Olá! Estou no primeiro ano de faculdade, em ciências biomédicas, mas eu gostava mesmo era de entrar em medicina. Eu estou em ciências biomédicas na covilhã, mas a minha média dava para entrar em outros sítios, eu escolhi este curso na covilhã porque conheço pessoas que pediram transferência para medicina no segundo semestre ou no final do primeiro ano. No entanto este ano disseram-me nos serviços académicos que já não fazem isso, e eu não estou a gostar mesmo nada do curso por isso a minha ideia era ir para casa depois de acabar o primeiro semestre, e dedicar-me totalmente ao estudo para exames nacionais. A minha média final de secundário é boa, 18,1, o meu maior problema é a nota do exame de BG, uma vez que na 1a fase tive 12.5 e na 2a fase tive 15. Alguém me pode dar conselhos de como estudar para ter uma boa nota a biologia? precisava de pelo menos um 16.5... E se alguém teve a experiência de desistir do curso e ir estudar para casa, gostava de saber se correu bem, ou o que fazer para que corra bem
Obrigada
Olá!
Pediste revisão de prova alguma vez?
Sabes se tiveste mais respostas erradas ou mais respostas incompletas?
Na generalidade (do que vi quando andei no 12º e mesmo aqui no fórum), os alunos têm mais dificuldade com geologia - eu, por exemplo, odiava aquilo e evitava o estudo a todo o custo porque não me cativava nem um pouco, resultado: notas mais baixas - ou com as respostas extensas em que, normalmente estão organizadas por valores, ou seja, 15 tem 3 pontos de resposta, 10 tem 2 e 5 tem 1 (embora haja perguntas de 15 que só têm 2 pontos de resposta), e, embora a resposta dos alunos esteja certa, não tem todos os pontos mencionados pela chave do IAVE (o que, a meu ver é algo... estúpido porque, na maioria dos casos, os alunos não mencionam 1 ponto que parece insignificante à maioria das pessoas mas pronto...).
Se tiveres mais respostas erradas, o problema está na matéria e na assimilação de matéria, que vai afetar o raciocínio, claro. Se for mais do teor incompletas, o problema tende a ser de raciocínio, não por não ser o correto mas por não ser o do IAVE (mais uma vez, este ponto irrita-me solenemente...). Ora, o primeiro ponto resolve-se encontrado a matéria que te causa problemas ou que não percebes bem e trabalha-la até a entenderes e a conseguires explicar por palavras tuas; o segundo ponto, tem a ver com a prática, fazer vários - todos - exames, perceber bem o que os senhores do IAVE quer (ou tentar...).
Eu tive um ano de pausa entre anos da faculdade porque queria fazer melhoria nos exames. Não deu muito bom resultado (não por causa do estudo, mas sim por causa dos exames em si e de uma coisinha fixe chamada ansiedade...). De qualquer das formas, aconselho a que não te tranques em casa. Sai, vai fazer exercício físico, diverte-te, o que seja. Planeia os teus dias; diz: "hoje, tenho de estudar isto" mas sê realista, don't bite what you can't chew.
Qualquer coisa, pergunta!! (e se tiveres dúvidas durante o estudo, há uma thread com dúvidas de biologia e geologia no tópico do secundário!=
Boa sorte!!