Melhorias - Exames

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Quanto à última parte não entendi muito bem(" é bastante provável que os exames obrigatórios regressem ") eu se tudo correr bem irei licenciar-me em Direito no ano que vem, e depois ao certo não sei o que quero fazer, se um mestrado, ou mesmo uma licenciatura nova(em alguma engenharia) só que a média está fraquita.
Ah, aí o caso já era diferente. Eu estava a supor que tu não estavas no ensino superior e pretendias fazer melhorias, simplesmente. Nesse caso, os exames de conclusão do secundário tu já fizeste, há muito tempo 🤣 Sendo assim, podes ir tentar fazer melhorias às disciplinas que quiseres, se de facto em 2021 voltarem a deixar fazer melhorias para efeitos de acesso ao ensino superior. Quer deixem, quer não deixem, terás de fazer as provas de ingresso que o curso que pretendes pede.
, será possível fazer por exemplo: A biologia do 12º ano, Espanhol?
Para efeitos de acesso ao ensino superior, só através de provas de equivalência à frequências, uma vez que as anuais de 12º ano não têm exame nacional. Não sei ao certo como estará a tua média com que terminaste o secundário, mas aconselharia a estudares ao máximo e focares-te nos exames de provas de ingresso. Se tiveres notas brilhantes nas provas de ingresso, talvez não tenhas tanta necessidade de fazer melhoria da nota interna, mas isso também dependerá do curso para o qual queres concorrer.
sabes se para eu me poder candidatar, no regime de acesso de titular de licenciatura, tenho que ter os exames feitos/válidos por exemplo FQ, Mat A, (acho que é um prazo de 2 anos e comigo já ultrapassou) ou não é necessário sendo só necessário realizar uma prova específica de entrada (da própria instituição) e os restantes requisitos?
Creio que nos requisitos não referem os exames nacionais, para o caso de licenciados. No entanto, sendo tu de uma área tão díspare, eu recomendaria fazeres os exames nacionais ou a prova dos M23, uma vez que as vagas para os licenciados são muito muito poucas. Muitos cursos têm 0 vagas e o máximo que há são 6, para o caso deste ano. Talvez seja uma questão que não deverias considerar muito.
E caso seja no maior de 23(que irei fazer no próximo ano em Junho) faço a mesmo questão dos exames?
Se fores fazer as provas dos maiores de 23, não poderás concorrer pelo concurso nacional. Ou seja, ou escolhes fazer exames nacionais ou escolher concorrer pelos M23. No caso dos M23, não precisas dos exames nacionais.

miguelsims123

Membro
Matrícula
29 Maio 2017
Muito obrigado mesmo pela a ajuda!!
Só mais umas questõeszinhas! '" Artigo 8.o <Condições para requerer a inscrição> Podem inscrever-se para a realização das provas os candidatos que completem 23 anos até ao dia 31 de Dezembro do ano que antecede a realização das provas"" ( lei que fala sobre a realização das provas estipuladas pelas instituições para maiores de 23), ou seja, eu vou fazer 23 anos em Junho do ano que vem, logo só me poderei inscrever pela via dos M23, em 2022?? E a única maneira de melhorar as anuais seria através de me inscrever nas disciplinas?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
eu vou fazer 23 anos em Junho do ano que vem, logo só me poderei inscrever pela via dos M23, em 2022??
Sim, penso que é isso.
a única maneira de melhorar as anuais seria através de me inscrever nas disciplinas?
Já não podes fazer isso. Podes tentar contactar a escola e perguntar se é possível no próximo ano (caso as melhorias regressem) fazeres provas de equivalência à frequência dessas disciplinas, para melhorares a nota. Caso a resposta seja negativa, tenta melhorar só as que possuem exame nacional...

miguelsims123

Membro
Matrícula
29 Maio 2017
MUITO OBRIGADO!!!! por toda a ajuda esclareceste todas as minhas dúvidas!!! Espero que tudo te corra bem e muita paz :)

miguelsims123

Membro
Matrícula
29 Maio 2017
Olá! Entretanto liguei hoje para a secretaria da minha ex-secundária e a senhora afirmou-me que não era possível fazer melhoria de nota interna pós 2 anos lectivos de realização da disciplina :o, ou seja, eu acabei no ano lectivo 16/17 tinha até 18/19 para por exemplo: tirar 19 a matemática e ficar com 19 de média interna. Agora posso realizar a prova de ingresso para efeitos de renovação e essa só conta para efeitos de entrada de acesso ao ensino superior e não interfere com a média interna. Portanto acho que já não posso subir mais a média interna???

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá! Entretanto liguei hoje para a secretaria da minha ex-secundária e a senhora afirmou-me que não era possível fazer melhoria de nota interna pós 2 anos lectivos de realização da disciplina :o, ou seja, eu acabei no ano lectivo 16/17 tinha até 18/19 para por exemplo: tirar 19 a matemática e ficar com 19 de média interna. Agora posso realizar a prova de ingresso para efeitos de renovação e essa só conta para efeitos de entrada de acesso ao ensino superior e não interfere com a média interna. Portanto acho que já não posso subir mais a média interna???
Se as melhorias voltarem, podes fazer às disciplinas com oferta de exame nacional. Às disciplinas em que a melhoria é feita por prova de equivalência à frequência, já não podes, como, por exemplo, Biologia de 12ºano e Espanhol (língua estrangeira da componente geral, suponho).

