Mestrado na área da saúde

slender marie

Membro
Matrícula
25 Junho 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCS - UBI
Boa Tarde,

Finalizei este ano o 11º ano em Ciencia e Tecnologias, e ainda nao sei bem que curso hei de seguir na universidade, pois o meu objetivo é tirar o mestrado em Medicina Legal e Ciências Forenses... O meu problema é que nao sei bem qual o curso mais parecido com esse mestrado e qual o que me dara mais vantagens quando me candidatar ao 2º ciclo de estudos da universidade (o mestrado).
Já procurei informaçao nas instituiçoes que lecionam o mestrado e nao encontro informaçoes concretas...
Gostava tambem saber se tirando esse mestrado para que profissoes terei as portas abertas, uma vez que um dos meus objetivos é ser medica legista (mas ainda nao esta bem definido)

Espero que me consigam ajudar, porque e mesmo muito importante para mim

*Tambem tenho duvidas em relaçao a saber quais sao as diferenças entre o Mestrado de Medicina Legal e o Mestrado de Medicina Legal e Ciencias Forenses

Editado por um moderador:

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Quanto a Licenciaturas úteis para esse Mestrado não te sei dizer, mas em relação a quereres ser médica legista terás de tirar o Mestrado Integrado em Medicina e depois a especialidade correspondente (no caso, Medicina Legal).
Será que no site da Instituição/Instituições onde viste o Mestrado eles não dizem quais as áreas de Licenciatura que têm preferência?

• Like
Reactions: slender marie

thomastalavrus

Membro Caloiro
Matrícula
4 Julho 2015
Se queres ser Médica legista, tens que ingressar no curso de Medicina e depois fazes a especialidade de Medicina Legal. Quanto ao mestrado em si, não sei que outras licenciaturas abarcará, mas imagino que seja para exercer funções diferentes de um médico legista.

• Like

slender marie

Membro
Matrícula
25 Junho 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCS - UBI
Quanto a Licenciaturas úteis para esse Mestrado não te sei dizer, mas em relação a quereres ser médica legista terás de tirar o Mestrado Integrado em Medicina e depois a especialidade correspondente (no caso, Medicina Legal).
Será que no site da Instituição/Instituições onde viste o Mestrado eles não dizem quais as áreas de Licenciatura que têm preferência?
Nos sites onde eu vi referia algumas licenciaturas, ("Podem candidatar-se à matrícula e inscrição os licenciados em Medicina, Medicina Dentária, Direito, Psicologia, Ciências Sociais, Química, Bioquímica, Engenharia Química, Farmácia, Ciências Farmacêuticas, Biologia, Antropologia, Ciências Criminais e Ciências Policiais, ou outras licenciaturas afins, com a classificação final mínima de 14 valores"), e tambem os criterios de selecao (no caso de Coimbra, as outras instituiçoes nao referem nada sobre isso): "Os candidatos serão seleccionados pela aplicação dos seguintes critérios de prioridade, tendo, no entanto, a licenciatura em Medicina e/ou Medicina Dentária preferência em, pelo menos, 50% das vagas e os licenciados que exerçam funções profissionais no âmbito das Ciências Forenses em, pelo menos, 20% das vagas"
Mas como nao sei se consigo entrar em medicina nao sei bem que área seguir pois não sei qual das licenciaturas que se podem candidatar a que tem mais haver com Medicina Legal.... A minha primeira hipotese é medicina, mas e se no final do meu secundario nao tiver média para medicina?

slender marie

Membro
Matrícula
25 Junho 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCS - UBI
Se queres ser Médica legista, tens que ingressar no curso de Medicina e depois fazes a especialidade de Medicina Legal. Quanto ao mestrado em si, não sei que outras licenciaturas abarcará, mas imagino que seja para exercer funções diferentes de um médico legista.
Não ha mesmo outra hipotese? Porque nao sei se consigo entrar em medicina pro ano... O mestrado abarca as seguintes licenciaturas : Medicina, Medicina Dentária, Direito, Psicologia, Ciências Sociais, Química, Bioquímica, Engenharia Química, Farmácia, Ciências Farmacêuticas, Biologia, Antropologia, Ciências Criminais e Ciências Policiais... Mas tambem nao sei ate que ponto uma pessoa que tira a licenciatura em Direito (por exemplo) e uma pessoa que tira um licenciatura em Quimica (outro exemplo) se diferenciam quando o finalizarem o Mestrado em Medicina Legal...
Conheces alguem que ja tenha tirado o Mestrado em Medicina Legal?

