Mestrado: Bolsa de Estudo

B. C.

Membro Caloiro
Matrícula
2 Agosto 2016
Terminei a licenciatura este ano e pretendo candidatar-me a mestrado, no entanto o curso que pretendo frequentar só existe numa universidade privada, onde os valores para a candidatura/inscrição são elevadíssimos e as propinas rondam os 400€/mês ou 2000€/semestre.
A minha dúvida é se a bolsa de estudo da DGES consegue minimamente cobrir estes valores, sendo que durante a licenciatura beneficiei deste apoio.

Infamous

Membro
Matrícula
25 Agosto 2016
Curso
Microbiologia
Instituição
Universidade Católica
Terminei a licenciatura este ano e pretendo candidatar-me a mestrado, no entanto o curso que pretendo frequentar só existe numa universidade privada, onde os valores para a candidatura/inscrição são elevadíssimos e as propinas rondam os 400€/mês ou 2000€/semestre.
A minha dúvida é se a bolsa de estudo da DGES consegue minimamente cobrir estes valores, sendo que durante a licenciatura beneficiei deste apoio.
Uma coisa que podes fazer é dirigir-te a uma secção da faculdade que trata destes assuntos e pedir bolsa na própia faculdade, tive colegas meus que a meio do semestre pediram bolsa na faculdade privada e conseguiram ter um desconto na mensalidade.

LilianaV

Membro Caloiro
Matrícula
11 Agosto 2018
Olá!

Acabei recentemente a minha licenciatura e durante os últimos três anos estive indecisa se me candidatava ao mestrado ou não.
Optei por me candidatar...

A situação é a seguinte, eu queria me candidatar a bolsa de estudo para o mestrado, porém, com as credenciais que tenho da DGES só me aparece para renovar a minha candidatura à licenciatura, mas na verdade quero me candidatar ao mestrado.

Alguém sabe como se procede para candidatar-me?

Obrigada :grinning:

• Like
Reactions: bryan alves

SFFaria

Membro Caloiro
Matrícula
31 Agosto 2018
Olá. Podem iniciar o preenchimento do requerimento de bolsa através da "Licenciatura" para aceder ao boletim online. No separador "Dados pessoais" em "Informação Académica", caso pretenda a alteração da informação académica existente, deverá selecionar o botão "pedir alteração". Surgirá uma nova janela onde poderá fazer um pedido de transferência de curso/instituição, que ficara apenas válido quando clicar em "Submeter". Nota: a alteração não é automática, a instituição de origem deverá validar o seu pedido de transferência.

• Like
Reactions: davis

bryan alves

Membro Caloiro
Matrícula
4 Julho 2018
Olá. Podem iniciar o preenchimento do requerimento de bolsa através da "Licenciatura" para aceder ao boletim online. No separador "Dados pessoais" em "Informação Académica", caso pretenda a alteração da informação académica existente, deverá selecionar o botão "pedir alteração". Surgirá uma nova janela onde poderá fazer um pedido de transferência de curso/instituição, que ficara apenas válido quando clicar em "Submeter". Nota: a alteração não é automática, a instituição de origem deverá validar o seu pedido de transferência.
Mas devo responder afirmativamente às questões da contratualização como se fosse continuar na licenciatura e só depois mudar? ou devo responder negativamente para iniciar um novo processo de candidatura?

SFFaria

Membro Caloiro
Matrícula
31 Agosto 2018
Mas devo responder afirmativamente às questões da contratualização como se fosse continuar na licenciatura e só depois mudar? ou devo responder negativamente para iniciar um novo processo de candidatura?
Não. Deve responder tendo em consideração a sua situação académica atual (mestrado). O requerimento não será enquadrado no processo de contratualização. Mas esse facto não releva para a decisão da bolsa, apenas quer dizer que o requerimento terá de ser previamente analisado por um técnico dos SAS.

frank.dada

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2015
Olá.

Durante o primeiro semestre do ano letivo de 2019/2020, frequentei as aulas do mestrado. Porém, devido ao meu trabalho, não consegui fazer nenhuma cadeira do mestrado. Como trabalho, pedi o estatuto de trabalhador-estudante e agora posso prosseguir para o segundo semestre do Mestrado.
A minha questão é se agora vou perder a bolsa por causa desta situação?

Obrigado

Kat9878

Membro Veterano
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Engenharia da Energia e do Ambiente
Instituição
FCUL
Olá.

Durante o primeiro semestre do ano letivo de 2019/2020, frequentei as aulas do mestrado. Porém, devido ao meu trabalho, não consegui fazer nenhuma cadeira do mestrado. Como trabalho, pedi o estatuto de trabalhador-estudante e agora posso prosseguir para o segundo semestre do Mestrado.
A minha questão é se agora vou perder a bolsa por causa desta situação?

