Mestrado Pós Biotecnologia

Ruben M

Membro Caloiro
Matrícula
1 Junho 2015
Curso
Biotecnologia
Boas Pessoal,

Estudo biotecnologia, estou quase a terminar o curso e dado a multidisciplinidade do mesmo sinceramente ainda não sei que rumo seguir.
Algumas sugestões de estudantes do mesmo ramo ?

Babrun

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2017
Boas,
Ao longo da tua licenciatura em biotecnologia, de que disciplinas/atividades/matérias mais gostaste?

• Like
Reactions: Ruben M

Ruben M

Membro Caloiro
Matrícula
1 Junho 2015
Curso
Biotecnologia
Boas,
Ao longo da tua licenciatura em biotecnologia, de que disciplinas/atividades/matérias mais gostaste?
Gostei de Genética, Microbiologia, Biotecnologia Alimentar entre outras mas assim de preferência até agora foram estás.
A situação é que eu pretendia algo mais virado para a saúde mesmo se de alguma forma indireta, como genética, genética Forense ...
Contudo na UBI Biotecnologia é muito mais virado para investigação e fundamentos de química e quimica a sério. Temos uma grande variedade de cadeiras desde cálculos a físicas a bioquímicas, micros e programação que torna um pouco difícil a escolha pois temos apenas um pouco de tudo

Babrun

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2017
Gostei de Genética, Microbiologia, Biotecnologia Alimentar entre outras mas assim de preferência até agora foram estás.
A situação é que eu pretendia algo mais virado para a saúde mesmo se de alguma forma indireta, como genética, genética Forense ...
Contudo na UBI Biotecnologia é muito mais virado para investigação e fundamentos de química e quimica a sério. Temos uma grande variedade de cadeiras desde cálculos a físicas a bioquímicas, micros e programação que torna um pouco difícil a escolha pois temos apenas um pouco de tudo
Se isto te anima, não considero a tua escolha difícil de todo, face aos teus interesses! :D Isto porque, em Portugal, há uma mão cheia de mestrados sobre genética! Pesquisa em universidades como a UTAD, UP, UC, as de Lisboa, entre outras, e certamente encontras lá mestrados de genética aos quais tens acesso!
Só não entendi uma coisa, o que queres exatamente fazer com a genética? Queixaste-te de na UBI biotec ser muito virada para a investigação e química... Genética não é química, certo, mas a maioria das saídas relacionadas com a genética em saúde prendem-se em investigação. Assim por alto, só me estou a lembrar das análises clínicas com genética (citogenética, amniocenteses, etc), ou da reprodução medicamente assistida, que não seja investigação.

Ruben M

Membro Caloiro
Matrícula
1 Junho 2015
Curso
Biotecnologia
Sim verdade :)
Eu lembro me de ter visto Genética Forense na UP, embora tivesse ficado um pouco desanimado com o facto de ter alguns critérios como experiência na área, trabalhos na área, etc que detinham uma percentagem que a mim por exemplo seria 0 nesses parâmetros, pq mesmo sendo de biotecnologia só tive 2 cadeiras de genética :/ e os nossos “ projetos “ de licenciatura não se baseiam sequer em genética ou pouco mesmo.
Estava também a ponderar fazer mestrado fora, tipo uma cena opcional estás a ver ?
Embora ainda não me tenha informado muito sobre o assunto.

Babrun

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2017
Sim verdade :)
Eu lembro me de ter visto Genética Forense na UP, embora tivesse ficado um pouco desanimado com o facto de ter alguns critérios como experiência na área, trabalhos na área, etc que detinham uma percentagem que a mim por exemplo seria 0 nesses parâmetros, pq mesmo sendo de biotecnologia só tive 2 cadeiras de genética :/ e os nossos “ projetos “ de licenciatura não se baseiam sequer em genética ou pouco mesmo.
Estava também a ponderar fazer mestrado fora, tipo uma cena opcional estás a ver ?
Embora ainda não me tenha informado muito sobre o assunto.
Quanto a mestrados fora não te posso ajudar, porque não pesquiso sobre mestrados fora de Portugal. 😅 Mesmo assim, face à quantidade considerável de mestrados focados em genética que existem em Portugal, acho que não há necessidade de os ires procurar lá fora. :P
Às vezes podem nem ter o nome "genética" escrito... Por exemplo, na UA existe o mestrado em biotecnologia onde escolhes um de três ramos: industrial e ambiental, alimentar e molecular. Se ingressares e escolheres o ramo molecular, tens muitas UCs optativas relacionadas com a genética, como tecnologia do RNA, genómica, etc. Também podes pesquisar por mestrados com o nome de "biologia molecular e celular"... O que queres exatamente fazer com a genética? Análises forenses?

Tichaa98

Membro Caloiro
Matrícula
6 Julho 2017
Curso
Biotecnologia
Instituição
IPS - ESTBarreiro
Boa tarde. Eu gostava de saber que mestrados existem para o curso de biotecnologia e em que faculdades existem. Alguém tem ideia?
Obrigada