Mestrado em Gestão ou Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial?

Catia_2528

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2017
Curso
Geografia (FLUC); EGI (UA)
Instituição
U.Coimbra; U.Aveiro
Boa noite. Chamo-me Cátia, tenho 22 anos e terminei a licenciatura em engenharia e gestão industrial, este ano, na Universidade de Aveiro.
Segue-se o mestrado e estou sem saber o que fazer. Por um lado, gostei muito da licenciatura, porém não sei até que ponto quero entrar no mestrado de continuidade. Entrei para o curso com o fascínio em gestão e esse continua.
Então, pensei fazer mestrado em gestão, candidatando-me agora nas segundas fases para faculdades diferentes, como a UM ou o ISEG. No entanto, estou com receio pois:
  • até que ponto um empregador quer um engenheiro gestor com mestrado em gestão? ficarei com um bom percurso para o curriculum?
  • poderei entrar na Ordem dos Engenheiros?
  • que tipo de trabalho poderei exercer com um percurso assim?
O meu objetivo, acima de tudo, é trabalhar em empresas (não me queria cercar numa indústria como, por exemplo, uma fábrica de móveis e estar a controlar produção ou métodos produtivos...). Por isso, será que se mestrado em gestão não for um bom caminho, o mestrado em EGI no IST me permitirá trabalhar nas empresas, em serviços,...?

Espero que me consigam ajudar... tenho pouco tempo e sinto-me perdida.

Última edição:

voldmortrcz

Membro
Matrícula
21 Março 2015
Curso
Mestrado
Boa noite. Chamo-me Cátia, tenho 21 anos e terminei a licenciatura em engenharia e gestão industrial, este ano, na Universidade de Aveiro.
Segue-se o mestrado e estou sem saber o que fazer. Por um lado, gostei muito da licenciatura, porém não sei até que ponto quero entrar no mestrado de continuidade. Entrei para o curso com o fascínio em gestão e esse continua.
Então, pensei fazer mestrado em gestão, candidatando-me agora nas segundas fases para faculdades diferentes, como a UM ou o ISEG. No entanto, estou com receio pois:
  • até que ponto um empregador quer um engenheiro gestor com mestrado em gestão? ficarei com um bom percurso para o curriculum?
O meu objetivo, acima de tudo, é trabalhar em empresas (não me queria cercar numa indústria como, por exemplo, uma fábrica de móveis e estar a controlar produção ou métodos produtivos...). Por isso, será que se mestrado em gestão não for um bom caminho, o mestrado em EGI no IST me permitirá trabalhar nas empresas, em serviços,...?

Ola :D
Antes de qualquer escolha, acho que deves escolher o que realmente gostas.
Por outro lado, tens de avaliar o que será melhor para ti e com mais empregabilidade.
Para te ser sincerto e por experiência própria, tirei licenciatura em Eng. Mecânica este ano e encontro-me no ramo de gestão atualmente, isto porque a empresa que me contratou precisava de alguem que percebesse todo o processo desde o inicio da producao ate que chegue ao cliente.
Com isto quero dizer-te o seguinte, se decidires dar continuidade a gestao industrial, no mundo do trabalho poderás trabalhar na mesma na area da gestao (quer de recursos humanos, servicos...), tal como eu.
Acho que as empresas estao a preferir pessoas que tenham tirado EGI, por serem pessoas mais dinamizaveis e com um amplo conhecimento desde a gestao ate á engenharia.

Respondendo as tuas questoes:

1- Os empregadores olham mais para a tua ultima etapa academica, pelo que o mestrado so em gestao pode secalhar baixar o interesse do empregador. Isto porque o empregador pode querer alguem que conheca todo o processo da industria.

2- Com o mestrado de gestao industrial poderás entrar, com o de gestao, nao podes.

3- Com licenciatura em EGI e mestrado em gestao, poderas seguir algo mais virado para a gestao numa área nao industrial, basicamente encontrarás oferta de emprego fora da industria, como servicos publicos, secalhar bancos. Claro que tambem poderas ter a sorte de entrar para uma industria e conseguires fazer a gestao (contabilidade, gestao de recursos...).

