Mestrado seguido de Licenciatura em Design gráfico

Sergiosilva

Membro Caloiro
Matrícula
21 Maio 2018
Olá! Eu sou recém licenciado em Design gráfico, e cheguei agora a uma fase da minha vida em que muitos de vocês que estão a ler isto, certamente já passaram, venho questionar, pedir uma opinião em relação ao mestrado a seguir, vou expor aqui a minha questão, embora não saiba se é o local apropriado para o escrever. Mas sinto que poderá surgir aqui alguma ajuda.

Durante a minha formação nesta área criativa que é o design gráfico, sempre me comportei muito bem, a faculdade foi óptima de inicio a fim, sentia-me criativo e com a certeza de que era isto quer queria fazer o resto da vida. No entanto, ao longo do tempo, apercebi-me de que sou mais prático/técnico do que propriamente criativo, isto é, gosto de criar, é incrível quando a resposta a um problema surge, mas o que de facto gosto de fazer é trabalhar dentro de regras, imposições e obrigações, darei um exemplo: Já há bastantes anos que sou apaixonado pela lapiseira 0.35 e pelo aristo. Eu de facto deliro com a geometria, o desenho rigoroso, o rigor! Assim, como o gosto pelo photoshop desde as primeiras aulas na minha formação de design gráfico. Ferramentas rigorosas. É o que me fascina.
Terminando de falar no que sou bom a fazer, agora para melhor me dár a entender, falarei do que sei que sou péssimo. Ilustração. tão livre que é (normalmente) que eu não suporto. deixei de saber desenhar quando descobri o aristo. Xd.

Sinto que estou na área certa e a licenciatura que terminei recentemente, em nada foi um erro, pelo menos para já ainda não acho! Não entanto, não sei o que fazer agora. Era muito feliz a trabalhar com desenho rigoroso 8 horas por dia, mas visto que não posso tirar um mestrado em arquitectura, questiono-me sobre o modo em que posso introduzir este meu gosto no design. Imagino-me por exemplo a lecionar, não exclusivamente geometria, mas outras áreas práticas, ferramentas. Sou de facto bom a falar com as pessoas e a partilhar conhecimento.

Alguém parecido comigo aqui?
Já pesquisei bastante, mas ainda nada me agradou completamente.
Sugestões?
Mestrados e7ou locais onde me possam esclarecer?
Se és designer, e não me sabes responder ao que escrevi, o que me aconselhas no mundo do trabalho?

Agradecia uma breve resposta.
Muito obrigado.
Sergiosilva

Soraia Daniela

Membro Caloiro
Matrícula
19 Fevereiro 2019
Olá! Eu sou recém licenciado em Design gráfico, e cheguei agora a uma fase da minha vida em que muitos de vocês que estão a ler isto, certamente já passaram, venho questionar, pedir uma opinião em relação ao mestrado a seguir, vou expor aqui a minha questão, embora não saiba se é o local apropriado para o escrever. Mas sinto que poderá surgir aqui alguma ajuda.

Durante a minha formação nesta área criativa que é o design gráfico, sempre me comportei muito bem, a faculdade foi óptima de inicio a fim, sentia-me criativo e com a certeza de que era isto quer queria fazer o resto da vida. No entanto, ao longo do tempo, apercebi-me de que sou mais prático/técnico do que propriamente criativo, isto é, gosto de criar, é incrível quando a resposta a um problema surge, mas o que de facto gosto de fazer é trabalhar dentro de regras, imposições e obrigações, darei um exemplo: Já há bastantes anos que sou apaixonado pela lapiseira 0.35 e pelo aristo. Eu de facto deliro com a geometria, o desenho rigoroso, o rigor! Assim, como o gosto pelo photoshop desde as primeiras aulas na minha formação de design gráfico. Ferramentas rigorosas. É o que me fascina.
Terminando de falar no que sou bom a fazer, agora para melhor me dár a entender, falarei do que sei que sou péssimo. Ilustração. tão livre que é (normalmente) que eu não suporto. deixei de saber desenhar quando descobri o aristo. Xd.

Sinto que estou na área certa e a licenciatura que terminei recentemente, em nada foi um erro, pelo menos para já ainda não acho! Não entanto, não sei o que fazer agora. Era muito feliz a trabalhar com desenho rigoroso 8 horas por dia, mas visto que não posso tirar um mestrado em arquitectura, questiono-me sobre o modo em que posso introduzir este meu gosto no design. Imagino-me por exemplo a lecionar, não exclusivamente geometria, mas outras áreas práticas, ferramentas. Sou de facto bom a falar com as pessoas e a partilhar conhecimento.

