Melhorias - Diário de Estudo

muito obrigada!espero que valha a pena mesmo,tem de ser este ano!
boa sorte para ti também,imagino que o trabalho não seja pouco! :)
sim, vai ser! Este é O ano!
Obrigada, sim o trabalho é imenso, mas pronto tem de ser feito :P
Qualquer coisa, tanto tu como os restantes digam! Quando estava nesse lado e lia o que os outros tinham feito quando preparavam os exames que estavam a repetir ficava muito mais motivada! Aliás, só de ver que esse esforço tinha valido a pena para essas pessoas já me deixava feliz e com esperanças de que o meu trabalho também desse frutos (e deu :) ).
Por isso, muita força para todos vocês! :D

sim, vai ser! Este é O ano!
Obrigada, sim o trabalho é imenso, mas pronto tem de ser feito :p
Qualquer coisa, tanto tu como os restantes digam! Quando estava nesse lado e lia o que os outros tinham feito quando preparavam os exames que estavam a repetir ficava muito mais motivada! Aliás, só de ver que esse esforço tinha valido a pena para essas pessoas já me deixava feliz e com esperanças de que o meu trabalho também desse frutos (e deu :) ).
Por isso, muita força para todos vocês! :D
obrigada!bem é preciso! está a chegar a época mais chata de todas,os exames da faculdade!embora só tenha 3 cadeiras,e uma delas tenho quase a certeza que despacho em frequências,ainda é muito trabalho mas vale a pena (este ano estou a ter uma cadeira que me irá dar imenso jeito para o futuro,chama se microbiologia ambiental e falamos basicamente de varias doenças nos diferentes meios,aquático,aéreo....é super interessante,o que me deixa mais motivada para estudar para ela claro :D)
ao ler os depoimentos também fico super motivada em estudar, e também dá imensas ideias para aprofundar certos temas ou ate em novas abordagens no estudo em si! fico muito grata por ter encontrado esta comunidade maravilhosa e sobretudo encontrar pessoas que querem o mesmo que eu,entrar em medicina/ser medico! é fantástico ter varias pessoas num lugar só a partilhar a sua experiencia em diferentes fases do seu percurso (uns a começar,outros prestes a fazer o Harrison).Isso inspira os que estão (ainda!)do outro lado da barreira,mas ansiosos por passá la ! :p

obrigada!bem é preciso! está a chegar a época mais chata de todas,os exames da faculdade!embora só tenha 3 cadeiras,e uma delas tenho quase a certeza que despacho em frequências,ainda é muito trabalho mas vale a pena (este ano estou a ter uma cadeira que me irá dar imenso jeito para o futuro,chama se microbiologia ambiental e falamos basicamente de varias doenças nos diferentes meios,aquático,aéreo....é super interessante,o que me deixa mais motivada para estudar para ela claro :D)
ao ler os depoimentos também fico super motivada em estudar, e também dá imensas ideias para aprofundar certos temas ou ate em novas abordagens no estudo em si! fico muito grata por ter encontrado esta comunidade maravilhosa e sobretudo encontrar pessoas que querem o mesmo que eu,entrar em medicina/ser medico! é fantástico ter varias pessoas num lugar só a partilhar a sua experiencia em diferentes fases do seu percurso (uns a começar,outros prestes a fazer o Harrison).Isso inspira os que estão (ainda!)do outro lado da barreira,mas ansiosos por passá la ! :p
vais ver que tudo vai correr bem! :) e é mesmo bom estares mesmo motivada nessa cadeira!
eu sentia exatamente o mesmo!!! a Uniarea é realmente um excelente espaço para partilhar tudo isso :)

• Like
Reactions: Mstudent17
Já terminei o secundário há algum tempo, mas este ano vou fazer o exame de FQ pela primeira vez para poder entrar no curso que desejo. Tenho os manuais todos relativos ao programa antigo. O problema é que com isto de sair apenas o que há de comum entre o novo programa e o antigo, estou completamente perdida... Não sei como estudar. Já estive a tentar conjugar os itens das metas curriculares de 2018 com os capítulos dos manuais que tenho, mas não estou a conseguir por estar tudo meio misturado e fora de ordem. Podem ajudar-me a organizar?

