FCUL Mestrado em Microbiologia Aplicada

AtlasCR

Membro Caloiro
Matrícula
18 Outubro 2016
Curso
Biologia
Instituição
FCUP
Viva!
Atualmente estou no 3º ano da Licenciatura em Biologia na Universidade do Porto. Para o ano pretendo ingressar num mestrado dentro da área de Microbiologia. Um dos cursos que me despertou maior curiosidade foi o de Microbiologia Aplicada na FCUL. Eu gostava de saber qual é a opinião dos estudantes quanto a este Mestrado, se aconselham a fazer dele futuro e se não, que mestrados aconselham dentro da área.

Obrigado!

Margaridac13

Membro Caloiro
Matrícula
15 Novembro 2016
Olá! Não te sei responder à tua pergunta porque só ando no 12° ano, mas estou interessada em seguir biologia, e como vi que já estás no terceiro ano, achei que me pudesses esclarecer nalgumas dúvidas que tenho em relação ao curso. Há mais componente prática ou teórica? O curso tem muitas cadeiras em que seja necessária a matemática e a física/química?
Boa sorte para o fim da licenciatura!
Obrigada, e desculpa o incomodo.

AtlasCR

Membro Caloiro
Matrícula
18 Outubro 2016
Curso
Biologia
Instituição
FCUP
Olá Margarida. Estás a vontade, tenho todo o gosto em ajudar-te.
Eu vou falar da minha situação, ou seja, de Biologia no Porto. Quase todas as cadeiras têm componente prática e teórica sendo que a avaliação na parte prática corresponde a cerca de 6 a 8 valores da tua nota final (em 20). O plano de estudos mudou este ano, tens duas cadeiras de matemática (matemática e bioestatística), uma de física e uma de química. Anteriormente tinhas uma de geologia, mas foi removida.
Qualquer dúvida adicional que tenhas fica a vontade para perguntar :)

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Olá Margarida. Estás a vontade, tenho todo o gosto em ajudar-te.
Eu vou falar da minha situação, ou seja, de Biologia no Porto. Quase todas as cadeiras têm componente prática e teórica sendo que a avaliação na parte prática corresponde a cerca de 6 a 8 valores da tua nota final (em 20). O plano de estudos mudou este ano, tens duas cadeiras de matemática (matemática e bioestatística), uma de física e uma de química. Anteriormente tinhas uma de geologia, mas foi removida.
Qualquer dúvida adicional que tenhas fica a vontade para perguntar :)

O que seria melhor fazer? Biologia com formação complementar em Química ou Bioquímica mesmo? Qual das duas me abre mais portas para Mestrados?

AtlasCR

Membro Caloiro
Matrícula
18 Outubro 2016
Curso
Biologia
Instituição
FCUP
O que seria melhor fazer? Biologia com formação complementar em Química ou Bioquímica mesmo? Qual das duas me abre mais portas para Mestrados?

É assim, geralmente o pessoal não faz formação complementar especifica... Poderão fazer caso queiram ser professores de bio/geo e precisam de creditos em geo. Tendo em conta os Mestrados da FCUP não vais precisar muito de conhecimentos em química ou bioquímica. Se quiseres ir para um mais específico, ai vai depender muito do que queres seguir. Na minha opinião pessoal, se estás em Biologia faz mais sentido teres formação complementar em Bioquímica. Mas lá está, depende muito do que quiseres

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
É assim, geralmente o pessoal não faz formação complementar especifica... Poderão fazer caso queiram ser professores de bio/geo e precisam de creditos em geo. Tendo em conta os Mestrados da FCUP não vais precisar muito de conhecimentos em química ou bioquímica. Se quiseres ir para um mais específico, ai vai depender muito do que queres seguir. Na minha opinião pessoal, se estás em Biologia faz mais sentido teres formação complementar em Bioquímica. Mas lá está, depende muito do que quiseres

Eu não estou em nada, sou do 10º ainda xD só que sou daquelas pessoas que pensa mais à frente, anyways, acho que fiquei mal entendido, eu estava a perguntar se seria melhor uma Licenciatura em Bioquímica, ou em Biologia com formação complementar em Química.

AtlasCR

Membro Caloiro
Matrícula
18 Outubro 2016
Curso
Biologia
Instituição
FCUP
Eu não estou em nada, sou do 10º ainda xD só que sou daquelas pessoas que pensa mais à frente, anyways, acho que fiquei mal entendido, eu estava a perguntar se seria melhor uma Licenciatura em Bioquímica, ou em Biologia com formação complementar em Química.
Sim eu vi que andas no 10º e já estas a pensar a frente, acho mesmo muito bem.
Tendo em conta que tens a certeza que queres Química, vai logo para Bioquímica sem dúvida nenhuma. Se fores para biologia, mesmo que tenhas formação complementar noutras àreas não vais ter a formação de um curso que só trabalha dentro da àrea como Bioquímica.
Espero ter conseguido responder

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Sim eu vi que andas no 10º e já estas a pensar a frente, acho mesmo muito bem.
Tendo em conta que tens a certeza que queres Química, vai logo para Bioquímica sem dúvida nenhuma. Se fores para biologia, mesmo que tenhas formação complementar noutras àreas não vais ter a formação de um curso que só trabalha dentro da àrea como Bioquímica.
Espero ter conseguido responder

Thanks!!!

Margaridac13

Membro Caloiro
Matrícula
15 Novembro 2016
Obrigada!! O problema é que nunca gostei muito de física, nem de química, (mas principalmente a primeira) e uma das coisas que mais me assusta no curso é mesmo ter que voltar a tê-las. Consideras que sejam cadeiras difíceis? E os temas abordados são basicamente os mesmos do secundário ou diferem muito?

Última edição:

AtlasCR

Membro Caloiro
Matrícula
18 Outubro 2016
Curso
Biologia
Instituição
FCUP
Obrigada!! O problema é que nunca gostei muito de física, nem de química, (mas principalmente a primeira) e uma das coisas que mais me assusta no curso é mesmo ter que voltar a tê-las. Consideras que sejam cadeiras difíceis? E os temas abordados são basicamente os mesmos do secundário ou diferem muito?
A Física que temos no curso chama-se "Física dos Processos Biológicos" e é uma fisica aplicada ao corpo humano e à anatomia. Posso-te dizer que a matéria é engraçada e a professor impecavel, mas a cadeira é difícil de passar, inclusive foi a unica cadeira que tive de voltar a fazer pq nao consegui passar. Mas vais ter disto em todos os cursos, sinceramente XD
A química, é dentro do básico que dás do secundário, um pouco mais puxada em algumas matérias, mas consegues passar e tirar boa nota.
Os temas abordados no início são muito semelhantes ao que dás no secundário, mas depois são bastante aprofundados, fora os conteúdos novos.
Se quiseres podes ver o que é lecionado em cada disciplina, deixo-te aqui o link
FCUP - Licenciatura em Biologia

• Like
Reactions: Margaridac13