Mestrado numa instituição diferente da licenciatura

claumar21

Membro Caloiro
Matrícula
17 Abril 2021
Curso
Engenharia Biomédica
Instituição
ISEP
Olá pessoal! Gostava de saber o quão difícil é entrar num mestrado numa instituição diferente da que fiz a licenciatura. Não consigo encontrar editais nos portais das universidades. Pedi transferência de instituição mas estou na dúvida se faço no ISEP ou na UM (estou em eng.biomédica btw). A licenciatura do ISEP combina muito mais comigo em termos de plano curricular no entanto não é sequer opção fazer mestrado no ISEP. As áreas que me interessam seriam na UC, UM ou IST mas tenho medo de ficar no ISEP e daqui a 2 anos não conseguir fazer mestrado fora porque sei que os alunos de "dentro" têm prioridade na entrada no mestrado (pelo menos no IST). Alguém que tenha feito mestrado noutra instituição diferente da licenciatura (especialmente em engenharia) que me possa falar da sua experiência?

Não posso falar por experiência, mas um amigo próximo do meu filho fez a licenciatura de Engenharia Informática no Instituto Politécnico de Setúbal e conseguiu entrar no mestrado na FCT-UNL sem grande dificuldade, apesar de uma média até relativamente baixa. Por isso, creio que não será impossível fazer um mestrado noutra instituição.

tenho medo de ficar no ISEP e daqui a 2 anos não conseguir fazer mestrado fora porque sei que os alunos de "dentro" têm prioridade na entrada no mestrado
Isto apenas é verdade em algumas instituições. Algumas organizam, separadamente, concursos internos e concursos externos, outras aplicam coeficientes ou bonificações, e algumas não usam nada disso e simplesmente ordenam os candidatos pela nota independentemente da universidade de origem. Não é, de modo algum, uma prática universal.
Gostava de saber o quão difícil é entrar num mestrado numa instituição diferente da que fiz a licenciatura
Isto varia de instituição para instituição. Em algumas é indiferente vires dela ou vires doutra, noutras não é.

Olá pessoal! Gostava de saber o quão difícil é entrar num mestrado numa instituição diferente da que fiz a licenciatura. Não consigo encontrar editais nos portais das universidades. Pedi transferência de instituição mas estou na dúvida se faço no ISEP ou na UM (estou em eng.biomédica btw). A licenciatura do ISEP combina muito mais comigo em termos de plano curricular no entanto não é sequer opção fazer mestrado no ISEP. As áreas que me interessam seriam na UC, UM ou IST mas tenho medo de ficar no ISEP e daqui a 2 anos não conseguir fazer mestrado fora porque sei que os alunos de "dentro" têm prioridade na entrada no mestrado (pelo menos no IST). Alguém que tenha feito mestrado noutra instituição diferente da licenciatura (especialmente em engenharia) que me possa falar da sua experiência?
Se o plano curricular do ISEP te atrai mais, pode ser uma boa escolha fazeres a licenciatura lá, especialmente se sentes que vais aprender mais e estar mais preparado para o que te interessa. Mesmo que o ISEP não tenha um mestrado na área que desejas, o importante é usares esse tempo para construíres uma base sólida de conhecimentos. No final da licenciatura, podes sempre candidatar-te a vários mestrados em diferentes instituições. Algumas instituições dão prioridade aos alunos que fizeram a licenciatura lá, especialmente em cursos muito concorridos. No entanto, isso não significa que seja impossível entrar vindo de outra instituição. Muitas vezes, as universidades reservam uma parte das vagas para alunos externos, e se tiveres um bom currículo e uma boa classificação, as tuas hipóteses são boas.

• Like
Reactions: claumar21
Olá! Fiz a licenciatura no ISEP e entrei no mestrado também no ISEP, mas temos várias pessoas de fora que entraram no mestrado aqui e pessoas do ISEP que entraram em outras universidades. Se tiveres uma boa média e um bom currículo, a faculdade é o menor dos teus problemas.

Se tens este poder de escolha, escolhe uma licenciatura na faculdade que mais te atraí e esforça-te. Não vais ficar impedido de entrares no mestrado que queres, tens é de fazer por isso. Boa sorte.

• Like
Por curiosidade, porque dizes que não é sequer uma opção fazer mestrado no ISEP?

Por curiosidade, porque dizes que não é sequer uma opção fazer mestrado no ISEP?
porque quero seguir a especialização de informática médica do meu curso e só há em Coimbra ou no Minho. No isep só há um único ramo de mestrado de biomed e parece me ser mais direcionado para a área da saúde (que não gosto)

Olá e desculpa só ter visto o post agora.

Depende dos critérios que apresentam na universidade/politécnico aonde vais entrar.

Eu entrei este ano letivo na Universidade da Beira Interior (Mestrado em Ciências do Desporto e na primeira fase) e os critérios são iguais para alunos da própria UBI e para alunos que vêm de outras instituições (eu vim da Licenciatura em Desporto no Politécnico da Guarda). Felizmente para mim, consegui entrar com nota OK, mas o que me salvou foram os outros dois critérios que eles pedem (área de estudos e experiência profissional).

• Like