Podem ajudar-me a organizar?

Pessoalmente, não dei crédito nenhum aos manuais que usei na escola, porque, para além de terem matéria "a mais e a menos", comparativamente ao novo programa, não era apelativo e organizado pra estudar. Comprei o livro da raiz, ia lendo cada parte da matéria e fazia os respetivos exercícios. Quando acabei o livro, fui ao Iave e fiz todos os exames e testes intermédios passados.. Também reservei uma tarde ou duas perto dos exames, para ler a parte teórica, em termos de fixar algumas partes mais de decoranço, que outra coisa.
Este ano, ao invés do livro da raiz, vou escolher outro e faço-o todo, como o fiz no ano passado.

Pessoalmente, não dei crédito nenhum aos manuais que usei na escola, porque, para além de terem matéria "a mais e a menos", comparativamente ao novo programa, não era apelativo e organizado pra estudar. Comprei o livro da raiz, ia lendo cada parte da matéria e fazia os respetivos exercícios. Quando acabei o livro, fui ao Iave e fiz todos os exames e testes intermédios passados.. Também reservei uma tarde ou duas perto dos exames, para ler a parte teórica, em termos de fixar algumas partes mais de decoranço, que outra coisa.
Este ano, ao invés do livro da raiz, vou escolher outro e faço-o todo, como o fiz no ano passado.
Sabes se os livros de preparação deste ano já englobam as matérias em comum dos 2 programas ou é apenas do novo?

também tenho o mesmo plano,e tenho feito o livro da raiz também! para além de ler os resumos que o livro tem,também vejo os vídeos do jorge penalva que ajudam imenso
que livro vais comprar para este ano? consideras que o da raiz ajudou? eu estou a gostar dele,mas há algumas perguntas estranhas....espero que este tempo a faze lo seja um facilitador na altura de fazer os do IAVE

Sabes se os livros de preparação deste ano já englobam as matérias em comum dos 2 programas ou é apenas do novo?

Não sei, porque ainda não o comprei. Só em janeiro é que começo o estudo. Mas estou curiosa por saber!! De qualquer maneira, mesmo tendo o novo programa, consegues logo perceber aquilo que está a mais, através do documento das metas curriculares. No ano letivo passado, quando estava a estudar, até sabia bem chegar a certas partes do livro e passar à frente porque eram do novo programa :p:p
--- Post atualizado ---
também tenho o mesmo plano,e tenho feito o livro da raiz também! para além de ler os resumos que o livro tem,também vejo os vídeos do jorge penalva que ajudam imenso
que livro vais comprar para este ano? consideras que o da raiz ajudou? eu estou a gostar dele,mas há algumas perguntas estranhas....espero que este tempo a faze lo seja um facilitador na altura de fazer os do IAVE

Este ano, acho que vou comprar o da porto.. Sim, o da raiz é bom, mas concordo com o ter perguntas estranhas. Ao mesmo tempo, também tem perguntas super semelhantes àquilo que podia sair em exame. Ajudou-me muito, gosto também da maneira como resume a matéria e estrutura-se pelos pontos que estão nas metas curriculares!

Olá! Estou no primeiro ano de faculdade, em ciências biomédicas, mas eu gostava mesmo era de entrar em medicina. Eu estou em ciências biomédicas na covilhã, mas a minha média dava para entrar em outros sítios, eu escolhi este curso na covilhã porque conheço pessoas que pediram transferência para medicina no segundo semestre ou no final do primeiro ano. No entanto este ano disseram-me nos serviços académicos que já não fazem isso, e eu não estou a gostar mesmo nada do curso por isso a minha ideia era ir para casa depois de acabar o primeiro semestre, e dedicar-me totalmente ao estudo para exames nacionais. A minha média final de secundário é boa, 18,1, o meu maior problema é a nota do exame de BG, uma vez que na 1a fase tive 12.5 e na 2a fase tive 15. Alguém me pode dar conselhos de como estudar para ter uma boa nota a biologia? precisava de pelo menos um 16.5... E se alguém teve a experiência de desistir do curso e ir estudar para casa, gostava de saber se correu bem, ou o que fazer para que corra bem
Obrigada :blush:

