UAlg Mestrado em Medicina - UAlgarve

Sofs

Membro Caloiro
Matrícula
2 Julho 2015
Olá! Estive a pesquisar, e encontrei o Mestrado Integrado em Medicina, na Univerdade do Algarve, exclusivamente para licenciados.
Alguém percebe melhor sobre isto? É uma boa opção para quem não consegue entrar logo em Medicina? Quem o frequenta é considerado médico tal como outra pessoa que entrou imediatamente em Medicina? Acabam por ser profissionais valorizados? Em que consiste verdadeiramente?

Desculpem as perguntas todas xD
Se alguém souber algo sobre o assunto e me poder ajudar agradecia :tonguewink::blush:

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Olá Sofs!! tens aqui toda a informação Questões Frequentes
Este curso só te serve mesmo se já fores licenciada noutro curso relacionado com Saúde e mesmo assim tens que passar por inúmeras provas para que te aceitem. Basicamente, de 1000 que concorrem, entram 30 e poucos. Quem entra neste curso acaba médico como qualquer outro de qualquer outra universidade, por isso são profissionais igualmente valorizados. E pelo o que me já contaram do curso, é um curso bem mais prático dos que os das outras universidades que têm 3 anos teóricos e 3 anos práticos, isto porque como já tens uma licenciatura na área, já tens quase toda a base teórica. Qualquer outra questão deves encontrar a resposta no site que te pus aí em cima. :)

Madalena Pavão

Membro Caloiro
Matrícula
26 Agosto 2016
Curso
Bioinformática e Biologia Computacional
Instituição
Universidade de Lisboa
Olá :grinning:
Tal como a SofiaCatarino disse, é um Mestrado a que podes concorrer depois de completares uma Licenciatura na área da saúde. Não é fácil entrar, deves ir ao site e ver o regulamento para saberes se tens tudo o que é necessário. Não frequento esse Mestrado, mas conheço muita gente que frequenta; posso confirmar que, ao ser um ciclo mais curto, é muito mais prático, à base do sistema PBL (problem based learning) e muito interessante. Fiz uma aula uma vez e gostei. Claro que não me foi exigido o que é exigido aos verdadeiros alunos. Dá muito trabalho, mas quando se gosta, tudo se faz.

• Like
Reactions: Birdy

mags92

Membro Veterano
Matrícula
17 Março 2016
Curso
Mestrado Integrado em Medicina
Instituição
ICBAS-UP
@Joana Teles tu que entraste, não queres deixar aqui mais informações?:) Pode ser que consigas esclarecer algumas dúvidas e ajudar alguém :D

• Like
Reactions: Carolina B.

Carolina B.

Membro Caloiro
Matrícula
29 Março 2017
Curso
Biologia
Instituição
FCUL
Olá Sofs!! tens aqui toda a informação Questões Frequentes
Este curso só te serve mesmo se já fores licenciada noutro curso relacionado com Saúde e mesmo assim tens que passar por inúmeras provas para que te aceitem. Basicamente, de 1000 que concorrem, entram 30 e poucos. Quem entra neste curso acaba médico como qualquer outro de qualquer outra universidade, por isso são profissionais igualmente valorizados. E pelo o que me já contaram do curso, é um curso bem mais prático dos que os das outras universidades que têm 3 anos teóricos e 3 anos práticos, isto porque como já tens uma licenciatura na área, já tens quase toda a base teórica. Qualquer outra questão deves encontrar a resposta no site que te pus aí em cima. :)
No site dizem que aceitam pessoas com licenciaturas noutras áreas de ciências...essas pessoas têm dificuldades mt acrescidas em relação aos que têm alguma formação na área da saúde? Sabes algumas informaçao sobre o processo de selecção? :)

PBC28

Membro Caloiro
Matrícula
23 Maio 2018
Olá! Ainda relativamente ao mestrado integrado em medicina da Ualg: sabem se quem frequenta se sente bem preparado depois da formação e se de alguma forma se sentem prejudicados ou em desvantagem na prova nacional de seriação para o acesso à especialidade? Agradecido! :)

MiriamO

Membro Caloiro
Matrícula
9 Agosto 2019
Olá! Neste momento estou no Mestrado Integrado em Medicina Dentária, e pretendo concluir o curso.
Alguém me sabe dizer, se no final dos 5 anos, se depois concorrer a Medicina na UAlg, tenho que passar pelos supostos 4 anos ou se tenho alguma equivalência?
Obrigada!