Obrigado
Presumo que as regras no mestrado se mantenham iguais às da licenciatura, para se manter a bolsa de um ano letivo para o outro devemos concluir 36ECTS; tento perdido o estatudo de trabalhador-estudante já não sei como tudo se irá processar.

anarfs_

Membro Caloiro
Matrícula
3 Março 2020
Encontro-me a acabar a licenciatura de Psicologia na Universidade da beira interior e gostaria de ingressar numa privada em mestrado. Relativamente à bolsa do dges, vai haver alteração?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @anarfs_
Encontro-me a acabar a licenciatura de Psicologia na Universidade da beira interior e gostaria de ingressar numa privada em mestrado. Relativamente à bolsa do dges, vai haver alteração?
O valor pode alterar, porque tem em conta o valor da propina do curso em causa. De todas as formas, terás de fazer nova candidatura.

AnaSilva18

Membro
Matrícula
30 Agosto 2016
Olá! Acabo este ano a licenciatura e pretendo ingressar no mestrado (na mesma faculdade/universidade: UC), fui aluna bolseira estes 3 anos. Os valores da bolsa de mestrado são parecidos com os da licenciatura (com base no IRS/agregado) ou são menores/diferentes?

Alexandra S.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
ISCTE-IUL
Olá! Acabo este ano a licenciatura e pretendo ingressar no mestrado (na mesma faculdade/universidade: UC), fui aluna bolseira estes 3 anos. Os valores da bolsa de mestrado são parecidos com os da licenciatura (com base no IRS/agregado) ou são menores/diferentes?
Olá! O cálculo para a Bolsa de Estudo em Mestrado é feito da mesma forma que na Licenciatura. A diferença é que, enquanto na Licenciatura, possivelmente, a Bolsa de Estudo te daria para cobrir as propinas na totalidade, no Mestrado só recebes até ao valor máximo fixado para a propina da Licenciatura. Quer isto dizer que se a propina da Licenciatura for, por exemplo, 900€, e o teu Mestrado tiver um valor superior, por exemplo, 1500€, só te vão pagar os 900. A diferença de valores terás de ser tu a pagar.
Isto claro, partindo do princípio que não és estudante deslocada - nesse caso, terás um acréscimo no valor da Bolsa para pagares a residência e outras coisas.

Barbara2096

Membro
Matrícula
13 Julho 2015
Olá,
Já tive bolsa de estudo na licenciatura e pretendia agora para um mestrado, no entanto, visto que eles calculam os valores da bolsa de acordo com os rendimentos do ano anterior, o meu agregado familiar alterou este ano pelo que não faria sentido colocar o atual com os rendimentos do ano passado, certo?. Posso colocar o agregado familiar do ano passado?

Obrigada

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá,
Já tive bolsa de estudo na licenciatura e pretendia agora para um mestrado, no entanto, visto que eles calculam os valores da bolsa de acordo com os rendimentos do ano anterior, o meu agregado familiar alterou este ano pelo que não faria sentido colocar o atual com os rendimentos do ano passado, certo?. Posso colocar o agregado familiar do ano passado?

Obrigada
Colocas o agregado actual, mesmo que os valores auferidos no ano passado sejam diferentes.

Barbara2096

Membro
Matrícula
13 Julho 2015
Colocas o agregado actual, mesmo que os valores auferidos no ano passado sejam diferentes.
Obrigada pela resposta,
Mas nesse caso vou sair perjudicada, pois os rendimentos do ano anterior não são proporcionais ao meu agregado familiar atual.

Ano passado: 3 pessoas (mais rendimentos)
Ano atual: 2pessoas (menos rendimentos)
Para bolsa de estudo 2020: 2 pessoas do ano atual com todos os rendimentos do ano passado? Não faz sentido.. vai parecer que tenho mais rendimentos agora quando é totalmente o contrário.. :(

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Obrigada pela resposta,
Mas nesse caso vou sair perjudicada, pois os rendimentos do ano anterior não são proporcionais ao meu agregado familiar atual.

Ano passado: 3 pessoas (mais rendimentos)
Ano atual: 2pessoas (menos rendimentos)
Para bolsa de estudo 2020: 2 pessoas do ano atual com todos os rendimentos do ano passado? Não faz sentido.. vai parecer que tenho mais rendimentos agora quando é totalmente o contrário.. :(
Os rendimentos que deves apresentar serão até ao último dia de 2019. No entanto, ao dares a informação das alterações do agregado, provavelmente vais ser chamada a entrevista e nessa altura expões a situação, eles levam isso em consideração. Para o ano seguinte já contará a situação de 2020. Boa sorte!