Olá! Estou no primeiro ano de faculdade, em ciências biomédicas, mas eu gostava mesmo era de entrar em medicina. Eu estou em ciências biomédicas na covilhã, mas a minha média dava para entrar em outros sítios, eu escolhi este curso na covilhã porque conheço pessoas que pediram transferência para medicina no segundo semestre ou no final do primeiro ano. No entanto este ano disseram-me nos serviços académicos que já não fazem isso, e eu não estou a gostar mesmo nada do curso por isso a minha ideia era ir para casa depois de acabar o primeiro semestre, e dedicar-me totalmente ao estudo para exames nacionais. A minha média final de secundário é boa, 18,1, o meu maior problema é a nota do exame de BG, uma vez que na 1a fase tive 12.5 e na 2a fase tive 15. Alguém me pode dar conselhos de como estudar para ter uma boa nota a biologia? precisava de pelo menos um 16.5... E se alguém teve a experiência de desistir do curso e ir estudar para casa, gostava de saber se correu bem, ou o que fazer para que corra bem
olá inês :)
não sei se tens possibilidades para isto, mas uma coisa que aconselho a quem já não está no 11º e que portanto já não tem mais BG na vida é arranjar um explicador, pois torna-se mais fácil se tivermos alguém ao nosso lado a acompanhar-nos e a esclarecer-nos todas as dúvidas :)
de qualquer modo, o que eu recomendo é ires estudando a matéria toda a pormenor, e fazeres muitos exercícios, sejam de exame, testes intermédios ou até mesmo testes semelhantes ao modelo de exame. E tudo o que errares, tenta perceber o porquê. Acho que a melhor forma de aprender é mesmo com os erros :)
Espero ter ajudado de alguma forma, qualquer dúvida basta dizeres! :)

Olá. Estou a repetir matemática de 12º ano. E quero repetir o exame de biologia e geologia. Como me devo organizar?
Olá Diana :)
acho que a organização depende muito de cada um, mas se fosse comigo eu tentaria rever a matéria a pormenor às duas disciplinas, ao mesmo tempo, sem deixar nada para trás e simultaneamente faria exercícios de cada parte da matéria que revia. No final, quando estivesse tudo revisto faria exercícios de exames, com toda a matéria misturada! Quanto à organização podes sempre planear que matérias dar semanalmente, do género, na semana X, davas a matéria sobre y, na semana seguinte a matéria z, e assim sucessivamente... com um planeamento prévio torna-se mais fácil e assim garantes que chegas antes do fim com tudo revisto ao pormenor :)

Olá, olá! :blush:
O fim de 2017 está-se a aproximar e resta-me fazer um balanço da evolução do meu estudo. Para além de tudo o que já referi em mensagens anteriores:
*Terminei o volume II-Funções das compilações de exercícios de matemática do IAVE;
*Iniciei o volume III-Funções e Complexos, que espero acabar em janeiro;
*Acabei a minha primeira leitura de toda a matéria de Biologia e também de Geologia de 10º e 11ºano;
*Estou quaseee a acabar de rever Física e Química de 11ºano (infelizmente acho que já não consigo acabar este ano, mais a gente dá um jeito né :tearsofjoy:)

Para além disso já montei o meu plano de estudos para 2018, a começar já dia 2 de janeiro!
Overall, penso que fiz alguns progressos e embora a minha carga horária de estudo tenha sido pouca, foi consistente. Agora irei certamente aumentar o ritmo e volume de estudo de modo a rever a teoria mais vezes e atacar os livros do IAVE de BG e FQ.