Em suma, depende do que queres para o teu futuro.
Se quiseres algo mais virado para a gestao "pura" e quiseres fazer algo relacionado mais com gestao, tira mestrado em gestao
Se por outro lado, quiseres entrar mais no mundo da industria e quiseres pertencer a uma empresa que tenha uma producao ja bem definida, aconselho a tirares mestrado em gestao industrial. Poderas sempre conseguir fazer depois a gestao da empresa e nao do processo de producao.

(Se fosse eu, tiraria em gestao indutrial por ser uma area muito mais ampla, mas nao querendo influenciar a tua decisao)

Espero ter dado algumas luzes e que o texto nao tenha ficado confuso.
De qualquer das maneiras, caso querias perguntar mais alguma coisa, estarei aqui
--- Post atualizado ---
Boa noite. Chamo-me Cátia, tenho 21 anos e terminei a licenciatura em engenharia e gestão industrial, este ano, na Universidade de Aveiro.

Por outro lado, tens de avaliar o que será melhor para ti e com mais empregabilidade.
Para te ser sincerto e por experiência própria, tirei licenciatura em Eng. Mecânica este ano e encontro-me no ramo de gestão atualmente, isto porque a empresa que me contratou precisava de alguem que percebesse todo o processo desde o inicio da producao ate que chegue ao cliente.
Com isto quero dizer-te o seguinte, se decidires dar continuidade a gestao industrial, no mundo do trabalho poderás trabalhar na mesma na area da gestao (quer de recursos humanos, servicos...), tal como eu.
Acho que as empresas estao a preferir pessoas que tenham tirado EGI, por serem pessoas mais dinamizaveis e com um amplo conhecimento desde a gestao ate á engenharia.

1- Os empregadores olham mais para a tua ultima etapa academica, pelo que o mestrado so em gestao pode secalhar baixar o interesse do empregador. Isto porque o empregador pode querer alguem que conheca todo o processo da industria.

2- Com o mestrado de gestao industrial poderás entrar, com o de gestao, nao podes.

3- Com licenciatura em EGI e mestrado em gestao, poderas seguir algo mais virado para a gestao numa área nao industrial, basicamente encontrarás oferta de emprego fora da industria, como servicos publicos, secalhar bancos. Claro que tambem poderas ter a sorte de entrar para uma industria e conseguires fazer a gestao (contabilidade, gestao de recursos...).

Se quiseres algo mais virado para a gestao "pura" e quiseres fazer algo relacionado mais com gestao, tira mestrado em gestao
Se por outro lado, quiseres entrar mais no mundo da industria e quiseres pertencer a uma empresa que tenha uma producao ja bem definida, aconselho a tirares mestrado em gestao industrial. Poderas sempre conseguir fazer depois a gestao da empresa e nao do processo de producao.

(Se fosse eu, tiraria em gestao indutrial por ser uma area muito mais ampla, mas nao querendo influenciar a tua decisao)

De qualquer das maneiras, caso querias perguntar mais alguma coisa, estarei aqui

• Like
Reactions: Catia_2528

Catia_2528

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2017
Curso
Geografia (FLUC); EGI (UA)
Instituição
U.Coimbra; U.Aveiro

--- Post atualizado ---

Muito obrigada pela resposta!
Desculpa perguntar mas, enquanto engenheiro e, percebendo que estás a trabalhar, podes dizer-me o que fazes dentro da empresa?

voldmortrcz

Membro
Matrícula
21 Março 2015
Curso
Mestrado
Desculpa perguntar mas, enquanto engenheiro e, percebendo que estás a trabalhar, podes dizer-me o que fazes dentro da empresa?
Trabalho à relativamente pouco tempo, desde maio para ser mais preciso, na área de estruturas metálicas
No primeiro mês comecei por fazer gestão da produção, apenas definia metas de produção de perfis metálicos e ainda organizava metas de manutenção preventiva e corretiva. Desde o último mês passei a dar apoio comercial, ou seja, verifico projetos e otimização de custos associados a esses projetos. Custos esses, de transporte, montagem, mão de obra e outros custos que podem estar associados.
Como vês em qualquer das partes tens associada a gestão, porém nao tão gestao financeira de uma empresa.

Este trabalho é temporário, vou iniciar agora um investigação na área de energia, na instituição onde estudei e começar também mestrado em gestão industrial.
--- Post atualizado ---
Esqueci-me de referir que tenho colegas meus que estão na mesma empresa, que tiraram mestrado em EGI e atualmente estão a gerir financeiramente a empresa.

