Mestrado em Universidade diferente da Licenciatura

DanielLM

Membro Caloiro
Matrícula
6 Março 2019
Boa tarde,
Estou a terminar a minha licenciatura em Engenharia Informática num Politécnico, havendo o risco de não terminar o curso este ano letivo por duas cadeiras de 1º semestre. É possível inscrever-me em mestrado na Universidade, tendo ainda essas duas cadeiras por fazer? Ou então inscrever-me como Unidades Curriculares Isoladas? Obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @DanielLM
Estou a terminar a minha licenciatura em Engenharia Informática num Politécnico, havendo o risco de não terminar o curso este ano letivo por duas cadeiras de 1º semestre. É possível inscrever-me em mestrado na Universidade, tendo ainda essas duas cadeiras por fazer? Ou então inscrever-me como Unidades Curriculares Isoladas?
Duvido que alguma instituição te aceite nessas condições. As vezes consegues fazer isso, mas se continuasses na mesma instituição de ensino superior. Unidades Curriculares Isoladas é uma boa alternativa.

• Like
Reactions: DanielLM

rafafilipa

Membro Caloiro
Matrícula
16 Maio 2019
Curso
Jornalismo e Comunicação
Boas,

Estive na mesma situação ainda no ano passado e tive de fazer alguma investigação sobre o assunto. Acabei por não precisar, pois concluí a licenciatura dentro do tempo e já estou no mestrado, mas estas foram as conclusões a que cheguei:

A maioria das instituições de ensino superior permitem que os estudantes ingressem em mestrado, mesmo tendo a licenciatura por concluir, se, e apenas se, essa licenciatura fora na mesma instituição.

Contudo, a única forma de verificares com toda a certeza, é ires procurar, na instituição onde pretendes fazer o mestrado, os pré-requisitos específicos. No meu, dizia especificamente que era necessário ter o diploma/certificado da licenciatura (salvo exceções muito raras), o que implica tê-la concluída. Ainda assim, fiz questão de procurar o e-mail (público) do diretor desse mestrado e contactei-o a questionar. Ele esclareceu a minha dúvida melhor do que qualquer pessoa poderia esclarecer.

Portanto, é isso que te sugiro fazer: procura os requisitos obrigatórios do mestrado que tens em mente e, se mesmo assim tiveres dúvidas, contacta o diretor dele. :)