Mestrado de Ensino de Português e Latim.

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Estudos Portugueses
Instituição
FLUP
Bom dia.

Venho hoje questionar-vos sobre o que acham sobre a longevidade destes Mestrados. Será que vão continuar a existir ou que se irão extinguir? Se não me engano a FLUP extinguiu o seu (temporariamente ou não, não o sei).

Os inscritos no exame de Latim são cada vez menores, por isso nem sei se a disciplina poderá ser removida do currículo do Secundário nos próximos anos.

Quem souber algo sobre o estado do ensino de Latim, entre outros poderá colocar aqui o seu parecer?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Os inscritos no exame de Latim são cada vez menores, por isso nem sei se a disciplina poderá ser removida do currículo do Secundário nos próximos anos.
Confirma-se, são mesmo cada vez menos. Só uma pessoa em todo o país fez a inscrição e realizou o exame na 2ª fase de exames deste ano. Diria que é muito provável que a disciplina desapareça em breve, tal como o aconteceu ao grego, que na minha altura ainda era comum existir nalgumas escolas.

• Like
Reactions: Porungda

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Estudos Portugueses
Instituição
FLUP
Confirma-se, são mesmo cada vez menos. Só uma pessoa em todo o país fez a inscrição e realizou o exame na 2ª fase de exames deste ano. Diria que é muito provável que a disciplina desapareça em breve, tal como o aconteceu ao grego, que na minha altura ainda era comum existir nalgumas escolas.
Pois, era o que eu temia. Desde que o currículo se modernize com uma nova disciplina relevante aos dias de hoje, suponho que seja um sacrifício necessário.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Pois, era o que eu temia. Desde que o currículo se modernize com uma nova disciplina relevante aos dias de hoje, suponho que seja um sacrifício necessário.
Acho que a disciplina ainda só existe como um resquício de uma antiga disciplina de latim trienal que era meio que obrigatória no curso de humanidades na reforma antes da que frequentei (há 3 ou 4 reformas da atual). Depois que a disciplina foi dividida entre a bienal + anual, e passaram todas as opcionais, foi sendo gradualmente abandonada pelas escolas. Diria que bastará que os últimos professores que davam essa disciplina há +25 anos se reformem para sair de vez dos planos de estudos, ou estar lá na lista de opcionais que não existem em lado nenhum, como o grego.

• Like
Reactions: Porungda