• Like
Reactions: RMoon99
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Edvânia NOVA Eng. e gestão industrial - mestrado Universidade Nova de Lisboa 0
A ISCAP Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos. Opiniões? Instituto Politécnico do Porto 0
António123411 Mestrado em gestão de recursos humanos Ciências Sociais e Serviços 0
E FLUP Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas Universidade do Porto 0
F ISCAC Gestão de Recursos Humanos - Mestrado Instituto Politécnico de Coimbra 1
P Para quem está em mestrado em economia/gestão/finanças, tem algum colega com background em engenharia? Ciências Económicas e Empresariais 1
T IST Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo - IST Universidade de Lisboa 6
M Mestrado em Gestão Ciências Económicas e Empresariais 4
B Mestrado: Gestão de Marketing ou Marketing Ciências Económicas e Empresariais 0
N ISEP Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial Instituto Politécnico do Porto 0
I Mestrado em Economia ou Gestão? Ciências Económicas e Empresariais 0
I FEUC Mestrado em Economia ou Gestão Universidade de Coimbra 1
S Mestrado Eng. Mecânica (Gestão Industrial) vs Eng. e Gestão Industrial Tecnologias 0
I ESHTE Mestrado em Gestão Estratégica de Organização de Eventos Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril 0
J Mestrado em Gestão de serviços FEP Ciências Económicas e Empresariais 1
B Mestrado FEP: economia e gestão de recursos humanos Ciências Económicas e Empresariais 2
I Mestrado em Engenharia Mecânica Vs. Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial Tecnologias 0
R UMinho - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação (Mestrado Integrado) e Ciências da Computação Tecnologias 5
A UAL Mestrado em Gestão de Empresas na UAL Universidade Autónoma de Lisboa 0
Poliana FEUP Mestrado Engenharia de Servicos e Gestão Universidade do Porto 4
A Lincenciatura em Gestão, é possivel tirar Mestrado em Matemática do Ensino? Ciências 1
J Mestrado em Gestão ou Executive Master em Gestão? Ensino Superior 1
D Indecisão de mestrado em Gestão Ciências Económicas e Empresariais 4
FJMS UTAD Mestrado em Gestão na UTAD Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro 0
V FEP Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde Universidade do Porto 2
I ESHTE Mestrado em Gestão Hoteleira Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril 0
Francisca Carvalho ISCTE Mestrado em Gestão dos Recursos Humanos ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
L UA Mestrado em Economia/Gestão - UA Universidade de Aveiro 2
S FEP Mestrado em Gestão Universidade do Porto 1
P Mestrado em Gestão ou Finanças Ciências Económicas e Empresariais 3
Vania Rodrigues Mestrado em gestão após 2 licenciaturas Ciências Económicas e Empresariais 3
A 2ª Fase Mestrado Candidatura - Como funciona? Concurso Nacional e Locais - Público 0
Annie_ FLUP - Entrevista para mestrado em ensino de línguas, o que esperar? Ensino Superior 0
A Ponto de vista de alunos de Mestrado em Ciências Biofarmaceutica FFUL Concurso Nacional e Locais - Público 0
C Mestrado em Psicologia Ciências Sociais e Serviços 0
M Mestrado Genética Molecular e Biomedicina Ciências 0
A IPV Mestrado em Comunicação Aplicada: Ramo Estratégico, vale a pena? Instituto Politécnico de Viseu 0
A Mestrado numa área diferente da licenciatura vale a pena? Ensino Superior 0
J Mestrado em Química Forense Ciências 0
M Mestrado Ensino Superior 0
DanielaSGomes ISCTE Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 8
inesmgss Licenciatura e Mestrado em Direito no estrangeiro Ciências Sociais e Serviços 0
C Mestrado em gestao com licenciatura em ciencias empresariais Ciências Económicas e Empresariais 0
B Mestrado para licenciado em Quimica (indústria farmacêutica) Ciências 3
G Mestrado em Património Cultural Ciências Sociais e Serviços 0
D Mestrado numa área diferente da licenciatura Ensino Superior 2
F Mestrado em arquitetura Arquitetura, Artes Plásticas e Design 3
C ISCAP Candidatura Mestrado Instituto Politécnico do Porto 0
J Licenciatura no politécnico e mestrado numa universidade Ensino Superior 2
C Alojamento e Bolsa em Mestrado Alojamento Universitário 0