E o vosso estudo, como vai? :)

Olá!
Pediste revisão de prova alguma vez?
Sabes se tiveste mais respostas erradas ou mais respostas incompletas?
Na generalidade (do que vi quando andei no 12º e mesmo aqui no fórum), os alunos têm mais dificuldade com geologia - eu, por exemplo, odiava aquilo e evitava o estudo a todo o custo porque não me cativava nem um pouco, resultado: notas mais baixas - ou com as respostas extensas em que, normalmente estão organizadas por valores, ou seja, 15 tem 3 pontos de resposta, 10 tem 2 e 5 tem 1 (embora haja perguntas de 15 que só têm 2 pontos de resposta), e, embora a resposta dos alunos esteja certa, não tem todos os pontos mencionados pela chave do IAVE (o que, a meu ver é algo... estúpido porque, na maioria dos casos, os alunos não mencionam 1 ponto que parece insignificante à maioria das pessoas mas pronto...).
Se tiveres mais respostas erradas, o problema está na matéria e na assimilação de matéria, que vai afetar o raciocínio, claro. Se for mais do teor incompletas, o problema tende a ser de raciocínio, não por não ser o correto mas por não ser o do IAVE (mais uma vez, este ponto irrita-me solenemente...). Ora, o primeiro ponto resolve-se encontrado a matéria que te causa problemas ou que não percebes bem e trabalha-la até a entenderes e a conseguires explicar por palavras tuas; o segundo ponto, tem a ver com a prática, fazer vários - todos - exames, perceber bem o que os senhores do IAVE quer (ou tentar...).

Eu tive um ano de pausa entre anos da faculdade porque queria fazer melhoria nos exames. Não deu muito bom resultado (não por causa do estudo, mas sim por causa dos exames em si e de uma coisinha fixe chamada ansiedade...). De qualquer das formas, aconselho a que não te tranques em casa. Sai, vai fazer exercício físico, diverte-te, o que seja. Planeia os teus dias; diz: "hoje, tenho de estudar isto" mas sê realista, don't bite what you can't chew.
Qualquer coisa, pergunta!! (e se tiveres dúvidas durante o estudo, há uma thread com dúvidas de biologia e geologia no tópico do secundário!=
Boa sorte!!

Olá! Bem,já fiz uns 70(uns 10 dia) exercicios de probabilidades,que entendi como se fez. Para estudar este genero de exercicios tenho as soluções dos exercicios que as escrevo no caderno. Ao lado escrevo apontamentos com os passos que se faz para a resolução e depois faço exercicios similares. O problema e que passado um tempo,com varios raciocinios ja aprendidos, acabo por me confundir. Eu já nao estudo matemática desde o 9°ano por isso nem tenho bem método de estudo,estou basicamente a usar o mesmo que fazia a estudar historia por exemplo.
Alguma opinião do que devia fazer para conseguir melhorar nisto?
É a unica matéria que,a fazer este estilo de método de estudo,me deixa confuso :/

penso imensas vezes como é que os excelentes alunos conseguem tirar 19's e 20's neste exame (eu sei que nao devia fazer esta comparação com as outras pessoas mas quem nunca :rolleyes:),sera que fazem estes exercicios todos ou ainda mais?sera que estudam todos os dias para f.q. 2 ou 3 horas? acho que estou com uma crise existencial por causa de f.q. :sweatsmile:
Nada disso, as pessoas com quem contacto e que tiveram essas notas não eram as que mais estudavam :tearsofjoy: Claro que isso é fundamental mas também a sorte e a concentração na hora H definem muitaa coisa!
E na faculdade percebes isso muito bem... e mais, muitas pessoas que entram com notas excepcionais acabam por ter notas mais baixas que outras que até entraram com notas inferiores.
Depois, creio que não seja fundamental termos 19s e 20s nos EN, basta o suficiente para entrar, pelo menos era esse o meu pensamento na altura.
Ainda assim, saber que há pessoas a conseguir esses feitos é uma motivação! Se há quem consiga porque é que "nós" também não podemos alcançar esses resultados? ;)
Muita sorte e excelente trabalho!

concentração na hora H definem muitaa coisa!
E na faculdade percebes isso muito bem... e mais, muitas pessoas que entram com notas excepcionais acabam por ter notas mais baixas que outras que até entraram com notas inferiores.