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Diferenciam-se e muito, no sentido que uma pessoa licenciada em Direito que tire esse Mestrado vai trabalhar na àrea do Direito que trata desses assuntos, e uma pessoa licenciada em Química vai trabalhar (eventualmente) em laboratórios que façam análises deste tipo (no Instituto de Medicina Legal há labs de análises, por exemplo).
O que tens de perceber é que este Mestrado não é de acesso a nenhuma profissão específica, ele será o que tu fizeres dele, e poderás aceder a algumas áreas consoante a Licenciatura de onde vieres.

• Like

slender marie

Membro
Matrícula
25 Junho 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCS - UBI
Diferenciam-se e muito, no sentido que uma pessoa licenciada em Direito que tire esse Mestrado vai trabalhar na àrea do Direito que trata desses assuntos, e uma pessoa licenciada em Química vai trabalhar (eventualmente) em laboratórios que façam análises deste tipo (no Instituto de Medicina Legal há labs de análises, por exemplo).
O que tens de perceber é que este Mestrado não é de acesso a nenhuma profissão específica, ele será o que tu fizeres dele, e poderás aceder a algumas áreas consoante a Licenciatura de onde vieres.
Obrigado pela ajuda!
Entao se eu partir da licenciatura de Medicina Dentaria (caso nao consiga entrar em medicina) podera ser algo parecido?

a fish

(mandem-me ir estudar, sff)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Eu não conheço ninguém que tenha tirado o mestrado em Medicina Legal e Ciências Forenses, mas tenho uma amiga que desde sempre o quis tirar e está a tirar a licenciatura em Bioquímica :) por enquanto este mês está ocupada em fazer um estágio em toxicologia (creio eu) no Instituto de Medicina Legal :)

• Like

slender marie

Membro
Matrícula
25 Junho 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCS - UBI
Eu não conheço ninguém que tenha tirado o mestrado em Medicina Legal e Ciências Forenses, mas tenho uma amiga que desde sempre o quis tirar e está a tirar a licenciatura em Bioquímica :) por enquanto este mês está ocupada em fazer um estágio em toxicologia (creio eu) no Instituto de Medicina Legal :)
A serio? :D E sabes se vai tirar mesmo esse Mestrado? Toxicologia tambem deve ser fixe ;)
Sabes se ela conhece alguem que ja esta a tirar o mestrado ou se ela tem alguma noçao de como é?

a fish

(mandem-me ir estudar, sff)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
sabe que, na FMUC, só abre de dois em dois anos... :\

• Like

Godzilla666

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2015
boas pessoal, qnd eu tiver 29 anos vou acabar a licenciatura em Biotecnologia,
a minha questão é: Com curso de biotecnologia tenho boa chance de entrar no mestrado de neurociencias?
neurociencia é uma das minhas principais paixões desde cedo.
outra coisa é algo relacionado com medicina.
Que tipo de áreas tenho boa chance de entrar com licenciatura em biotecnologia dentro da área da saude\medicina (Eu nao quero ser Dr. para dar consultas, mas quero tar dentro da área da investigação na area da medicina)
os meus interesses principais são:
-Neurociencia
-Imunologia
-Microbiologia
-Engenheria de Tecidos \ celuals tronco em geral

Tipo eu sei que biotecnologia é tipo um Gateway para várias áreas, e uma dessas áreas é a saúde, (as outras são industria, agricultura, alimentos,etc), por isso eu tou a assumir desde o inicio que as minhas competencias são +/- as mesmas do que uma pessoa licenciada em biomedica . Então ? o que acham?
volto a repetir, nao tou interessado em ser médico per se, mas tar dentro da área da medicina, Investigar, pesquizar, inventar, "engenheirar", etc :)

• Like
Reactions: João Rosado

BananaPower

Membro
Matrícula
24 Agosto 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Faculdade de Ciências da Saúde
SIm, é possível. Tens é que ter em conta que a escolha de candidatos (e então Neurociências...ui!) é exigente e que eles consideram não so a tua nota mas tb estágios, trabalhos publicados, se tens conhecimentos sobre um bocado, se tens motivação etc.

daniamoreira97

Membro Caloiro
Matrícula
17 Setembro 2015
Olá! Preciso que alguém me esclareça uma dúvida (urgente!)
Eu estou indecisa entre seguir ciencias biomedicas na UBI ou engenharia biologica. Como eu gosto da área da saúde, as ciencias biomedicas iriam-me dar provavelmente uma formação mais sólida nessa área mas por outro lado tem a desvantagem de ser numa universidade mesmo muito longe! A engenharia biológica tem a vantagem de estar muito mais perto para mim e numa univ com prestigio mas a desvantagem é de não ter nos 3 anos de licenciatura disciplinas na area da saude mas depois poderia fazer um mestrado na área da saúde, certo? Será que é melhor optar por ciencias biomedicas ou eng biologica?

