Mestrado Integrado obriga-me a concluir os 5 anos?

jdavidal

Membro Caloiro
Matrícula
13 Outubro 2018
Sou aluno de Engenharia Informática (EI), na UMinho, estando neste momento a frequentar o 3º ano. Quando me candidatei à universidade em 2016/2017 nunca tive dúvidas que era EI que eu queria. No entanto, com o passar do tempo, comecei a perceber que realmente não é aquilo que gosto, mas acabei por me deixar estar, nunca tentando mudar de curso e hoje faço-o por mera obrigação, o que não é muito saudável...

Sendo que estou agora a iniciar o 3º ano, não me vejo a continuar a fazer aquilo que não estou a gostar. No entanto tenho um problema: o curso é mestrado integrado. O que posso fazer? Tenho algumas dúvidas que gostava de ver esclarecidas.

1) Frequentando um curso de EI (por exemplo) numa universidade com mestrado integrado e frequentando um curso de EI numa universidade com licenciatura de 1º ciclo, que diferenças tem? Ao fim dos 3 anos, os alunos da universidade com licenciatura de 1º ciclo, o que são considerados? Engenheiros?

2) Tendo pesquisado um pouco sobres os perfis de mestrado que a UMinho tem para o mestrado integrado de EI e sendo que não me agrada nenhum, posso sair ao fim dos 3 anos (caso tenha as cadeiras todas feitas dos 3 anos) e candidatar-me a um mestrado noutra qualquer área? (Outra engenharia ou mesmo área da economia, etc)

3) Se sair ao fim dos 3 anos, tendo de pagar algum tipo de multa à UMinho por não frequentar o mestrado integrado como era suposto? O que sou considerado ao fim dos 3 anos, tendo em conta que não sou Engenheiro por não ter frequentado os 5 anos?

Tiago89

Membro Dux
Matrícula
15 Novembro 2015
Na primeira questão posso-te dizer que com 3 anos podes ser técnico, e não te podes inscrever na Ordem dos Engenheiros mas sim na Ordem dos Engenheiros Técnicos.
Na segunda questão não te posso responder, desconheço.
Na terceira questão, podes sair da UM sem teres feito os 2 anos de mestrado.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
2) Tendo pesquisado um pouco sobres os perfis de mestrado que a UMinho tem para o mestrado integrado de EI e sendo que não me agrada nenhum, posso sair ao fim dos 3 anos (caso tenha as cadeiras todas feitas dos 3 anos) e candidatar-me a um mestrado noutra qualquer área? (Outra engenharia ou mesmo área da economia, etc)
Podes, sim.