Mestrado na área da saúde

daniamoreira97

Membro Caloiro
Matrícula
17 Setembro 2015
A matemática de CB é chata mas não é muito dificil... e engenharia tem muita matemática. MUITA. Só vale a pena estudares isso tudo se quiseres ir para um mestrado mais virado para as engenharias, se te imaginares mais a trabalhar com biologia (Neurociencias, Oncologia etc) CB é melhor.
O curso é optimo, exigente sim, mas dá-te imensas bases, e a UBI é uma boa instituição. Bons professores, bons laboratorios... Estou a gostar imenso, pessoalmente :)
Acho que é uma questão de veres se compensa ficar mais longe ou ficar perto mas teres de estudar matérias que menos gostes. Pessoalmente, CB vale bem a pena se queres algo relacionado com biologia, mas, lá está, é longe.
Eu percebo porque também lidei com a questão vale-a-pena x distância.
Estudas na UBI ? Em ciencias biomedicas ?
Pois, na 2a fase nao sei se fico porque nao coloquei nas minhas primeiras opções, mas ainda tenho a 3a fase! Eu estive a ver e as ciencias biomedicas na UBI tem quase sempre vaga na 3ª fase

BananaPower

Membro
Matrícula
24 Agosto 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Faculdade de Ciências da Saúde
Yup! Estudo! Foste colocada agora na 2a fase? :)

Patríciasf

Membro Caloiro
Matrícula
8 Setembro 2015
Olá :) não sei se alguém me vai poder responder a esta questão, estou a concluir o curso em Reabilitação Psicomotora, gostava de saber se é possível mudar de área no mestrado?
Posso concorrer a mestrados que tenham como destinatários licenciaturas equivalentes a medicina/fisioterapia ou Terapia Ocupacional?

kikanoga

Membro Caloiro
Matrícula
9 Junho 2016
Olá, boa tarde ☺
Concluí agora o 12° ano e gostava de concorrer ao curso de Reabilitação Psicomotora. Pode dizer-me como é o curso, o que fazem, como são as aulas, em que consiste...?
Obrigada

Carolle

Membro
Matrícula
24 Junho 2016
Curso
Bioquímica
Instituição
FCUL
Olá :) não sei se alguém me vai poder responder a esta questão, estou a concluir o curso em Reabilitação Psicomotora, gostava de saber se é possível mudar de área no mestrado?
Posso concorrer a mestrados que tenham como destinatários licenciaturas equivalentes a medicina/fisioterapia ou Terapia Ocupacional?
Olá, podes escolher praticamente qualquer tipo de mestrado.
Pensa numa área que te agrade e depois procura os destinatários porque por norma eles especificam, se não for restrito a alguns cursos, (por exemplo: mestrado x: destinado apenas a alunos com licenciatura y), então podes escolher o mestrado que bem entenderes. Caso tenhas já alguma ideia em mente, aconselho-te a dirigires-te à instituição e que lhes perguntes diretamente como funciona :)

Matrícula
24 Dezembro 2016
Olá, antes demais desejo a todos um feliz natal rodeado por aqueles que amam. Chamo-me João e ando no 11º ano em Ciências e Tecnologias, criei hoje a minha conta, pois tenho necessidade de fazer algumas questões acerca das ciências forenses e a medicina legal, pois são sem dúvida as áreas que estou mais virado a seguir no final do 12º ano, isto deve-se tudo ao facto de desde, talvez, os 10 anos, ver séries como CSI, Hawai Five-O, entre outras. Eu sei que nas séries não tem nada em comparação à realidade, mas eu um dia gostava de trabalhar num laboratório forense ou ser médico legista.
Adorava obter opiniões/respostas não só dos que pertencem à alguma das instituições a seguir apresentadas mas também de quem tiver "mão na matéria".
Primeiramente gostava que, se possível, me respondessem às seguintes questões acerca destas duas instituições:Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e Instituto Universitário De Ciências Da Saúde( acho que pertence à CESPU).
1º:A localização da CESPU(não tenho certeza);
2º:Como é a relação professores, colegas, etc;
3º:As propinas;
4º:A média de acesso neste últimos anos(se possível);
5º:Os planos de estudo(acho que são as cadeiras);
6º:A vossa opinião acerca do instituto( se o frequentaram ou frequentam).