A concentração e a calma, durante o exame, a maioria das vezes, até têm um peso maior na nota que obtemos, do que aqueles meses todos de estudo! A meu ver, no ano passado estudei mais do que o suficiente e, mesmo assim, fiquei a um bocadinho de ter A média que me permitia entrar em med - o problema é sempre o stress e a precipitação em resolver os exercícios durante o exame.

E quando entrei na faculdade, verifiquei exatamente esse segundo ponto que referiste, e é algo que, até hoje, não entendo... "como é que a pessoa X entrou com uma bruta média e agora chumba a uma cadeira que eu passei com 16?!" - questionava-me, há um ano atrás

A concentração e a calma, durante o exame, a maioria das vezes, até têm um peso maior na nota que obtemos, do que aqueles meses todos de estudo! A meu ver, no ano passado estudei mais do que o suficiente e, mesmo assim, fiquei a um bocadinho de ter A média que me permitia entrar em med - o problema é sempre o stress e a precipitação em resolver os exercícios durante o exame.

E quando entrei na faculdade, verifiquei exatamente esse segundo ponto que referiste, e é algo que, até hoje, não entendo... "como é que a pessoa X entrou com uma bruta média e agora chumba a uma cadeira que eu passei com 16?!" - questionava-me, há um ano atrás
Porque o cenário nem sempre é como parece...
Os alunos que entram nunca entram todos nas mesmas circunstâncias... Uns andaram a matar-se em explicações durante todo o secundário (e quando chegam à faculdade esse apoio já não resulta muito... É complicado arranjares um explicador para biologia celular ou mesmo para bioquímica, para não falar que a anatomia é "empinar" de forma pura e dura...) e depois ainda há a questão das inflações :tearsofjoy::tearsofjoy:
Para além de tudo isso (que referi de uma forma um tanto a brincar), o ambiente muda muito, há pessoas a horas de casa que não têm o apoio que outros (onde me incluo) têm por viverem "em casa", outras vezes o curso não corresponde às nossas expetativas ou os métodos utilizados nem são os melhores...
Mas como a média de curso não irá influenciar assim tanto o nosso futuro... o futuro Harrison (que esperemos que seja melhorzito) é que acabará por determinar o curso das coisas.
E na faculdade a sorte também é muito importante! Quantas vezes não temos tempo para estudar metade da matéria e vamos a rezar para que saia pelo menos algo que sabemos bem? E é basicamente assim que nos vamos superando. Não adianta mesmo stressar com coisas (que agora vejo) que não têm assim tanta importância na nossa vida (refiro-me às freq na faculdade p ex.)
Por isso na faculdade o meu lema é carpe diem :)

Última edição:
Olá.Sou novo neste forum e gostava de saber de algumas opinioes. Quando acham que e necessario começar a estudar para os exames de bio e geo e fq para obter uma nota em volta de 17. Consideram que o exame de biologia seja necessário uma maior dedicaçao que fq ja que ha muito mais conteudo teorico? Acham que os exercicios que tem sobre as atividades experimentais de fisico quimica no livro do iave é suficiente para estas ou e importante rever a teoria? E quais sao os livros que recomendam para biologia e geologia? Muito obrigado

Olá.Sou novo neste forum e gostava de saber de algumas opinioes. Quando acham que e necessario começar a estudar para os exames de bio e geo e fq para obter uma nota em volta de 17. Consideram que o exame de biologia seja necessário uma maior dedicaçao que fq ja que ha muito mais conteudo teorico? Acham que os exercicios que tem sobre as atividades experimentais de fisico quimica no livro do iave é suficiente para estas ou e importante rever a teoria? E quais sao os livros que recomendam para biologia e geologia? Muito obrigado

Se estiveres no 11º ano, acho que ao longo do ano já se vai fazendo esse estudo com os testes e assim. Se estiveres a repetir, começar agora não era má ideia ahah (eu já comecei logo no início do ano, mas assim muito lentamente xD). :)

• Like
Reactions: DrNoblesse
Sim, eu ainda estou no 11º ano so que tenho amigos que ja estudaram imenso e eu acho que o que estudar agora nao me vou lembrar para o exame pelo que nao achei que valesse a pena estudar nas ferias de natal e focar-me para começar na pascoa ou ja e tarde?