• Love
Reactions: miguelsims123

miguelsims123

Membro
Matrícula
29 Maio 2017
Muito obrigado!!!
Então a senhora da secretaria, provavelmente estava a ter em conta as regras deste ano? O normal é então eu por exemplo acabar o secundário em 2012, querer melhorar as notas internas através dos exames(substituição por exemplo ter 12, tirar um 18 e ficar com o 18 de média interna), que é o normal e provavelmente irá acontecer em 2021?

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Muito obrigado!!!
Então a senhora da secretaria, provavelmente estava a ter em conta as regras deste ano? «
Não sei, mas é um erro que muitas secretarias cometem.
O normal é então eu por exemplo acabar o secundário em 2012, querer melhorar as notas internas através dos exames(substituição por exemplo ter 12, tirar um 18 e ficar com o 18 de média interna), que é o normal e provavelmente irá acontecer em 2021?
No caso de um aluno que acabou em 2012, e mesmo tu em 2017, é que a melhoria só é garantida se o programa não tiver mudado entretanto, como aconteceu a FQ A, Matemática A e Português. É possível que continue a melhorar, mas não te posso garantir isso..

miguelsims123

Membro
Matrícula
29 Maio 2017
Nenhum programa mudou de 2016 até agora? Portanto se nenhum mudar até ao próximo ano, poderei então fazer a tal referente melhoria com a substituição da nota do exame pela nota interna?
MUITO OBRIGADO mais uma vez!!! e paz :)

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Nenhum programa mudou de 2016 até agora? Portanto se nenhum mudar até ao próximo ano, poderei então fazer a tal referente melhoria com a substituição da nota do exame pela nota interna?
MUITO OBRIGADO mais uma vez!!! e paz :)
Mudou, sim. FQ A, Matemática A e Português.

Sdalves

Membro
Matrícula
8 Outubro 2018
Tenho um amigo que , o ano passado fez um exame e baixou a nota interna. Não vai concorrer com essa disciplina, tinha de escolher e fez-lo. Ele tinha 15, e no exame tirou 12. O que baixou a média.

O que disseram este ano, não ia prejudicar o aluno e que ficaria com o 15 da nota interna. Pelo que vi online, não estão a contemplar o 15. Que posso fazer.

Será que a ficha ENES já vem com 15 a essa disciplina

Obrigada

Susana

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Tenho um amigo que , o ano passado fez um exame e baixou a nota interna. Não vai concorrer com essa disciplina, tinha de escolher e fez-lo. Ele tinha 15, e no exame tirou 12. O que baixou a média.

O que disseram este ano, não ia prejudicar o aluno e que ficaria com o 15 da nota interna. Pelo que vi online, não estão a contemplar o 15. Que posso fazer.

Será que a ficha ENES já vem com 15 a essa disciplina

Obrigada

Susana
Em princípio, a ficha ENES já tem o recálculo da nota. Se não vier, é porque há um engano.

• Like
Reactions: Sdalves

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Ou seja só posso fazer melhoria interna através do exame de português? :(
Português está incluído na lista de disciplinas que mudaram de programa.
Não significa que não possas melhorar, só não te posso garantir a 100% que aconteça.

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Muito obrigado!!! Então já não dá para fazer melhoria de nota a interna a nenhuma disciplina em 2021?
Garantidamente, só a Bio/Geo e a Filosofia.
co alguma probabilidade, às outras 3 três: FQ A, Matemática A e Português .

miguelsims123

Membro
Matrícula
29 Maio 2017
okay :) o com alguma probabilidade é se vier alguma legislação que venha dizer que estudantes que fizeram o secundário num outro programa, podem fazer melhoria com este programa a mat/FQ e PT?

João SuperAzevedo

Membro Dux
Power Ranger Rosa
Matrícula
3 Agosto 2020
Curso
LLC
Instituição
FLUL
Boa tarde,

eu ando num imbróglio com esta coisa dos exames. Concluí o Secundário em 2013 com uma média de 13; tive um percurso péssimo devido a estrutura e saúde e tal, portanto, nem tive boas notas nem fui para a faculdade. Decidi ir este ano, depois de juntar dinheiro para isso desde 2013, e fiz os exames de Português e Inglês como autoproposto, nos quais tive 19 e 20 respectivamente. Querendo candidatar-me, por exemplo, a Jornalismo, seria uma aritmética de 13 com 19, que me daria uma média de acesso de 16 para um curso cujo último a entrar o ano passado foi de 15,5, e é espectável que suba, dadas as circunstâncias únicas do ano. Eu não me sinto muito confiante. Tanto que pondero nem colocar Jornalismo como 1º opção e trocar por Tradução, que seria a segunda. A minha dúvida é esta: estes 19 e 20 mudam as minhas notas de curso internas, subindo a média de Secundário para 14 valores, ou a minha nota interna de 2013 é inalterável e terei de viver com ela seja como for?

Peço desculpa pelo chorrilho de informação, mas ninguém me consegue ajudar.

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
okay :) o com alguma probabilidade é se vier alguma legislação que venha dizer que estudantes que fizeram o secundário num outro programa, podem fazer melhoria com este programa a mat/FQ e PT?
Não. É mesmo se ele parametrizarem o programa para não vos excluir da melhoria. Só vais saber quando fores buscar a ficha ENES, ou se mandares um e-mail e eles responderem ao pretendido.

• Love
Reactions: miguelsims123