Agora tenho apenas mais 1 dúvida que precisava mesmo de ser esclarecida que é: se eu frequentar ciência forense conseguiria seguir depois medicina legal(acho que é assim), ou seja, se conseguia ser médico legista sem seguir medicina(eu sei que pode parecer estúpido mas é que eu não tenho média para ir para medicina, e eu adorava ser médico legista).
Agradeço desde já quem me poder ajudar, pois eu ainda ando no 11º ano e já ando a stressar por causa disto, e queria ter já algum tipo de informação acerca do assunto, para não andar "stressado" no final do 12º.
Peço também desculpa se tenho algum tipo de erro ortográfico.

Matrícula
11 Setembro 2016
Curso
Biologia Celular e Molecular
Instituição
FCT-UNL
Boa noite! Sou um aluno finalista de LBCM (licenciatura em Biologia Celular e Molecular) na FCT/UNL, e gostava de perguntar se alguém conhece algum mestrado dentro do país que trabalhe na área da imunologia ou áreas relacionadas. Eu sei que em Coimbra existe investigação biomédica que tem uma componente imunológica, mas segundo o que sei essa componente vai ser substituída este ano, sendo que estou completamente "à nora" no que toca ao mestrado que deveria escolher. Obrigado!

Carolle

Membro
Matrícula
24 Junho 2016
Curso
Bioquímica
Instituição
FCUL
Boa tarde,
Termino este ano a minha licenciatura em Bioquímica e pretendo inscrever-me em mestrado em Neurociências na FMUL ou ir para algo que já encontrei aqui neste forúm: Medicina para licenciados.
Gostaria que alguém em explicasse como funciona este curso de medicina para licenciados e que me explicassem como funcionam as entrevistas para ambos os casos e por adição, se há requisitos mínimos para o curso de medicina para licenciados pois não encontrei nada no site.
Gostaria também de fazer outra pergunta. Uma amiga minha que também termina este ano o curso de bioquímica, gostaria de ingressar num mestrado de medicina legal, quando pesquisou no google apareceu a FMUL,no entanto o site não faz referência a tal curso. Alguém me poderia explicar formas para ela entrar nesta área por favor?
Obrigada :)

• Like
Reactions: Cláudio Lopes

Cláudio Lopes

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
4 Março 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Boa tarde,
Termino este ano a minha licenciatura em Bioquímica e pretendo inscrever-me em mestrado em Neurociências na FMUL ou ir para algo que já encontrei aqui neste forúm: Medicina para licenciados.
Gostaria que alguém em explicasse como funciona este curso de medicina para licenciados e que me explicassem como funcionam as entrevistas para ambos os casos e por adição, se há requisitos mínimos para o curso de medicina para licenciados pois não encontrei nada no site.
Gostaria também de fazer outra pergunta. Uma amiga minha que também termina este ano o curso de bioquímica, gostaria de ingressar num mestrado de medicina legal, quando pesquisou no google apareceu a FMUL,no entanto o site não faz referência a tal curso. Alguém me poderia explicar formas para ela entrar nesta área por favor?

Olá @Carolle

Tantas perguntas. Bem, vou te tentar dar uma ideia global sobre o concurso especial de licenciados para medicina. Então, eu fui uma das pessoas que ingressou na FMUC por esse sistema. Os critérios variam de acordo com a faculdade a que te estás a candidatar, e podem variar bastante. Em alguns locais bastam as notas do secundário ou exames, noutros locais terás de fazer provas, portanto varia! E pode variar de ano para ano! Assim, terás de estar sempre atenta ao site de cada uma das faculdades que te interessa. De qualquer forma vou te deixar aqui o tópico aqui do uniarea para tu ires seguindo, será o melhor local para colocares duvidas:

Acesso a Medicina para Licenciados

A melhor das sortes,
abraço

Nerd

Membro Dux
Matrícula
2 Junho 2016
Depende do que ela quer fazer na área.

O típico médico legista tem o Mestrado Integrado de Medicina e a Especialidade de Medicina Legal, pelo que seria o que ela teria que fazer.

Existem, no entanto, mestrados nessa área (Medicina Legal e Ciências Forenses), que normalmente aceitam licenciados em Bioquímica (e não só), e que (isto pela minha interpretação do que li), embora não lhe dê aptidões para fazer autópsias, analisar vítimas de abuso, investigar cenas de tortura e danos corporais, etc., podem cooperar com as entidades da justiça, realizando os exames e perícias de medicina legal, e prestar apoio técnico e laboratorial.

Se me perguntares a diferença, não sei te responder (sorry).

a fish

(mandem-me ir estudar, sff)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Boa tarde,
Depende do que ela quer fazer na área.

O típico médico legista tem o Mestrado Integrado de Medicina e a Especialidade de Medicina Legal, pelo que seria o que ela teria que fazer.

