UAlg Mestrado em Medicina - UAlgarve

Sofs

Membro Caloiro
Matrícula
2 Julho 2015
Olá! Estive a pesquisar, e encontrei o Mestrado Integrado em Medicina, na Univerdade do Algarve, exclusivamente para licenciados.
Alguém percebe melhor sobre isto? É uma boa opção para quem não consegue entrar logo em Medicina? Quem o frequenta é considerado médico tal como outra pessoa que entrou imediatamente em Medicina? Acabam por ser profissionais valorizados? Em que consiste verdadeiramente?

Desculpem as perguntas todas xD
Se alguém souber algo sobre o assunto e me poder ajudar agradecia :tonguewink::blush:

Olá Sofs!! tens aqui toda a informação Questões Frequentes
Este curso só te serve mesmo se já fores licenciada noutro curso relacionado com Saúde e mesmo assim tens que passar por inúmeras provas para que te aceitem. Basicamente, de 1000 que concorrem, entram 30 e poucos. Quem entra neste curso acaba médico como qualquer outro de qualquer outra universidade, por isso são profissionais igualmente valorizados. E pelo o que me já contaram do curso, é um curso bem mais prático dos que os das outras universidades que têm 3 anos teóricos e 3 anos práticos, isto porque como já tens uma licenciatura na área, já tens quase toda a base teórica. Qualquer outra questão deves encontrar a resposta no site que te pus aí em cima. :)

Olá :grinning:
Tal como a SofiaCatarino disse, é um Mestrado a que podes concorrer depois de completares uma Licenciatura na área da saúde. Não é fácil entrar, deves ir ao site e ver o regulamento para saberes se tens tudo o que é necessário. Não frequento esse Mestrado, mas conheço muita gente que frequenta; posso confirmar que, ao ser um ciclo mais curto, é muito mais prático, à base do sistema PBL (problem based learning) e muito interessante. Fiz uma aula uma vez e gostei. Claro que não me foi exigido o que é exigido aos verdadeiros alunos. Dá muito trabalho, mas quando se gosta, tudo se faz.

• Like
Reactions: doctorwhy
@Joana Teles tu que entraste, não queres deixar aqui mais informações?:) Pode ser que consigas esclarecer algumas dúvidas e ajudar alguém :D

• Like
Reactions: Carolina B.
Olá Sofs!! tens aqui toda a informação Questões Frequentes
Este curso só te serve mesmo se já fores licenciada noutro curso relacionado com Saúde e mesmo assim tens que passar por inúmeras provas para que te aceitem. Basicamente, de 1000 que concorrem, entram 30 e poucos. Quem entra neste curso acaba médico como qualquer outro de qualquer outra universidade, por isso são profissionais igualmente valorizados. E pelo o que me já contaram do curso, é um curso bem mais prático dos que os das outras universidades que têm 3 anos teóricos e 3 anos práticos, isto porque como já tens uma licenciatura na área, já tens quase toda a base teórica. Qualquer outra questão deves encontrar a resposta no site que te pus aí em cima. :)
No site dizem que aceitam pessoas com licenciaturas noutras áreas de ciências...essas pessoas têm dificuldades mt acrescidas em relação aos que têm alguma formação na área da saúde? Sabes algumas informaçao sobre o processo de selecção? :)

Olá! Ainda relativamente ao mestrado integrado em medicina da Ualg: sabem se quem frequenta se sente bem preparado depois da formação e se de alguma forma se sentem prejudicados ou em desvantagem na prova nacional de seriação para o acesso à especialidade? Agradecido! :)

Olá! Neste momento estou no Mestrado Integrado em Medicina Dentária, e pretendo concluir o curso.
Alguém me sabe dizer, se no final dos 5 anos, se depois concorrer a Medicina na UAlg, tenho que passar pelos supostos 4 anos ou se tenho alguma equivalência?
Obrigada!

Olá! Neste momento estou no Mestrado Integrado em Medicina Dentária, e pretendo concluir o curso.
Alguém me sabe dizer, se no final dos 5 anos, se depois concorrer a Medicina na UAlg, tenho que passar pelos supostos 4 anos ou se tenho alguma equivalência?
Obrigada!
Tens que fazer tudo, não existem equivalências possíveis, porque o método de ensino é muito diferente dos restantes cursos. Aliás, a duração do curso na UAlg é de 4 anos pq prevê que os primeiros dois estão “feitos”, a partir das bases teóricas do curso que tiraste antes. É por isso que eles não aceitam licenciados de todas as áreas.

Olá! Ainda relativamente ao mestrado integrado em medicina da Ualg: sabem se quem frequenta se sente bem preparado depois da formação e se de alguma forma se sentem prejudicados ou em desvantagem na prova nacional de seriação para o acesso à especialidade? Agradecido! :)

Olá! Em relação à opinião "na pele", não posso dizer nada porque não sou estudante de medicina da ualg. Porém, trabalhei com alguns médicos que referem ter sido orientadores de internos da ualg e referem que são profissionais bem formados, capacitados para muitas situações e com uma boa prestação na prestação de cuidados. Espero ter ajudado. Boa luta!

Msilva
, bom dia, Olha, em relação aos exercícios que realizaste durante o teu estudo notaste alguma diferença na dificuldade dos mesmos por terem colocado a alteração de utilização de máquina de calcular? Estou a concorrer este ano e queria perceber se estou no caminho correto. Tenho estado a fazer os exercícios sem máquina, mas não sei se nesse caso será o mais correto. Obrigada pela ajuda que possas dar.

Alô,
Nao tenho informação sobre como vai ser este ano mas penso que devem manter o uso de calculadora.
sao exercícios com enunciados pequenos e são relativamente fáceis, o problema é mesmo o tempo para os fazer que não é suficiente. eu estudei pelos exercícios do jobtestprep de raciocino numérico com calculadora e de dificuldade ligeira/moderada e achei muito semelhante.
Boa sorte :)
Obrigada. Vou espreitar...