Mestrado Integrado vs Mestrado Normal

Sendo que estou inscrita num mestrado integrado numa faculdade x, acabo os três anos da licenciatura na faculdade x e quero candidatar-me a um mestrado de uma faculdade y e não aos da faculdade x. Teria de pagar uma multa à faculdade x por isto?
Não.

Mas, por exemplo, se completar apenas a licenciatura do mestrado integrado de bioengenharia posso fazer um mestrado que complete esse curso noutro país? Porque só tendo licenciatura em ciências da engenharia não me abre as portas para muitos mestrados estrangeiros, pois não?

Mas, por exemplo, se completar apenas a licenciatura do mestrado integrado de bioengenharia posso fazer um mestrado que complete esse curso noutro país? Porque só tendo licenciatura em ciências da engenharia não me abre as portas para muitos mestrados estrangeiros, pois não?
Sim. Teres a parte da licenciatura de um mestrado integrado ou uma licenciatura independente é igual em termos de qualificações.

Olá! :) Entrei agora em Engenharia Química com mestrado integrado em Aveiro. É possível fazer os 3 primeiros anos lá (correspondentes à licenciatura) e concluir os últimos 2 anos no mesmo curso também em Mestrado Integrado mas no Porto ou em Lisboa?

Olá @apalmeirao
Olá! :) Entrei agora em Engenharia Química com mestrado integrado em Aveiro. É possível fazer os 3 primeiros anos lá (correspondentes à licenciatura) e concluir os últimos 2 anos no mesmo curso também em Mestrado Integrado mas no Porto ou em Lisboa?
Sim.

E como funciona o processo de transferência? Não entro diretamente, como entraria se ficasse em Aveiro, certo?
Tens de concorrer ao mestrado, sendo a selecção feita pela instituição em causa havendo um limite de vagas.

• Like
Reactions: apalmeirao
Olá queria entrar para engenharia quimica no instituto politécnico do porto. Gostava de saber qual é a diferença entre um aluno que sai da feup e um aluno que sai do politécnico e também queria saber como funciona a questão dos mestrados e se alguém souber quais as opções de mestrados que há. Deverá esse ser um fator na escolha daquilo que quero seguir ou não?

Olá @Eduarda0606
Olá queria entrar para engenharia quimica no instituto politécnico do porto. Gostava de saber qual é a diferença entre um aluno que sai da feup e um aluno que sai do politécnico e também queria saber como funciona a questão dos mestrados e se alguém souber quais as opções de mestrados que há. Deverá esse ser um fator na escolha daquilo que quero seguir ou não?
Os mestrados integrados vão acabar em engenharia até 2021, que que esse não é propriamente um critério de escolha. Tenta guiar-te mais pelo que a faculdade em si te pode oferecer e as diferenças entre os cursos.

• Like
Reactions: Eduarda0606
Gostaria de saber se num mestrado integrado precisa se candidatar no 2 ciclo ou o 1 ciclo e 2 ciclo são seguidos automaticamente sem precisar de candidatura ?

Última edição:
Gostaria de saber se num mestrado integrado precisa se candidatar no 2 ciclo ou o 1 ciclo e 2 ciclo são seguidos automaticamente sem precisar de candidatura ?Quero me candidatar em ciências farmacêuticas e vi que só há mestrados integrados,se caso precise de candidatura para o 2 ciclo posso fazer a licenciatura em uma universidade e me candidatar para mestrado em outras aumentando possibilidade de ser aceita ?
CF só tendo mestrado integrados só se obtem o grau de farmacêutico com o mestrado não podendo ser exercido só com a licenciatura?
Primeiramente, o 1º ciclo de estudos corresponde à licenciatura e o 2º ciclo corresponde ao mestrado.
Há cursos que possuem mestrado integrado que não obrigam a tirar o mestrado para o exercício da profissão como é o caso de Engenharia Informática, podendo ficares apenas com a licenciatura (1º ciclo de estudos). Contudo, em cursos como Ciências Farmacêuticas, o mestrado e inscrição na respetiva ordem é necessário para o exercício de profissão.
Quanto à mudança de faculdades, cito a @Hafsah Sheik para esclarecer-te essa dúvida.

Gostaria de saber se num mestrado integrado precisa se candidatar no 2 ciclo ou o 1 ciclo e 2 ciclo são seguidos automaticamente sem precisar de candidatura ?Quero me candidatar em ciências farmacêuticas e vi que só há mestrados integrados,se caso precise de candidatura para o 2 ciclo posso fazer a licenciatura em uma universidade e me candidatar para mestrado em outras aumentando possibilidade de ser aceita ?
CF só tendo mestrado integrados só se obtem o grau de farmacêutico com o mestrado não podendo ser exercido só com a licenciatura?

Olá!
Como o @Marco Esperança já te disse, é necessário concluíres o mestrado para obteres o grau de farmacêutica.
Quanto à mudança de faculdades, podes sim realizar os três anos correspondentes à licenciatura e depois candidatar te a outras faculdades para o mestrado.

Gostaria de saber se num mestrado integrado precisa se candidatar no 2 ciclo ou o 1 ciclo e 2 ciclo são seguidos automaticamente sem precisar de candidatura ?

Em Engenharia Física, como atualmente há Mestrado Integrado, quem acaba os três primeiros anos é licenciadx e pode pedir o diploma da Licenciatura nos Serviços Académicos. Há pessoas que quando acabam a licenciatura decidem logo ir trabalhar e não querem fazer os dois anos de Mestrado, mas a maioria prossegue os estudos. No Mestrado Integrado em Engenharia Física não é necessário te candidatares ao Mestrado, nem pagas mais (pagas por cada ano o mesmo valor que pagavas na licenciatura), ao contrário do que ocorre nos cursos em que o Mestrado não está integrado e tens de te candidatar, onde têm em conta a média que tiraste na licenciatura.

• Like
Reactions: Marco Esperança
Olá, alguém sabe se quando ingressamos no ensino superior com mestrado integrado, se depois é possível mudar o mestrado para outra faculdade?

boa noite! estou atualmente no 3º ano do Mestrado Integrado em ciências farmacêuticas, é possível eu fazer o mestrado integrado completo (5 anos) e depois escolher outro mestrado na mesma área? (no meu caso, mestrado em cosmetologia avançada)

boa noite! estou atualmente no 3º ano do Mestrado Integrado em ciências farmacêuticas, é possível eu fazer o mestrado integrado completo (5 anos) e depois escolher outro mestrado na mesma área? (no meu caso, mestrado em cosmetologia avançada)
É possível fazer dois mestrados, sim, mas ter dois diplomas do mesmo grau tem utilidade questionável, e duração apenas ligeiramente inferior ao doutoramento. Porque não ir logo para o mestrado que queres fazer?

Última edição:
Um Mestrado Integrado é um ciclo de estudos que engloba licenciatura e mestrado seguido.
- Propinas geralmente mantém o mesmo preço ao longo de todo o ciclo
- Podes ter cadeiras em atraso da licenciatura e estar a frequentar o mestrado

O Mestrado isolado é ao que te tens de candidatar se concluires um ciclo de estudos que apenas corresponde a licenciatura, verifica-se o contrário dos dois pontos que referi (propinas geralmente maiores e não podes deixar nada da licenciatura por fazer antes de ires para o mestrado). Na procura de trabalho não deve interferir porque são apenas duas maneiras de ingressar num mestrado
uma pergunta: É possivel adquirir um diploma apenas da licenciatura estando num mestrado integrado? Digo estou a procura de emprego mas ainda nao conclui o mestrado integrado, posso meter como concluído a licenciatura? nao sei se recebo diploma