Alguém parecido comigo aqui?
Já pesquisei bastante, mas ainda nada me agradou completamente.
Sugestões?
Mestrados e7ou locais onde me possam esclarecer?
Se és designer, e não me sabes responder ao que escrevi, o que me aconselhas no mundo do trabalho?

Agradecia uma breve resposta.
Muito obrigado.
Sergiosilva

por acaso posso saber onde tiraste a licenciatura de design grafico? estou a pensar em seguir tambem e procuro universidades

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
C Alojamento e Bolsa em Mestrado Alojamento Universitário 0
E FLUP Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas Universidade do Porto 0
I Mestrado é mais fácil do que licenciatura? Engenharia informática ISEL Ensino Superior 0
I UMinho Mestrado em Finanças no Minho Universidade do Minho 0
D FMUC Mestrado em Neurociências molecular e translação (UC) Universidade de Coimbra 0
M ISCTE Mestrado 3º fase ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 4
P Licenciatura vs mestrado integrado Ensino Superior 1
C Mestrado Tecnologias Laboratoriais em Ciências Forenses Ciências 0
A Mestrado ou Concurso Especial para Titulares de Outros Cursos Superiores Concursos e Regimes Especiais 1
zepedrofp Licenciatura em CBL e Mestrado em Ciências Forenses Ciências 1
Bruna Filipa Santos Candidatura a mestrado Ensino Superior 4
T É possivel mudar de faculdade para fazer o mestrado integrado numa faculdade que tenha? Ensino Superior 4
Ariana_ ISCTE Inquerito de mestrado ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
Rute Oliveira Posso me inscrever no mestrado com disciplinas em atraso? Ensino Superior 1
João Condesso ULHT Aconselham o mestrado em economia? Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 0
M De mestrado a Medicina Veterinária Recursos Naturais 0
J Frequentar um mestrado e uma licenciatura ao mesmo tempo Ensino Superior 4
Marta9 Mestrado em Engenharia Biomédica Tecnologias 4
Luis Garcez Mestrado X biologia e mestrado na mesma área Ciências 0
M Diferentes áreas entre licenciatura e mestrado Ensino Superior 1
X Mestrado em Jornalismo e Comunicação Ciências Sociais e Serviços 0
C Qual o melhor mestrado para uma licenciada em tecnologia biomédica? Saúde 0
C FFUL Mestrado em Ciências Biofarmacêuticas Universidade de Lisboa 2
F ISCAC Gestão de Recursos Humanos - Mestrado Instituto Politécnico de Coimbra 1
P Para quem está em mestrado em economia/gestão/finanças, tem algum colega com background em engenharia? Ciências Económicas e Empresariais 1
citizen erased98 ISCTE Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência - ISCTE ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
T IST Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo - IST Universidade de Lisboa 4
Beapduarte ISCTE Mestrado em Ciência Política - ISCTE ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 2
D Mestrado em Imunologia Saúde 0
I FMUP Mestrado em Informática Médica Universidade do Porto 0
António123411 Mestrado em Criminologia ou Ciências Forenses com licenciatura em Sociologia? Ciências Sociais e Serviços 0
F Fazer tese de mestrado com UCs do primeiro ano de mestrado por concluir Ensino Superior 0
R Mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus - ISEG Ciências Económicas e Empresariais 0
D Apenas o mestrado de um Mestrado Integrado Ensino Superior 10
D UC Mestrado em Genética Clínica Laboratorial Universidade de Coimbra 8
I Mestrado em Ciências forenses Ciências 2
S ISCTE Mestrado em Economia Monetária e Financeira ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
D UC Mestrado de Especialização - Universidade de Coimbra Universidade de Coimbra 1
C FCSH Mestrado em Sociologia - FCSH Universidade Nova de Lisboa 0
B FCSH Mestrado em Edição de Texto - FCSH Universidade Nova de Lisboa 0
B UA NTC e Mestrado na ESMAD ou ESCS Universidade de Aveiro 0
J Mestrado em Engenharia Informática Tecnologias 1
R IST Mestrado no Técnico Universidade de Lisboa 1
R Mestrado - Tese ou Estágio ? Ensino Superior 8
Zigomático Mestrado em Fisioterapia Saúde 0
S UA Mestrado Marketing Universidade de Aveiro 0
M Mestrado integrado ou licenciatura em Bioengenharia? Tecnologias 1
F Biologia e mestrado em Biotecnologia: dúvidas Ciências 13
Alison FEUP/FBAUP Design Industrial e de Produto (Mestrado) Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
Alison Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios (Mestrado) UMINHO Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0