Olá.
Olá, eu estou no 2o ano de engenharia informática e gostava de saber se seria possível para mim ingressar no final da licenciatura num mestrado em engenharia mecânica , engenharia civil ou então gestão .
Isso vai depender dos requisitos que o edital de concurso do mestrado fixar. Se as áreas forem consideradas "semelhantes o suficiente", eventualmente poderia dar acesso, dependendo da opinião da Comissão Científica do mestrado em que quiseres ingressar. Duvido que seja o caso para os exemplos que dás. Engenharia Informática tem, a meu ver, poucas semelhanças com Engenharia Mecânica ou Engenharia Civil. Talvez Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Talvez.
Em Gestão, eventualmente poderias ingressar, já que os requisitos de acesso são mais abrangentes, e em princípio a tua formação em Engenharia deu-te as bases matemáticas necessárias.
Sinceramente, se quiseres trocar de área, acho que ainda vais a tempo. Deves ter bastantes equivalências no 1º ano, sendo que as bases das várias Engenharias costumam ser as mesmas. Cálculo, Álgebra, Mecânica... e depois no 2º e 3º ano é que começam a ficar diferentes. Isto, se quiseres mesmo mudar e não estiveres apenas a perguntar por curiosidade.
Gostava de saber se também caso fosse possível o ingresso nestes mestrados se conseguiria exercer as funções no mercado de trabalho e arranjar emprego na área por exemplo de testou ou engenheiro civil .
Não necessariamente. Muitas vezes, o requisito fixado pela lei é de
licenciatura na área relevante, mas há-de depender do caso específico, até porque muitos dos postos para engenheiros não implicam burocracias dessas, apenas ter ou não ter conhecimento na área. Se for um daqueles postos de trabalho em que precisas de "assinar coisas", de estar inscrito na Ordem e tal, aí poderia não dar. Depende.
Qualquer questão, dispõe.