Mestrado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão - FCUL

D

Deleted member 1960

Guest
Bom dia pessoal,

Venho aqui para procurar a vossa ajuda e, principalmente, para conhecer a vossa experiência na frequência do curso de mestrado em MAEG da FCUL.

Importa referir que eu já tenho licenciatura e mestrado (ambos na área da gestão de empresas) e concluí recentemente uma pós-graduação em Análise e Gestão de Risco na NOVA IMS, que me abriu portas e permitiu empregar na área da gestão de risco.

Foi exatamente na sequência da frequência deste último curso que senti que necessito de abordar/ aprofundar outras matérias ao nível da estatística e matemática para complementar o conhecimento obtido, bem como ter sucesso na minha carreira profissional na área que me atrai: Modelos de scoring/ rating.

Desta forma, tenho pesquisado cursos que permitam a frequência em horário pós-laboral e, infelizmente, apenas encontrei dois que vão de encontro ao pretendido e que me permitem conciliar o trabalho com o mesmo: MAEG na FCUL e Matemática Financeira no ISCTE. O mestrado da FCUL ganha em todos os aspetos, pois vai de encontro às necessidades da área onde quero construir o meu percurso profissional mas, caso não seja colocada, penso que o mestrado do ISCTE me pode proporcionar também algum conhecimento adicional valorizado nesta área da gestão de risco.

Posto isto, o que pretendo saber é qual a vossa experiência ao nível do volume de trabalho, exigência e grau dificuldade do curso (especialmente para uma pessoa que, originalmente, não é da área de matemática).

Muito obrigada a quem conseguir ajudar.

Aproveito para desejar bom ano a todos os membros do fórum. :)

estudanteuniversitaria

Membro Veterano
Matrícula
22 Abril 2020
Curso
Engenharia Física
Instituição
FCUL
Bom dia pessoal,

Venho aqui para procurar a vossa ajuda e, principalmente, para conhecer a vossa experiência na frequência do curso de mestrado em MAEG da FCUL.

Importa referir que eu já tenho licenciatura e mestrado (ambos na área da gestão de empresas) e concluí recentemente uma pós-graduação em Análise e Gestão de Risco na NOVA IMS, que me abriu portas e permitiu empregar na área da gestão de risco.

Foi exatamente na sequência da frequência deste último curso que senti que necessito de abordar/ aprofundar outras matérias ao nível da estatística e matemática para complementar o conhecimento obtido, bem como ter sucesso na minha carreira profissional na área que me atrai: Modelos de scoring/ rating.

Desta forma, tenho pesquisado cursos que permitam a frequência em horário pós-laboral e, infelizmente, apenas encontrei dois que vão de encontro ao pretendido e que me permitem conciliar o trabalho com o mesmo: MAEG na FCUL e Matemática Financeira no ISCTE. O mestrado da FCUL ganha em todos os aspetos, pois vai de encontro às necessidades da área onde quero construir o meu percurso profissional mas, caso não seja colocada, penso que o mestrado do ISCTE me pode proporcionar também algum conhecimento adicional valorizado nesta área da gestão de risco.

Posto isto, o que pretendo saber é qual a vossa experiência ao nível do volume de trabalho, exigência e grau dificuldade do curso (especialmente para uma pessoa que, originalmente, não é da área de matemática).

Muito obrigada a quem conseguir ajudar.

Aproveito para desejar bom ano a todos os membros do fórum. :)

Boa tarde.
Não sei se serei de grande ajuda. Eu fiz uma cadeira do MAEG na FCUL e adorei a cadeira em si. A cadeira por acaso era dada em pós-laboral (eu saía de lá às 22h/22h30 da noite nas quartas).
A professora era super simpática, sempre disponível a ajudar, muito prestável e eu aprendi tanto lá que sempre fiquei com esse "bichinho" da Economia e da Gestão. O que eu senti com esta cadeira é que tinhas de estar sempre "em cima" da matéria, porque senão perdias-te a meio do semestre. Se fores acompanhando, apanhas os conceitos rapidamente e ficas muito preparada para o exame.
Dado que já tens um mestrado e uma pós-graduação (não querendo desanimar-te de MAEG, como é óbvio), nunca ponderaste tirar doutoramento? Em MAEG por exemplo tens cadeiras de microeconomia e macroeconomia, com conceitos que provavelmente já deste e outros que irias aprofundar. Não sei como funcionam os doutoramentos nessa área, mas costuma ser o primeiro ano com cadeiras mais complexas e os outros três anos sem cadeiras, "apenas" a elaborar a dissertação.