Mestrado em Direito com licenciatura em Solicitadoria

Daniel_Silva_

Membro Caloiro
Matrícula
3 Junho 2021
Olá,

Estou a terminar a licenciatura em Solicitadoria e estou a ponderar tirar mestrado em Direito Fiscal, em Lisboa.
No entanto, surge a dúvida se as instituições (FDUL, UCP, etc) sequer aceitam licenciados neste curso nos seus mestrados. Entrei em contacto com as instituições via e-mail e responderam-me o mesmo que consta no site da faculdade:
  • Titulares de outras licenciaturas (a título excepcional e devidamente justificado), que demonstre adequada preparação cientifica e com conexão com a área de mestrado a que se candidata (candidaturas sujeitas à apreciação da Comissão de Estudos Pós-Graduados);
A meu ver, parece que aceitam... O que acham?

Gostaria também de saber se alguém sabe quais ou se há alguma forma de saber as vagas, concorrentes e média necessária para este mestrado!

Obrigado!!

Olá @Daniel_Silva_
No entanto, surge a dúvida se as instituições (FDUL, UCP, etc) sequer aceitam licenciados neste curso nos seus mestrados. Entrei em contacto com as instituições via e-mail e responderam-me o mesmo que consta no site da faculdade:
  • Titulares de outras licenciaturas (a título excepcional e devidamente justificado), que demonstre adequada preparação cientifica e com conexão com a área de mestrado a que se candidata (candidaturas sujeitas à apreciação da Comissão de Estudos Pós-Graduados);
Em último caso, tem de ser a instituição a te dar essa informação, já que são eles que tomam essa decisão. Não sei com quem falaste, mas faz essa pergunta ao coordenador do mestrado, que é quem tipicamente trata do processo de seleção.
Gostaria também de saber se alguém sabe quais ou se há alguma forma de saber as vagas, concorrentes e média necessária para este mestrado!
Só a instituição te pode fornecer essa informação.

• Like
Reactions: Wraak
Olá,

Estou a terminar a licenciatura em Solicitadoria e estou a ponderar tirar mestrado em Direito Fiscal, em Lisboa.

Obrigado!!
Boa tarde,

Conseguiste entrar para o mestrado? Estou com a mesma dúvida, sou licenciada em solicitadoria e queria tirar o mestrado em direito... Acho que na FDUL nem vale a pena... Mas vi que na Universidade Lusíada é uma das que diz apenas:
  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
Inclusive dizem ter parceria com a OSAE e uma das saídas profissionais é "Solicitadoria"... Direito

No entanto contactei para saber mais informações e a funcionária disse que para entrar no mestrado apenas e só entram licenciados em Direito... Enfim.

Obrigada!

Olá @sofiasofia !

Candidatei-me à FDUL e fui rejeitado. A UCP não aceita licenciados em solicitadoria também e não entrei em contacto com mais nenhuma instituição.

Em relação ao que colocaste, os licenciados em direito tanto podem ingressar na ordem dos advogados como na OSAE, mas os solicitadores estão limitados à OSAE, daí a Lusíada colocar essa saída profissional.

Se queres mesmo ter um mestrado em Direito, eu diria que só mesmo com uma licenciatura em Direito. Penso que com com a licenciatura em solicitadoria e com as equivalências, terias de fazer cerca de 1 ano e 1/2 - 2 anos no máximo.

Boa sorte!

Boa tarde
Estou a terminar a licenciatura em solicitadoria e gostaria de fazer o mestrado, não sei em quê, depenendo das mádias. Alguém sabe dizer-me onde posso consultar as médias
Obrigada
Ana Cristina