Barbara2096

Membro
Matrícula
13 Julho 2015
Os rendimentos que deves apresentar serão até ao último dia de 2019. No entanto, ao dares a informação das alterações do agregado, provavelmente vais ser chamada a entrevista e nessa altura expões a situação, eles levam isso em consideração. Para o ano seguinte já contará a situação de 2020. Boa sorte!
Pois exato, é uma situação mais complicada mas pronto. Obrigada ^^

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Beatriz Ferreira Concorrer a Bolsa de Estudo para Mestrado Bolsas e Residências 1
C Alojamento e Bolsa em Mestrado Alojamento Universitário 0
BananaPower Mestrado Integrado e bolsa Bolsas e Residências 0
S Bolsa para mestrado Bolsas e Residências 2
E Vou para mestrado e quero fazer renovação de bolsa Bolsas e Residências 6
Cátia DL Cardoso Pedido de bolsa num novo mestrado Bolsas e Residências 0
C Qual o valor máximo de bolsa para mestrado? Bolsas e Residências 1
E FLUP Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas Universidade do Porto 0
I Mestrado é mais fácil do que licenciatura? Engenharia informática ISEL Ensino Superior 0
I UMinho Mestrado em Finanças no Minho Universidade do Minho 0
D FMUC Mestrado em Neurociências molecular e translação (UC) Universidade de Coimbra 0
M ISCTE Mestrado 3º fase ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 4
P Licenciatura vs mestrado integrado Ensino Superior 1
C Mestrado Tecnologias Laboratoriais em Ciências Forenses Ciências 0
A Mestrado ou Concurso Especial para Titulares de Outros Cursos Superiores Concursos e Regimes Especiais 1
zepedrofp Licenciatura em CBL e Mestrado em Ciências Forenses Ciências 1
Bruna Filipa Santos Candidatura a mestrado Ensino Superior 4
T É possivel mudar de faculdade para fazer o mestrado integrado numa faculdade que tenha? Ensino Superior 4
Ariana_ ISCTE Inquerito de mestrado ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
Rute Oliveira Posso me inscrever no mestrado com disciplinas em atraso? Ensino Superior 1
João Condesso ULHT Aconselham o mestrado em economia? Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 0
M De mestrado a Medicina Veterinária Recursos Naturais 0
J Frequentar um mestrado e uma licenciatura ao mesmo tempo Ensino Superior 4
Marta9 Mestrado em Engenharia Biomédica Tecnologias 4
Luis Garcez Mestrado X biologia e mestrado na mesma área Ciências 0
M Diferentes áreas entre licenciatura e mestrado Ensino Superior 1
X Mestrado em Jornalismo e Comunicação Ciências Sociais e Serviços 0
C Qual o melhor mestrado para uma licenciada em tecnologia biomédica? Saúde 0
C FFUL Mestrado em Ciências Biofarmacêuticas Universidade de Lisboa 2
F ISCAC Gestão de Recursos Humanos - Mestrado Instituto Politécnico de Coimbra 1
P Para quem está em mestrado em economia/gestão/finanças, tem algum colega com background em engenharia? Ciências Económicas e Empresariais 1
citizen erased98 ISCTE Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência - ISCTE ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
T IST Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo - IST Universidade de Lisboa 4
Beapduarte ISCTE Mestrado em Ciência Política - ISCTE ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 2
D Mestrado em Imunologia Saúde 0
I FMUP Mestrado em Informática Médica Universidade do Porto 0
António123411 Mestrado em Criminologia ou Ciências Forenses com licenciatura em Sociologia? Ciências Sociais e Serviços 0
F Fazer tese de mestrado com UCs do primeiro ano de mestrado por concluir Ensino Superior 0
R Mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus - ISEG Ciências Económicas e Empresariais 0
D Apenas o mestrado de um Mestrado Integrado Ensino Superior 10
D UC Mestrado em Genética Clínica Laboratorial Universidade de Coimbra 8
I Mestrado em Ciências forenses Ciências 2
S ISCTE Mestrado em Economia Monetária e Financeira ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
D UC Mestrado de Especialização - Universidade de Coimbra Universidade de Coimbra 1
C FCSH Mestrado em Sociologia - FCSH Universidade Nova de Lisboa 0
B FCSH Mestrado em Edição de Texto - FCSH Universidade Nova de Lisboa 0
B UA NTC e Mestrado na ESMAD ou ESCS Universidade de Aveiro 0
J Mestrado em Engenharia Informática Tecnologias 1
R IST Mestrado no Técnico Universidade de Lisboa 1
R Mestrado - Tese ou Estágio ? Ensino Superior 8