Existem, no entanto, mestrados nessa área (Medicina Legal e Ciências Forenses), que normalmente aceitam licenciados em Bioquímica (e não só), e que (isto pela minha interpretação do que li), embora não lhe dê aptidões para fazer autópsias, analisar vítimas de abuso, investigar cenas de tortura e danos corporais, etc., podem cooperar com as entidades da justiça, realizando os exames e perícias de medicina legal, e prestar apoio técnico e laboratorial.

Se me perguntares a diferença, não sei te responder (sorry).
Para acrescentar, a própria FMUC tem este mestrado de Medicina Legal - normalmente abre de dois em dois anos (2016/2017 foi ano "não"). Também tenho uma amiga recém-licenciada em BQ que quer seguir tal mestrado. Agora ai de vocês se lhe roubam a vaga! :sweatsmile:

Nerd

Membro Dux
Matrícula
2 Junho 2016
Para acrescentar, a própria FMUC tem este mestrado de Medicina Legal - normalmente abre de dois em dois anos (2016/2017 foi ano "não"). Também tenho uma amiga recém-licenciada em BQ que quer seguir tal mestrado. Agora ai de vocês se lhe roubam a vaga! :sweatsmile:
O que podem fazer com o Mestrado?

a fish

(mandem-me ir estudar, sff)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
O que podem fazer com o Mestrado?
honestamente, nunca percebi muito bem xD mas se me obrigassem a dizer qualquer coisa dizia mais ou menos o que disseste acima :p no caso de Bioquímica, suponho que o apoio seja mesmo mais para a área toxicológica/laboratorial...

• Like
Reactions: Nerd

Cláudio Lopes

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
4 Março 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Boas renato.

Sinceramente, não estou muito dentro do assunto. Ainda tentei pesquisar alguma coisa mas o unico que encontrei foi este no ICBAS : ICBAS - Mestrado em Imunologia

Pode ser que alguém que saiba um pouco melhor te possa ajudar.
Abraço

leeonorsoousa

Membro Caloiro
Matrícula
2 Janeiro 2017
Boa tarde, tenho andado aqui com umas dúvidas e gostaria imenso que alguém me ajudasse. Gostava imenso de ir para medicina mas infelizmente acho que não tenho média suficiente para tal então pensei em seguir algo que também sempre gostei imenso que é seguir a medicina na área da investigação como por exemplo engenharia biomédica, ciências biomédicas, etc... O que acontece é que gostava imenso, se seguisse esta área, de descobrir doenças, curas e coisas assim mas não consigo entender qual o curso específico para tal pois imensa gente me diz que é engenharia biomédica e outras já dizem que esse curso não é bem para essa área. Alguém me pode ajudar por favor? Obrigada

jj1234

Membro
Matrícula
26 Novembro 2015
Olá Leonor!
Pensa mesmo muito bem antes de te meteres na investigação e acredita que sei bem do que falo que estou a fazer investigação na área do Cancro. Eu própria quero ver se consigo entrar em medicina pelo concurso de licenciados este ano e deixar a investigação. Para investigação na área da saúde podes escolher Bioquímica, Biologia, ciências biomédicas, genética e Biotecnologia, qualquer um dos 4 cursos é bastante bom. O curso de engenharia biomédica a ideia que tenho é que serve mais para o desenvolvimento, fabrico ou comercialização de equipamento de diagnóstico, terapêutica, reabilitação.
Mas pensa muito bem antes de te meteres na investigação pois as saídas profissionais são PÉSSIMAS! "em Portugal, a carreira de investigador é o símbolo máximo da precariedade laboral. Licenciados, doutorados, gestores de ciência… todos são inseridos no mesmo ’’saco’’ para o Estado: são bolseiros e hão-de sobreviver neste mundo à custa de bolsas da FCT com contratos a tempo incerto, sem investimento público e sem direitos. É neste enquadramento que surge a questão da ’’fuga de cérebros’’: cerca de metade dos investigadores portugueses estão emigrados ou tencionam emigrar."

jj1234

Membro
Matrícula
26 Novembro 2015
Acho que não existe nenhum! Realmente antigamente existia esse do icbas mas acabou. Mas espera para ver se há alguém que conheça.
--- Post atualizado ---
Vê este de Bioquímica na FCUP: FCUP - Mestrado em Bioquímica
Tem uma cadeira de Imunologia (Biologia da Infeção) e depois podes sempre falar com os professores da área a ver se consegues fazer a tese com eles.