Melhorias 2020/2021

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá.
Boa tarde,

Sabem dizer-me se o código do exame de inglês (11º Ano) ainda é o mesmo de há 3 anos atrás?
Se sim, posso realizar o exame este ano para efeitos de melhoria?
Obrigada.
Boa tarde Dilsa.

Agora que as melhorias foram aprovadas, sim podes fazer melhorias às disciplinas que quiseres.

"Os alunos que pretendam melhorar a CFD da disciplina de LE- Inglês, concluída no presente ano letivo ou no ano letivo de 2018/2019, têm de realizar o exame final nacional de Inglês, código 550, tal como já foi mencionado na questão 15."

Tens o link do site da DGES para conferires: Classificação final de curso do ensino secundário | DGES

Também quero melhorar a minha nota de Inglês.

Com os meus melhores cumprimentos.
Atenciosamente.

Diogo Madeira

Ver anexo 18684
Olá.
Para quem acabou a disciplina há dois anos já não é possível melhorar a nota da disciplina. Apesar da melhoria de Inglês bienal da componente geral ser feita por exame nacional, este tem o "estatuto" de Prova de Equivalência à Frequência e, por isso, a melhoria só pode ser feita na 2ª fase do ano em que concluis e nas duas fases do ano seguinte.
Esse print é do Guia do ano passado.

• Like
Reactions: Dilsa

diogo madeira

Membro
Matrícula
31 Agosto 2020
Olá.

Olá.
Para quem acabou a disciplina há dois anos já não é possível melhorar a nota da disciplina. Apesar da melhoria de Inglês bienal da componente geral ser feita por exame nacional, este tem o "estatuto" de Prova de Equivalência à Frequência e, por isso, a melhoria só pode ser feita na 2ª fase do ano em que concluis e nas duas fases do ano seguinte.
Então já não posso melhorar o meu 14? Estou em choque... Já não posso melhorar para ir para Medicina... O meu sonho acabou... Com este 14 não vai dar...
Post automatically merged:

Como é que em 1 ano muda tudo assim? E eu nem tive oportunidade de melhorar no ano seguinte por causa disto da Pandemia, têm de me deixar fazer e a todos os aluno que não puderam tmb...

As melhorias para acesso ao ensino superior posso fazer sempre desde que seja para efeitos de acesso do ensino superior e que o código/programa não mude, eu não acredito nisso!

Última edição:

Gabriel Brizida

Membro Caloiro
Matrícula
26 Fevereiro 2021
Olá.

Olá.
Este "prazo" de melhoria também serve para outras disciplinas? Por exemplo, eu acabei BG e FQ no ano letivo de 2018/2019. Ainda consigo melhorar a classificação interna destas disciplinas?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Este "prazo" de melhoria também serve para outras disciplinas? Por exemplo, eu acabei BG e FQ no ano letivo de 2018/2019. Ainda consigo melhorar a classificação interna destas disciplinas?
Olá.
Nas disciplinas sujeitas a exames nacionais, isso não se aplica. Continuas a poder melhorar.

Onde é que você viu isso. Você fundamenta isso em que legislação. Que documento? Quero saber e informação oficial!
Olá.
Não é tão simples como isso. Eu vou explicar-te resumidamente, podes esclarecer qualquer coisa que não percebas, mas se acreditas e interpretas da mesma forma é contigo.
O que tu disseste do "código/programa" aplica-se apenas a disciplinas com exame nacional associado. Nas disciplinas com exame de equivalência à frequência associado, a melhoria só pode ser feito na segunda fase do ano de conclusão, ou nas duas fases do ano seguinte.
O resto já eu expliquei em cima:
Apesar da melhoria de Inglês bienal da componente geral ser feita por exame nacional, este tem o "estatuto" de Prova de Equivalência à Frequência e, por isso, a melhoria só pode ser feita na 2ª fase do ano em que concluis e nas duas fases do ano seguinte.
Tem esse estatuto, porque é a regra que todas as Línguas Estrangeiras da componente geral. A aprovação/melhoria é por Prova de Equivalência à Frequência.

Legislação (ainda não temos a deste ano com melhorias):
https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/JNE/dn_n.o_10-a_de_2021.pdf O normativo deste ano onde podes ler o "estatuto" dado (Quadro IV).
" (a) O exame de Inglês (550) é realizado com a valência de prova de ingresso e de prova de equivalência à frequência da disciplina de Inglês (continuação) da componente de formação geral. "

Última edição:

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá :)

Para fazer melhoria a inglês é só inscrever-me no exame quando as inscrições reabrirem, certo? Estou no 12º ano e acabei a disciplina o ano passado (2019/2020) com 19.