BananaPower

Membro
Matrícula
24 Agosto 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Dependende da instituição em que concorres ao mestrado, umas dão os mesmos pontos (a nota funciona por 50% nota de licenciatura + 50% outros fatores, que resultam da soma de pontos de diversos critérios como o curso, artigos publicados etc) aos dois cursos, outras valorizam (mas pouco mais) CB, apesar de não ser tão acentuado.
Tecnicamente, é igual ires para um ou para outro quando na altura de mestrado, valorizam, a maioria, de igual maneira. Mas, se conseguires, aconselho CB, já que te prepara melhor.

daniamoreira97

Membro Caloiro
Matrícula
17 Setembro 2015
Dependende da instituição em que concorres ao mestrado, umas dão os mesmos pontos (a nota funciona por 50% nota de licenciatura + 50% outros fatores, que resultam da soma de pontos de diversos critérios como o curso, artigos publicados etc) aos dois cursos, outras valorizam (mas pouco mais) CB, apesar de não ser tão acentuado.
Tecnicamente, é igual ires para um ou para outro quando na altura de mestrado, valorizam, a maioria, de igual maneira. Mas, se conseguires, aconselho CB, já que te prepara melhor.
Obrigada pela resposta! A nível de artigos cientificos publicados, neste momento o CEB (Centro de engenharia biologica da uminho) é o que publica mais artigos cientificos e é bastante reconhecido lá fora. Isso também há que ter em conta já que conta por si só 50% :) Mas por outro lado na eng biologica não teria cadeiras de anatomia como nas biomedicas

BananaPower

Membro
Matrícula
24 Agosto 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Só dei um exemplo, os 50% englobam outras coisas para além de trabalhos que publicaste (empenho, criatividade, experiência profissional etc).
Aconselho Biomédicas mesmo assim, a Anatomia é mais exigente mas o curso dá-te mais bases, o que depois durante o mestrado em que fores colocada, te deixa mais à vontade.

• Like
Reactions: daniamoreira97

daniamoreira97

Membro Caloiro
Matrícula
17 Setembro 2015
Só dei um exemplo, os 50% englobam outras coisas para além de trabalhos que publicaste (empenho, criatividade, experiência profissional etc).
Aconselho Biomédicas mesmo assim, a Anatomia é mais exigente mas o curso dá-te mais bases, o que depois durante o mestrado em que fores colocada, te deixa mais à vontade.
Obrigada pela resposta mais uma vez!
Pois e anatomia é aquilo que eu pretendia mesmo estudar e biomédicas tem anatomia :) Só q por outro lado o curso de ciencias biomedicas so tenho media na UBI e tenho algum receio de nao ser tao boa como a UM. .. E a UM tá mesmo a porta da minha casa
Só mais uma coisa: conheces o curso de ciencias biomedicas? tens algum feedback positivo em relação ao curso? :)

daniamoreira97

Membro Caloiro
Matrícula
17 Setembro 2015
É que eng biologica nao percebo porque tem mesmo muitas disciplinas de matemática, fisica, quimica nos 3 primeiros anos . Fazia sentido ter mais biologia. Qual a necessidade da matematica e fisica no curso? Sera muito dificil? . A matematica conseguia ter boas notas...agora matematica aplicada nao!! detestava e sempre que tinha problemas de matematica aplicada em testes de MAT A eu nao percebi nada e errava smp..Sera q engenharia tem muita mat aplicada?

BananaPower

Membro
Matrícula
24 Agosto 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
A matemática de CB é chata mas não é muito dificil... e engenharia tem muita matemática. MUITA. Só vale a pena estudares isso tudo se quiseres ir para um mestrado mais virado para as engenharias, se te imaginares mais a trabalhar com biologia (Neurociencias, Oncologia etc) CB é melhor.
O curso é optimo, exigente sim, mas dá-te imensas bases, e a UBI é uma boa instituição. Bons professores, bons laboratorios... Estou a gostar imenso, pessoalmente :)
Acho que é uma questão de veres se compensa ficar mais longe ou ficar perto mas teres de estudar matérias que menos gostes. Pessoalmente, CB vale bem a pena se queres algo relacionado com biologia, mas, lá está, é longe.
Eu percebo porque também lidei com a questão vale-a-pena x distância.