mestrado numa área diferente

Ana Mariaaa

Membro Caloiro
Matrícula
25 Janeiro 2024
Estou a terminar o 12°. Minha ideia inicial era ir para o curso de design de comunicação, mas não tenho média suficiente para o curso. Tenho história como segunda opção, na faculdade nova de Lisboa ou a faculdade de letras de Lisboa. É possível fazer o mestrado num curso de design de comunicação após terminar a licenciatura em história?

Estou a terminar o 12°. Minha ideia inicial era ir para o curso de design de comunicação, mas não tenho média suficiente para o curso. Tenho história como segunda opção, na faculdade nova de Lisboa ou a faculdade de letras de Lisboa. É possível fazer o mestrado num curso de design de comunicação após terminar a licenciatura em história?
Olá, Ana. Sim, não há exclusividade nos mestrados, regra geral (excepto em mestrados em Ensino). Mas tem em conta que o perfil alvo descrito por várias instituições é este:
  • Os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de Design, Belas-Artes, Arquitetura, Multimédia, Comunicação e outras afins
Tirares História não impossibilita o mestrado, mas provavelmente seria preferível uma licenciatura que se encaixe mais nas áreas que mencionei acima, uma vez que o CV nos mestrados faz parte da avaliação para a entrada no curso e já não se baseia tanto num concurso de "médias".

Boa tarde a todos :)
Sou licenciada em Educação Social, à cerca de 6 anos atrás, mas nunca consegui exercer na área.
Pretendo tirar um Mestrado este ano e, por gostar muito da área da saúde, estava a ponderar candidatar-me ao Mestrado em Terapia Ocupacional.
Tendo em conta as condições de acesso do curso e o meu currículo/experiência profissional na área da saúde, penso que tenho hipóteses de entrar.
A minha questão é: tendo uma licenciatura em Educação e um Mestrado em Terapia Ocupacional, poderei exercer funções nessa área como alguém com Licenciatura em Terapia Ocupacional?
Posso, após terminar o Mestrado, pedir Cédula Profissional nessa área?

Agradeço, desde já, pela ajuda :)

Última edição:
Boa tarde a todos :)
Sou licenciada em Educação Social, à cerca de 6 anos atrás, mas nunca consegui exercer na área.
Pretendo tirar um Mestrado este ano e, por gostar muito da área da saúde, estava a ponderar candidatar-me ao Mestrado em Terapia Ocupacional.
Tendo em conta as condições de acesso do curso e o meu currículo/experiência profissional na área da saúde, penso que tenho hipóteses de entrar.
A minha questão é: tendo uma licenciatura em Educação e um Mestrado em Terapia Ocupacional, poderei exercer funções nessa área como alguém com Licenciatura em Terapia Ocupacional?
Posso, após terminar o Mestrado, pedir Cédula Profissional nessa área?

Agradeço, desde já, pela ajuda :)
Eu diria que é uma questão a colocares ao director do mestrado ao qual te vais candidatar. Em princípio, sim, terias formação para terapeuta ocupacional, mas convém confirmares junto da instituição.