Melhorias - Exames

sleetynine018

Membro Caloiro
Matrícula
11 Janeiro 2020
Boa tarde!
Realizei os meus exames de Física e Química A e o de Biologia e Geologia no ano de 2018. Alguém me sabe dizer se o programa mudou ou se ainda posso repetir estes dois exames e conseguir melhorar a minha classificação interna?
Obrigado desde já!

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde!
Realizei os meus exames de Física e Química A e o de Biologia e Geologia no ano de 2018. Alguém me sabe dizer se o programa mudou ou se ainda posso repetir estes dois exames e conseguir melhorar a minha classificação interna?
Obrigado desde já!
Os programas são os mesmos. No caso de Bio/Geo, foram retiradas algumas matérias, por causa das Aprendizagens Essenciais.
Podes melhorar a CFD à vontade.

TMSJ

Membro
Matrícula
4 Junho 2018
Lê-se neste artigo Como fazer melhorias com os Exames Nacionais? | Uniarea

"3. Como é que a melhoria funciona na prática? Muda os 30% do exame ou muda tudo?

Se já tens a disciplina concluída a melhoria contará sempre a 100%. Isto significa que caso a nota do exame nacional seja superior à tua atual classificação final da disciplina, a nova nota do exame substitui totalmente esta classificação. Caso a nota seja inferior não acontece nada e manténs a nota que tinhas"

A explicação só contempla se a nota do exame for superior ou inferior à CFD.
E se for igual, o que acontece?

Obrigado por me esclarecerem

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
A explicação só contempla se a nota do exame for superior ou inferior à CFD.
E se for igual, o que acontece?
Exactamente igual é algo raro, mas se for completamente igual simplesmente fica tudo na mesma.

TMSJ

Membro
Matrícula
4 Junho 2018
Exactamente igual é algo raro, mas se for completamente igual simplesmente fica tudo na mesma.
Eu estou no 12.° ano. No 11.° ano tive 17 nota interna, 13,9 na primeira fase e 15,8 na segunda fase a FQA. Então terminei o ano com CFD igual a 17.
Se nesta primeira fase que virá eu tiver 17, concordo ao ensino superior com CFD 17 é exame 17 a FQA?

Marco Esperança

Membro Dux
Matrícula
28 Maio 2017
Curso
Engenharia Informática
Instituição
UMinho
Eu estou no 12.° ano. No 11.° ano tive 17 nota interna, 13,9 na primeira fase e 15,8 na segunda fase a FQA. Então terminei o ano com CFD igual a 17.
Se nesta primeira fase que virá eu tiver 17, concordo ao ensino superior com CFD 17 é exame 17 a FQA?
Certo.

• Like
Reactions: Edgar H

larissa.03

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2019
Em primeiro lugar, obrigada por toda a informação que têm disponibilizada. Não querendo ser contraditória, queria perguntar algo que penso não ser uma dúvida apenas minha. O ano passado tive uma nota no exame de FQ abaixo de 14 na 1a fase e quero candidatar-me a Medicina. Este ano esperava fazer melhoria mas com isto tudo não sei muito bem como vai correr. A minha nota deste ano do exame vai apenas contar como prova de ingresso? Ou, se for superior a minha nota final, 100%? Existe alguma razão para não se poder fazer melhorias este ano? O que é que isto significa em termos de médias? Vão subir ou descer?
Desculpem tantas perguntas, mas espero que entendam a minha “curiosidade”!

Brooklyn

Membro Dux
Matrícula
18 Agosto 2019
Curso
Medicina
Instituição
NMS|FCM
Este ano apenas podes utilizar o exame como prova de ingresso, não sendo possível realizares melhoria.
Em relação às médias, isso torna-se algo imprevisível e fica difícil chegar a alguma conclusão especialmente antes da realização dos exames.

• Like
Reactions: larissa.03

Rita Reis V.

Membro Caloiro
Matrícula
4 Novembro 2017
Este ano, é possível fazer melhoria de nota na 2ª fase, sabendo que alcançamos uma nota positiva na 1ª fase?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Este ano, é possível fazer melhoria de nota na 2ª fase, sabendo que alcançamos uma nota positiva na 1ª fase?
Podes repetir o exame na 2ª fase (para prova de ingresso, por exemplo), mas os exames este ano não afectam a nota interna.

Inês Lomba

Membro Caloiro
Matrícula
8 Março 2018
Boa noite,

1. Aluno de 11ºano que anula a disciplina de Biologia e Geologia e propõe-se como externo a Geometria Descritiva A.
2. Geometria Descritiva não é prova de ingresso.
3. Realiza a 1ª fase e tem má nota. Repete na 2ª fase e tem melhor nota.
A nota final de disciplina fica a da 1ªfase ou 2ª fase?

Obrigada.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite,

1. Aluno de 11ºano que anula a disciplina de Biologia e Geologia e propõe-se como externo a Geometria Descritiva A.
2. Geometria Descritiva não é prova de ingresso.
3. Realiza a 1ª fase e tem má nota. Repete na 2ª fase e tem melhor nota.
A nota final de disciplina fica a da 1ªfase ou 2ª fase?