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Olá! Neste momento estou no Mestrado Integrado em Medicina Dentária, e pretendo concluir o curso.
Alguém me sabe dizer, se no final dos 5 anos, se depois concorrer a Medicina na UAlg, tenho que passar pelos supostos 4 anos ou se tenho alguma equivalência?
Obrigada!
Tens que fazer tudo, não existem equivalências possíveis, porque o método de ensino é muito diferente dos restantes cursos. Aliás, a duração do curso na UAlg é de 4 anos pq prevê que os primeiros dois estão “feitos”, a partir das bases teóricas do curso que tiraste antes. É por isso que eles não aceitam licenciados de todas as áreas.

jfssantos

Membro
Matrícula
23 Setembro 2017
Olá! Ainda relativamente ao mestrado integrado em medicina da Ualg: sabem se quem frequenta se sente bem preparado depois da formação e se de alguma forma se sentem prejudicados ou em desvantagem na prova nacional de seriação para o acesso à especialidade? Agradecido! :)
Olá! Em relação à opinião "na pele", não posso dizer nada porque não sou estudante de medicina da ualg. Porém, trabalhei com alguns médicos que referem ter sido orientadores de internos da ualg e referem que são profissionais bem formados, capacitados para muitas situações e com uma boa prestação na prestação de cuidados. Espero ter ajudado. Boa luta!

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
M De mestrado a Medicina Veterinária Recursos Naturais 0
matildemoreira Mestrado em Medicina Legal Saúde 12
tiagostudent FMDUL Acesso ao mestrado em medicina dentária. Universidade de Lisboa 0
E ICBAS Mestrado de Medicina Legal Universidade do Porto 6
S Mestrado Integrado em Medicina Arquivo 1
C Alojamento e Bolsa em Mestrado Alojamento Universitário 0
E FLUP Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas Universidade do Porto 0
I Mestrado é mais fácil do que licenciatura? Engenharia informática ISEL Ensino Superior 0
I UMinho Mestrado em Finanças no Minho Universidade do Minho 0
D FMUC Mestrado em Neurociências molecular e translação (UC) Universidade de Coimbra 0
M ISCTE Mestrado 3º fase ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 4
P Licenciatura vs mestrado integrado Ensino Superior 1
C Mestrado Tecnologias Laboratoriais em Ciências Forenses Ciências 0
A Mestrado ou Concurso Especial para Titulares de Outros Cursos Superiores Concursos e Regimes Especiais 1
zepedrofp Licenciatura em CBL e Mestrado em Ciências Forenses Ciências 1
Bruna Filipa Santos Candidatura a mestrado Ensino Superior 4
T É possivel mudar de faculdade para fazer o mestrado integrado numa faculdade que tenha? Ensino Superior 4
Ariana_ ISCTE Inquerito de mestrado ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
Rute Oliveira Posso me inscrever no mestrado com disciplinas em atraso? Ensino Superior 1
João Condesso ULHT Aconselham o mestrado em economia? Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 0
J Frequentar um mestrado e uma licenciatura ao mesmo tempo Ensino Superior 4
Marta9 Mestrado em Engenharia Biomédica Tecnologias 4
Luis Garcez Mestrado X biologia e mestrado na mesma área Ciências 0
M Diferentes áreas entre licenciatura e mestrado Ensino Superior 1
X Mestrado em Jornalismo e Comunicação Ciências Sociais e Serviços 0
C Qual o melhor mestrado para uma licenciada em tecnologia biomédica? Saúde 0
C FFUL Mestrado em Ciências Biofarmacêuticas Universidade de Lisboa 2
F ISCAC Gestão de Recursos Humanos - Mestrado Instituto Politécnico de Coimbra 1
P Para quem está em mestrado em economia/gestão/finanças, tem algum colega com background em engenharia? Ciências Económicas e Empresariais 1
citizen erased98 ISCTE Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência - ISCTE ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
T IST Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo - IST Universidade de Lisboa 4
Beapduarte ISCTE Mestrado em Ciência Política - ISCTE ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 2
D Mestrado em Imunologia Saúde 0
I FMUP Mestrado em Informática Médica Universidade do Porto 0
António123411 Mestrado em Criminologia ou Ciências Forenses com licenciatura em Sociologia? Ciências Sociais e Serviços 0
F Fazer tese de mestrado com UCs do primeiro ano de mestrado por concluir Ensino Superior 0
R Mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus - ISEG Ciências Económicas e Empresariais 0
D Apenas o mestrado de um Mestrado Integrado Ensino Superior 10
D UC Mestrado em Genética Clínica Laboratorial Universidade de Coimbra 8
I Mestrado em Ciências forenses Ciências 2
S ISCTE Mestrado em Economia Monetária e Financeira ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
D UC Mestrado de Especialização - Universidade de Coimbra Universidade de Coimbra 1
C FCSH Mestrado em Sociologia - FCSH Universidade Nova de Lisboa 0
B FCSH Mestrado em Edição de Texto - FCSH Universidade Nova de Lisboa 0
B UA NTC e Mestrado na ESMAD ou ESCS Universidade de Aveiro 0
J Mestrado em Engenharia Informática Tecnologias 1
R IST Mestrado no Técnico Universidade de Lisboa 1
R Mestrado - Tese ou Estágio ? Ensino Superior 8
Zigomático Mestrado em Fisioterapia Saúde 0
S UA Mestrado Marketing Universidade de Aveiro 0