Mestrado em Engenharia Informática - IST ou FEUP?

Rúben André Barreiro

Membro Caloiro
Matrícula
4 Fevereiro 2018
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FCT NOVA
Boas,

Eu neste momento, encontro-me a terminar o 1º ciclo (Licenciatura) de Engenharia Informática do Mestrado Integrado em Engenharia Informática na FCT NOVA (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa) e estava a pensar seriamente em sair e continuar o 2º ciclo noutra Faculdade, mas continuando na mesma área, ou seja, para fazer o Mestrado em Engenharia Informática...

E neste aspeto, estava a pensar talvez em tentar entrar no IST (Instituto Superior Técnico) ou FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), embora confesse que estaria mais interessado no Porto porque é uma cidade que sempre quis conhecer, oiço muitas pessoas falarem bem da cidade do Porto, fugia um pouco à cidade de Lisboa e Almada, que confesso que já me atrairam mais e mesmo o programa em si, pelo que estive a ver, agrada-me mais... Apesar que os meus pais são um pouco contra a idéia de ir para o Porto estudar e o facto de Engenharia Informática no Porto ser também um Mestrado Integrado como na minha, é algo que me assusta um pouco porque não sei se teria que repetir cadeiras de 1º ciclo, por não ter equivalências, ou se entraria sempre no 4º ano do Mestrado Integrado...

Alguém me pode dar opiniões?

Muito obrigado!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Rúben André Barreiro
Eu neste momento, encontro-me a terminar o 1º ciclo (Licenciatura) de Engenharia Informática do Mestrado Integrado em Engenharia Informática na FCT NOVA (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa) e estava a pensar seriamente em sair e continuar o 2º ciclo noutra Faculdade, mas continuando na mesma área, ou seja, para fazer o Mestrado em Engenharia Informática...

E neste aspeto, estava a pensar talvez em tentar entrar no IST (Instituto Superior Técnico) ou FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), embora confesse que estaria mais interessado no Porto porque é uma cidade que sempre quis conhecer, oiço muitas pessoas falarem bem da cidade do Porto, fugia um pouco à cidade de Lisboa e Almada, que confesso que já me atrairam mais e mesmo o programa em si, pelo que estive a ver, agrada-me mais... Apesar que os meus pais são um pouco contra a idéia de ir para o Porto estudar e o facto de Engenharia Informática no Porto ser também um Mestrado Integrado como na minha, é algo que me assusta um pouco porque não sei se teria que repetir cadeiras de 1º ciclo, por não ter equivalências, ou se entraria sempre no 4º ano do Mestrado Integrado...
Acho que tu já fizeste a tua escolha. Envia um e-mail para o coordenador do mestrado em causa na FEUP a perguntar se terias de fazer alguma cadeira, é possível que exista já algum caso como o teu e te saibam dar essa resposta antes de concorreres.

Rúben André Barreiro

Membro Caloiro
Matrícula
4 Fevereiro 2018
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FCT NOVA
Olá @davis,

Olá @Rúben André Barreiro

Acho que tu já fizeste a tua escolha. Envia um e-mail para o coordenador do mestrado em causa na FEUP a perguntar se terias de fazer alguma cadeira, é possível que exista já algum caso como o teu e te saibam dar essa resposta antes de concorreres.
Eu já mandei, não me deram assim grande resposta, disseram que os responsáveis do curso é que teriam de analisar as equivalências. As cadeiras pelo que estive a ver do 1º ciclo, não são muito diferentes entre a minha e a deles, pelo menos na parte de Informática, no resto varia um pouco nas Matemáticas e Físicas...

Porém, eu ontem vi no site deles, o seguinte:
Vias de acesso
Alunos Licenciados:
Ingressam no 4º ano com alguma possível variação dependendo do grau de afinidade e da profundidade dos estudos superiores já efetuados. A duração dos estudos no MIEIC poderá ir de 1 a 5 semestres, sendo normalmente de 4 semestres para Licenciados de três anos em Engenharia Informática. No final será concedido o grau de Mestre.
Pelo que dizem na página do curso e pelo que percebi disso, ingressando com Licenciatura no Mestrado Integrado da FEUP, teria que repetir no máximo um semestre, como varia de 1 a 5 semestres...

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Eu já mandei, não me deram assim grande resposta, disseram que os responsáveis do curso é que teriam de analisar as equivalências.
Imagino que enviaste isso para a secretaria, pelo que a resposta é previsível. Entra em contacto com o coordenador do mestrado.

Nunonbbb

Membro
Matrícula
13 Fevereiro 2018
Boa tarde! Estou a acabar a licenciatura no ISEL e estou a pensar ir para o IST para fazer o mestrado em engenharia civil. Sabem se terei que fazer alguma disciplina para além daquelas que pertencem ao mestrado ?
Obrigado

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Engenharia Informática e de Computadores
Instituição
IST
Boa tarde! Estou a acabar a licenciatura no ISEL e estou a pensar ir para o IST para fazer o mestrado em engenharia civil. Sabem se terei que fazer alguma disciplina para além daquelas que pertencem ao mestrado ?
Obrigado
Sendo Engenharia Civil parte do Mestrado Integrado, provavelmente terias de fazer outras cadeiras de licenciatura que não tens equivalências. De qualquer forma, a maneira mais rápida de confirmar é enviando email para a secretaria em graduacao@tecnico.ulisboa.pt. Eles respondem dentro de algumas horas, normalmente.

jrochaaa98

Membro Veterano
Matrícula
13 Julho 2016
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISCTE-IUL
Boas pessoal,

Estou quase a acabar a licenciatura no ISCTE e pretendo candidatar-me ao MEIC no IST (Taguspark ou Alameda).

1) Em termos de datas e prazos de candidaturas ainda estão as de 2018 no site. Sabem mais ou menos em que altura é que as lançam, ou se pelo menos costumam ser na mesma altura todos os anos?

2) Em termos de especialização, disseram-me que era possível escolher várias cadeiras de diferentes especializações (por exemplo: escolher 2 cadeiras de Sistemas Distribuídos e 2 de Jogos). No fim do curso, é mesmo considerada a especialização com o maior número de cadeiras que dela fiz?

Cumps