Gostava de saber quais são as vantagens de ter um mestrado integrado? E se me arrepender posso mudar para outra área no mestrado ou é obrigatório fazer o que já é mesmo integrado?
Olá, Daniela :)
Por aquilo que sei, podes ingressar num Mestrado Integrado mas decidir ficar somente com a Licenciatura se assim o pretenderes.
Exemplos:
Mestrado Integrado em Psicologia - FPUL
O Mestrado Integrado e Psicologia integra uma
primeira fase de formação generalista em 3 anos (180 ECTS) na área de Psicologia e Ciências Afins, sem carácter profissionalizante (licenciatura em Ciências Psicológicas). Seguir-se-ão mais dois anos lectivos (
2º Ciclo) a que correspondem 120 ECTS, com uma pré-especialização em diversas áreas da Psicologia e com a obrigatoriedade de realização de um estágio pedagógico e de um seminário de investigação, conducente à elaboração de uma dissertação (monografia).
Mestrados Integrados - FEUP
O ciclo de estudos integrado compreende 300 créditos e uma duração de 10 semestres curriculares de trabalho.
Os estudantes dos cursos de Mestrado Integrado terão um diploma de Licenciatura em Ciências da Engenharia ao fim de 180 ECTS, correspondentes aos 6 primeiros seis semestres curriculares de trabalho do curso. No entanto, este diploma não será suficiente para o reconhecimento automático pela Ordem dos Engenheiros. Para isso, será necessário realizar mais 120 ECTS, perfazendo os 300 ECTS correspondentes ao ciclo completo de 5 anos, obtendo o diploma de Mestrado, reconhecido pela Ordem dos Engenheiros.
O acesso e ingresso neste ciclo de estudos integrado rege-se pelas normas aplicáveis ao primeiro ciclo de estudos.