Obrigada!
Olá.
Correto.

ilbdmc

Membro
Matrícula
14 Março 2020
Olá 🙋🏼‍♀️ sempre se vai poder fazer melhorias ? Alguém me pode explicar ? Não tinha ouvido falar em nada

leonardormoreirad

Membro Veterano
Matrícula
23 Abril 2020
Curso
Direito
Instituição
Universidade Católica - Porto
Olá 🙋🏼‍♀️ sempre se vai poder fazer melhorias ? Alguém me pode explicar ? Não tinha ouvido falar em nada
Olá.
Sim, sempre se vai poder fazer melhorias, mas falta as indicações do governo quer para as inscrições, quer para os moldes de melhoria de nota.
Diria que durante esta semana já se possa saber de alguma coisa.
É uma questão de ires acompanhando aqui o fórum.

• Like
Reactions: ilbdmc

ilbdmc

Membro
Matrícula
14 Março 2020
Olá.
Sim, sempre se vai poder fazer melhorias, mas falta as indicações do governo quer para as inscrições, quer para os moldes de melhoria de nota.
Diria que durante esta semana já se possa saber de alguma coisa.
É uma questão de ires acompanhando aqui o fórum.
Obrigada 🤩 eu por ex terminei a disciplina de inglês no ano letivo 2012/2013, sabes se ainda é possível fazer melhoria para efeitos de nota de candidatura?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Obrigada 🤩 eu por ex terminei a disciplina de inglês no ano letivo 2012/2013, sabes se ainda é possível fazer melhoria para efeitos de nota de candidatura?
Olá.
Infelizmente, já não é.

• Like

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Obrigada ☺ porque motivo já não é possível? Mudou o programa?
Não, o que tu fazes é o exame nacional, para este ter maior utilidade, mas é como fosse prova de equivalência à frequência. Por esse motivo, só podes fazer melhoria no ano em que terminas e no seguinte.

• Like

NinaBunnies

Membro
Matrícula
25 Agosto 2020
Não, o que tu fazes é o exame nacional, para este ter maior utilidade, mas é como fosse prova de equivalência à frequência. Por esse motivo, só podes fazer melhoria no ano em que terminas e no seguinte.
Vai ser possível eu fazer melhoria de filosofia? Visto que foi das minhas notas mais baixas, e se sim, como irá funcionar o exame? (irá contar apenas 30%?)
Eu terminei o secundário no ano passado.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Vai ser possível eu fazer melhoria de filosofia? Visto que foi das minhas notas mais baixas, e se sim, como irá funcionar o exame? (irá contar apenas 30%?)
Eu terminei o secundário no ano passado.
Sim, através do exame nacional. Contará 100%.

José Pinto 11

Membro Caloiro
Matrícula
5 Maio 2021
Olá, acabei o secundário há dois anos. No ano passado quis fazer melhoria de exame de português mas não foi permitido pelas regras implementadas no ano passado. Este ano é possível eu fazer melhoria a esse mesmo exame?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @José Pinto 11
Olá, acabei o secundário há dois anos. No ano passado quis fazer melhoria de exame de português mas não foi permitido pelas regras implementadas no ano passado. Este ano é possível eu fazer melhoria a esse mesmo exame?
Sim, apenas para efeitos de acesso:

ilbdmc

Membro
Matrícula
14 Março 2020
Boa noite ! Já conclui o secundário há alguns anos e por isso já não me lembro da classificação que obtive em cada disciplina, alguém me sabe dizer como posso ter acesso a isso? Que documentos devo pedir? Obrigada

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite ! Já conclui o secundário há alguns anos e por isso já não me lembro da classificação que obtive em cada disciplina, alguém me sabe dizer como posso ter acesso a isso? Que documentos devo pedir? Obrigada
Olá.
Tens de pedir, na escola onde terminaste, o certificado de conclusão do secundário.

• Like

Angulobtuso

Membro
Matrícula
13 Maio 2021
Boa tarde,
Sempre será possível realizar melhorias de nota interna?
Se sim, sabe-se quando ou se estará perto a abertura do prazo de inscrições?