Mestrado Integrado em Medicina - NMS ou UML - Entrada pelos exames nacionais ou pela via especial de licenciados

Inesjesus

Membro
Matrícula
16 Junho 2015
Olá, quero tentar entrar no Mestrado Integrado em Medicina a partir dos 38 anos, pelos exames nacionais, mas eu venho o Secundário de Humanidades e não me parece que eu consiga acima dos 18 valores nos 3 exames nacionais no próximo ano. Eu ainda não consegui entrar numa licenciatura, mas mesmo assim estou a pesar as duas hipóteses, exames nacionais e via especial licenciados. Obrigada.

Olá, quero tentar entrar no Mestrado Integrado em Medicina a partir dos 38 anos, pelos exames nacionais, mas eu venho o Secundário de Humanidades e não me parece que eu consiga acima dos 18 valores nos 3 exames nacionais no próximo ano. Eu ainda não consegui entrar numa licenciatura, mas mesmo assim estou a pesar as duas hipóteses, exames nacionais e via especial licenciados. Obrigada.
Olá! Acho que a via do concurso de licenciados parece-me muito mais difícil para o teu caso do que tentares exames nacionais. Digo isto porque o concurso especial para licenciados 1) tem menos vagas que o concurso nacional, 2) é extremamente regrado e normalmente quem acaba por entrar por esse concurso são maioritariamente pessoas que se formaram em áreas das ciências (biologia, bioquímica, enfermagem e outros). É muito raro pessoas de áreas muito diferentes acabarem por conseguir entrar, até porque, regra geral, esses mesmos concursos continuam a ter uma prova feita pela instituição ou algum critério que avalia aquilo que eles consideram a "cultura científica" dos candidatos. Tens também a questão de valorizarem não só o currículo académico como o profissional e aí vão contar apenas as experiências de pessoas da área da saúde - candidatos de outras áreas estão em franca desvantagem e em casos de empate, costumam dar preferência aos candidatos mais novos.

Por outro lado, tens ainda a questão de ser um concurso pago e pode ficar bastante dispendioso, tendo em conta que além desse esforço terias de completar uma licenciatura de 3 anos, pelo que no total ias acabar por gastar uns 2500 euros ou mais só para poderes chegar a poder concorrer.

Dito isto, acho bem mais "fácil" obteres nota pelas provas de ingresso do que completares toda uma outra licenciatura, onde terias de terminar com boas notas, fora todo o processo de seriação do concurso de licenciados. Sendo o teu objectivo entrar em Medicina (curso de 6 anos), a melhor via será investir nos exames nacionais. Tem em conta que a tua média do secundário vai contar para a candidatura, portanto, deves definir os teus objectivos para as provas de ingresso tendo também mais ou menos a nota de candidatura com que ficarias. Diria para em vez de investires numa outra licenciatura, investires em explicações das 3 disciplinas para preparar ao máximo os exames nacionais e ires tentando por aí - dado que estarias disposta a fazer 3 anos de uma licenciatura diferente, acredito que esse tempo poderá perfeitamente ser investido em tentares realizar os exames nacionais com provas bem qualificadas. Boa sorte!

• Like
Reactions: sigis and davis

Boa tarde. Possuo licenciatura em reabilitação psicomotora, pós-graduação em neurodesenvolvimento e mestre de intervenção precoce. Pretendo candidatar-me a Medicina via acesso a licenciados, sendo que, verifiquei a priori um colega a referir que iria realizar os exames nacionais e tentar acesso via os mesmos..é possivel no meu caso, tendo eu cessado o secundário em 2008? Grata

Boa tarde. Possuo licenciatura em reabilitação psicomotora, pós-graduação em neurodesenvolvimento e mestre de intervenção precoce. Pretendo candidatar-me a Medicina via acesso a licenciados, sendo que, verifiquei a priori um colega a referir que iria realizar os exames nacionais e tentar acesso via os mesmos..é possivel no meu caso, tendo eu cessado o secundário em 2008? Grata
Olá @Débora Marques
Sim, podes concorrer ao curso das 2 formas ao mesmo tempo, via o concurso especial para acesso a medicina para licenciados, com as suas regras próprias conforme a faculdade, e via o concurso nacional de acesso, usando a tua média do secundário da altura e a nota dos exames nacionais que terias de repetir agora.

• Like
Reactions: sigis