Mestrado

josesilva

Membro
Matrícula
4 Fevereiro 2015
Curso
Contabilidade e Finanças
Se for licenciado por uma instituição politécnica posso aceder aos mestrados de uma instituição universitária?

Matrícula
6 Março 2015
Boa tarde. Alguém me pode dar umas luzes sobre como fazer , como sabemos se somos colocados , quantas opções podemos colocar e o que é necessário para a candidatura a mestrado?

Obrigado :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Luís Soares da Costa
Alguém me pode dar umas luzes sobre como fazer , como sabemos se somos colocados , quantas opções podemos colocar e o que é necessário para a candidatura a mestrado?
A candidatura aos mestrados é realizada diretamente em cada uma das instituições de ensino superior em que estiveres interessado, segundo as regras definidas pelas próprias. Assim, se quiseres concorrer a vários mestrados deves fazer várias candidaturas e ir obtendo informações com cada uma das instituições de ensino superior.

Matrícula
6 Março 2015
Olá @Luís Soares da Costa

A candidatura aos mestrados é realizada diretamente em cada uma das instituições de ensino superior em que estiveres interessado, segundo as regras definidas pelas próprias. Assim, se quiseres concorrer a vários mestrados deves fazer várias candidaturas e ir obtendo informações com cada uma das instituições de ensino superior.

Obrigado :)
Mais uma dúvida, as candidaturas só começam no termino do ano letivo para o futuro licenciado poder concorrer certo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Mais uma dúvida, as candidaturas só começam no termino do ano letivo para o futuro licenciado poder concorrer certo?
Não necessariamente. Alguns mestrados abrem candidaturas em Março/Abril, aceitando candidatos ainda a acabar a licenciatura que só na matrícula entregam o comprovativo da conclusão da licenciatura. Cada mestrado e instituição tem o seu próprio calendário de candidatura.

JoanaLima

Ex-Moderadora
Matrícula
22 Outubro 2014
Podem me esclarer visto que aqui não esclarece! http://observador.pt/2015/06/08/est...stituicao-de-ensino-superior-no-primeiro-ano/

Se um aluno fizer licenciatura num politécnico pode se candidatar num mestrado de uma universidade?
Bom dia,

Não esclarece porque são assuntos totalmente diferentes que não têm qualquer interferência entre si.

A tua aceitação num mestrado está dependente das regras específicas da instituição que queres frequentar.
Não é uma Mudança de Curso nem uma Transferência, é um concurso de acesso a um mestrado.

Joana

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Obrigado, mas se o mestrado for integrado com a licenciatura?
É igual, um mestrado integrado não deixa de ser uma licenciatura + mestrado, funcionando também de forma independente.

Tânia Costa

Membro
Matrícula
13 Março 2015
Boa tarde!

Já me disseram que existe desvantagem nos cursos com mestrado integrado na altura de procurar emprego... É verdade?
Eu estou interessada em seguir psicologia e até agora nas universidades que vi têm todas mestrado integrado...
Sei que esta questão nao pertence a este tópico mas como vem na sequência... gostaria de saber se há cursos de psicologia em algumas universidades sem o mestrado incluido

AlexCG

Membro
Matrícula
15 Junho 2015
Boa tarde!

Já me disseram que existe desvantagem nos cursos com mestrado integrado na altura de procurar emprego... É verdade?
Eu estou interessada em seguir psicologia e até agora nas universidades que vi têm todas mestrado integrado...
Sei que esta questão nao pertence a este tópico mas como vem na sequência... gostaria de saber se há cursos de psicologia em algumas universidades sem o mestrado incluido

Parece que estou destinada a responder-te! :p
Quanto à desvantagem do mestrado integrado, vou deixar para o administrador ou outra pessoa com mais conhecimentos nessa área para te responder, mas penso que não há desvantagem, pois não deixa de ser uma licenciatura+mestrado.
Quanto a universidades sem o mestrado incluído tens na Universidade de Aveiro (parecido com a Uminho), UTAD, UBI, ISCTE, como as mais conhecidas, depois há no Algarve, Açores, etc e nas privadas.
Espero ter ajudado!

Diana Machado

Membro
Matrícula
6 Janeiro 2015
Como é que eu sei se posso fazer um determinado mestrado? Por exemplo, se me licenciar em Eng. Agronómica na UTAD que mestrados poderei fazer?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Como é que eu sei se posso fazer um determinado mestrado? Por exemplo, se me licenciar em Eng. Agronómica na UTAD que mestrados poderei fazer?
Funciona mais um pouco ao contrário, do tipo quais as licenciaturas que dão um acesso mais imediato ao mestrado X? Uma licenciatura nessa área te abre as portas a diversos mestrados, sendo que nalgumas universidades até podem considerar outros fatores além de que formação de base tu tens.

Beatriz Araújo

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2015
Se eu me licenciar em Biologia-Geologia ou Bioengenharia poderei concorrer ao mestrado de Bioinformática?

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Se eu me licenciar em Biologia-Geologia poderei concorrer ao mestrado de Bioinformática?
Teoricamente, sim. Dependerá depois dos critérios da instituição, número de vagas e número de candidatos.

Diana Machado

Membro
Matrícula
6 Janeiro 2015
Funciona mais um pouco ao contrário, do tipo quais as licenciaturas que dão um acesso mais imediato ao mestrado X? Uma licenciatura nessa área te abre as portas a diversos mestrados, sendo que nalgumas universidades até podem considerar outros fatores além de que formação de base tu tens.

Que outros fatores?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

AnaSF

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2015
Boa tarde.
Sou nova aqui e gostava de fazer uma pergunta.

Eu estou agora acabar o curso de contabilidade (falta apenas uma cadeira) para nao ficar um ano so por causa de uma cadeira queria inscrever-me num mestrado. Visto que este nao era o curso que sempre quis nao queria continuar no mesmo ramo e pensei no curso que eu realmente queria, educaçao basica, ou pre escolar.

A minha pergunta e: sera possivel entrar nesse mestrado visto que a licenciatura nao tem nada a ver? ou para entrar nesse mestrado tenho de ter obrigatoriamente a licenciatura no mesmo ramo?

Sera que ha alguem que me possa ajudar? agradecia imenso.

• Like
Reactions: Armdco