notas da 2a ainda não contavam para a melhoria do concurso desse ano.
Muito obrigada! Pela primeira vez alguém me conseguiu esclarecer devidamente! Continuem o bom trabalho :)

• Fabulous
Reactions: Ariana_
Upvote 0
Os exames de 2º fase também se pagam certo? Até que dia podemos pagar?

Upvote 0
Peço desculpa por me intrometer, tenho uma dúvida relacionada a isto. Em 2023 tive 19 no exame de FQ, contou como melhoria de classificação p/superior e prova de ingresso, este ano quero mudar de curso, a minha pergunta é, a minha média continua com essa melhoria para efeitos de ensino superior? Disseste que as melhorias não têm validade por isso depreendo que sim mas estou um bocado confuso pois não encontro esta informação em lugar algum.

Upvote 0
este ano quero mudar de curso, a minha pergunta é, a minha média continua com essa melhoria para efeitos de ensino superior?
Estás no 12º ano, realizaste esse exame no 11º, e agora queres mudar de curso, é isso? Ora, se o curso para o qual mudares não tiver a disciplina de Física e Química, logicamente a nota dessa disciplina não entra na tua classificação final do secundário. Acho estranho quereres mudar no último ano, especialmente com notas assim em pelo menos uma das disciplinas específicas.

Upvote 0
Estás no 12º ano, realizaste esse exame no 11º, e agora queres mudar de curso, é isso? Ora, se o curso para o qual mudares não tiver a disciplina de Física e Química, logicamente a nota dessa disciplina não entra na tua classificação final do secundário. Acho estranho quereres mudar no último ano, especialmente com notas assim em pelo menos uma das disciplinas específicas.
Desculpa, foi falta de explicação minha. Eu entrei num curso superior e agora quero mudar de curso, ainda preciso de realizar um exame, mas à parte disso, essa era a minha questão

Upvote 0