Obrigada.
Se passares na 1ªfase, não poderás melhorar na 2ª fase. Não foi abordado esse caso em específico, mas está implícito. Não há melhorias das classificações finais das disciplinas, este ano.

Margaridamendes845

Membro Caloiro
Matrícula
15 Junho 2020
Olá! :) eu gostava de esclarecer uma dúvida. Eu acabei o secundário o ano passado mas entrei num curso que não gosto. Este ano queria fazer melhoria ao exame de macs (no 11 tirei 106) como prova de ingresso para entrar em psicologia mas com isto das melhorias eu fiquei sem saber se valia a pena fazer o exame. Eu tento fazer uma simulação da média no site inspiring future é mesmo que tire 20 a minha média apenas sobe umas décimas! A minha pergunta é: a repetição do exame vai aumentar a minha média interna (do secundário juntamente com os exames) ou apenas só como prova de ingresso?
Obrigada !

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá! :) eu gostava de esclarecer uma dúvida. Eu acabei o secundário o ano passado mas entrei num curso que não gosto. Este ano queria fazer melhoria ao exame de macs (no 11 tirei 106) como prova de ingresso para entrar em psicologia mas com isto das melhorias eu fiquei sem saber se valia a pena fazer o exame. Eu tento fazer uma simulação da média no site inspiring future é mesmo que tire 20 a minha média apenas sobe umas décimas! A minha pergunta é: a repetição do exame vai aumentar a minha média interna (do secundário juntamente com os exames) ou apenas só como prova de ingresso?
Obrigada !
Não aumenta a tua média interna este ano. Se for prova de ingresso, vale a pena repetires. Se não for, não vale a pena. Mais alguma dúvida, dispõe ☺

David Pacheco

Membro Caloiro
Matrícula
25 Novembro 2018
Olá, já conclui o 12º ano. Inscrevi-me nas provas de ingresso deste ano, se tiver abaixo de 10 a minha nota como prova de ingresso modifica ou fica sempre a melhor?

andrexf

Membro Veterano
Matrícula
16 Agosto 2017
Curso
Humanidades (12º)
Olá, já conclui o 12º ano. Inscrevi-me nas provas de ingresso deste ano, se tiver abaixo de 10 a minha nota como prova de ingresso modifica ou fica sempre a melhor?
Caso, os exames ainda não tenham caducado (têm 3 anos de validade, ou seja, têm de ser exames de 2018 em diante) conta sempre a melhor nota e não há problema de o ires fazer e tirar negativa

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
C Injustiça - Junta-te a nós - Contra a eliminação das melhorias das classificações finais através dos Exames Nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 726
Barbara_costaa Mediaa e melhorias de notas Ensino Secundário 2
T Debate sobre as Melhorias no Parlamento Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
S Cursos TeSP e melhorias Exames Nacionais e Provas de Ingresso 16
Francisco Melo e Silva Melhorias no Ensino Recorrente Ensino Secundário 0
A Melhorias na 2ª fase e candidaturas ao esino superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
G 11ºAno Melhorias. Ensino Secundário 1
A Repetir o secundario ou fazer melhorias? Ensino Secundário 4
blackuro Melhorias - Diário de Estudo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 338
K Inscrição nos exames - aluno externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
F Exames 1.ª e 2.ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 1
carol_felicio Repetir exames de 11º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
P Mudança de par instituição/curso com exames da segunda fase Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
diogomoreiradf Exames Nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
T Situação relativa aos exames Ensino Secundário 4
B Exames e exceçoes do COVID Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
C Dúvida - exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
C Duvidas 1ª fase e 2ª fase de exames Concurso Nacional e Locais - Público 17
R Resolver todos os exames ou só alguns? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
E 3 cadernos desde 2006 Exames nacionais, testes intermédios e respectivos critérios de classificação Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
R Exames 11.º Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
M Exames 11º e 12º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
T Exames 11º e 12º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
B Resumos para exames de fq e bg Pedido de Recursos - Ensino Secundário 4
B Provas modelo exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
B Repetir exames 11º Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
R Provas de ingresso/exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
MarisaM Exames Nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
M Exames segunda fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
eduarda.filipa Exames nacionais estando na faculdade. Concurso Nacional e Locais - Público 2
R Expectativa Exames 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
P 2°Fase Exames Nacionais- Quem se pode inscrever ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
S Exames Nacionais e Provas de Ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
E Exames deste ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
J Dúvida sobre a média interna e exames! Ensino Secundário 1
A Geografia A exames livros Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
C Grupo de estudo para os exames português e Historia A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 40
M Audio de exames de inglês -550 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
C Desmotivação para estudar para os exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
R Novas regras dos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
howlingmad2001 Médias dos exames nacionais Concurso Nacional e Locais - Público 1
beatriz26_ Exames e Ansiedade Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
N Matrizes Exames Nacionais 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
C Sonho de entrar em medicina + dicas para os exames Ensino Secundário 19
CarlosGalhano Matemática B - 10º e 11º anos - Exames-Livros-recursos do Professor Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
tiagomartinez01 Inscrição dos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 15
S Livros de Preparação Exames MAT & FQ Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
F Inscrição nos exames nacionais (novamente) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Sara Snitram Exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
A Aluna externa - exames nacionais 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5