Mestrado em Ensino de Matemática

Sérgio Filipe Santo Dias

Membro Caloiro
Matrícula
18 Fevereiro 2023
Boas pessoal!

Sabem quais são as Universidades com os melhores Mestrados em Ensino de Matemática? Ultimamente ouvi falar muito bem de Aveiro, mas gostaria de saber quais as vantagens de outras universidades, como Coimbra, Porto e Lisboa.

Obrigado!

Olá! Posso tentar ajudar falando da minha experiência.

Encontro-me a terminar a Licenciatura em Matemática na Universidade de Aveiro, mas pretendo candidatar-me ao Mestrado em Ensino de Matemática em Lisboa (na FCT-UNL ou na FCUL). Contudo, como não sabia se ia ficar em Aveiro, este ano letivo concluí e estou a concluir algumas unidades curriculares do dado mestrado na UA de forma isolada.

No primeiro e passado semestre, fiz três cadeiras do plano curricular da UA deste mestrado (Didática e Desenvolvimento Curricular da Matemática A, Matemática Discreta e Combinatória, Sociologia da Educação) e neste momento estou a acabar outras três (Didática e Desenvolvimento Curricular da Matemática B, História da Matemática e Observação e Avaliação de Práticas Educativas). Apesar de me faltarem duas cadeiras em cada semestre do 1.º ano do mestrado na UA, posso dizer que:
- algumas UC são partilhadas com mestrados de outras áreas de ensino;
- os professores são amigáveis e disponíveis;
- a avaliação é, no geral, contínua, sendo constituída mais por trabalhos (maioritariamente de grupo);
- o estágio ocorre no 2.º ano do mestrado.
De momento não me ocorrem pormenores, mas se houver algo que possa tentar esclarecer à vontade!

Já agora, também és da Licenciatura em Matemática? Onde?
Post automatically merged:

Aproveito também para perguntar o que bem ouviste dizer deste mestrado em Aveiro ahah

E ainda para pedir informações, a quem puder ver e saber, relativas às Universidades de Lisboa sobre o mestrado em questão :)