Mestrado

Alexandra S.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
ISCTE-IUL
Bom dia. Não sei se já alguém perguntou isto (mas creio que não): existe algum limite de Mestrados aos quais nos podemos candidatar? E só nos podemos candidatar a um Mestrado por Faculdade? Procurei em vários sites mas não encontrei a informação sobre isso. Se alguém me puder ajudar, agradeço.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Alexandra S.
Bom dia. Não sei se já alguém perguntou isto (mas creio que não): existe algum limite de Mestrados aos quais nos podemos candidatar? E só nos podemos candidatar a um Mestrado por Faculdade? Procurei em vários sites mas não encontrei a informação sobre isso. Se alguém me puder ajudar, agradeço.
Não há limites. Quanto a candidaturas a vários mestrados dentro da mesma faculdade, excepto caso esteja referido algo nesse sentido no regulamento da instituição, também não tem problema.

Aliás, as universidades só ganham com isso, dado que tipicamente cobram entre 100 a 300 euros só pela candidatura.

• Like
Reactions: Alexandra S.

Alexandra S.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
ISCTE-IUL
Olá @Alexandra S.

Não há limites. Quanto a candidaturas a vários mestrados dentro da mesma faculdade, excepto caso esteja referido algo nesse sentido no regulamento da instituição, também não tem problema.

Aliás, as universidades só ganham com isso, dado que tipicamente cobram entre 100 a 300 euros só pela candidatura.
Muito obrigada pela resposta @davis.

• Like
Reactions: davis

Raquel10

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2015
Boa tarde.
Estou a terminar a licenciatura em Educação Básica no IPVC. Pretendo realizar o mestrado de pré-escolar e 1º ciclo na Universidade do Minho mas tenho uma dúvida. Relativamente à prova oral e escrita, tenho de a realizar na escola onde estou (ESE-IPVC) ou na UM?
Ainda outra questão, como devo concorrer visto que venho de outra universidade (IPVC)?

Obrigada pela atenção!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Raquel10
Estou a terminar a licenciatura em Educação Básica no IPVC. Pretendo realizar o mestrado de pré-escolar e 1º ciclo na Universidade do Minho mas tenho uma dúvida. Relativamente à prova oral e escrita, tenho de a realizar na escola onde estou (ESE-IPVC) ou na UM?
Ainda outra questão, como devo concorrer visto que venho de outra universidade (IPVC)?
Se vais concorrer ao mestrado na UM é com eles que tratas de todo o processo. Deves ver junto da instituição quais são os critérios de acesso, bem como o respectivo calendário de candidaturas.

• Like
Reactions: Raquel10

Raquel10

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2015
Olá @Raquel10

Se vais concorrer ao mestrado na UM é com eles que tratas de todo o processo. Deves ver junto da instituição quais são os critérios de acesso, bem como o respectivo calendário de candidaturas.

Ok. Então sendo assim, à partida a prova oral e escrita será realizada lá certo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

Artur Costa

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2018
Boa tarde. Estou no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Civil em Coimbra e estou a pensar candidatar-me ao mestrado de Engenharia Mecânica no IST no próximo ano.
Queria saber se é possível concorrer no IST ao concurso para titulares de cursos médios e superiores apenas com o 1ºciclo concluído de um mestrado integrado, ou se no caso de não concluir o curso este ano ano lectivo só posso concorrer ao concurso normal de candidatura a mestrados. Obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Artur Costa
Queria saber se é possível concorrer no IST ao concurso para titulares de cursos médios e superiores apenas com o 1ºciclo concluído de um mestrado integrado, ou se no caso de não concluir o curso este ano ano lectivo só posso concorrer ao concurso normal de candidatura a mestrados.
É possível, sim. Outra alternativa seria concorreres apenas ao mestrado com a tua licenciatura de base.

Ana Carolina Peixoto

Membro Caloiro
Matrícula
17 Maio 2018
Qual a diferença entre cursar todo um Mestrado Integrado e optar por fazer Licenciatura e depois um Mestrado na mesma área? No caso de fazer Licenciatura e depois o Mestrado, o ingresso neste mestrado é automático ou há necessidade de fazer nova candidatura ao mestrado e disputar com outros alunos? É melhor então optar logo por um mestrado integrado? Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Ana Carolina Peixoto
Qual a diferença entre cursar todo um Mestrado Integrado e optar por fazer Licenciatura e depois um Mestrado na mesma área? No caso de fazer Licenciatura e depois o Mestrado, o ingresso neste mestrado é automático ou há necessidade de fazer nova candidatura ao mestrado e disputar com outros alunos? É melhor então optar logo por um mestrado integrado? Obrigada
No mestrado integrado o acesso é automático, e podes estar a fazer cadeiras de licenciatura e mestrado ao mesmo tempo. Se forem separados terás de concorrer.

Bernardo Teixeira

Membro Caloiro
Matrícula
21 Maio 2018
Boa tarde, como posso saber qual a média final de licenciatura minima para entrar num mestrado? Já vi vários mestrados nos sites das universidades e nenhum tem essa informação.
Obrigado.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Bernardo Teixeira
Boa tarde, como posso saber qual a média final de licenciatura minima para entrar num mestrado? Já vi vários mestrados nos sites das universidades e nenhum tem essa informação.
Obrigado.
Só mesmo contactando a instituição em causa, nomeadamente o coordenador do mestrado e/ou das candidaturas.

Matrícula
26 Junho 2017
Olá, gostaria de saber a vossa opinião ao frequentar uma licenciatura em gestão num politécnico, se é possível posteriormente frequentar um mestrado em Finanças no ISCTE ou ISEG?
Se for possível, quais os requisitos necessários?
Outra pergunta, porquê que os mestrados do ISCTE/ISEG/Nova tem propinas que rondam os 7 mil euros e os mestrados, por exemplo, em Coimbra tem as propinas que rondam os 2 500 mil euros?
Obrigada.

Hazure

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2016
Boa noite,

Numa candidatura a mestrado, a universidade em causa dá mais relevância a um candidato que se licenciou nessa mesma universidade?

Carolinauc

Membro Caloiro
Matrícula
12 Outubro 2018
Olá, boa noite, sou estudante na fpceuc e a minha dúvida é
Tendo 4 cadeiras da licenciatura por terminar no próximo ano letivo, poderei matricular-me num mestrado?

Obrigada

Tiago89

Membro Dux
Matrícula
15 Novembro 2015
Olá, boa noite, sou estudante na fpceuc e a minha dúvida é
Tendo 4 cadeiras da licenciatura por terminar no próximo ano letivo, poderei matricular-me num mestrado?

Obrigada
Um dos requisitos para qualquer mestrado é ter o grau de licenciado, se te faltam 4 cadeiras ainda não tens esse grau.

BananaPower

Membro Veterano
Matrícula
24 Agosto 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Faculdade de Ciências da Saúde
Bom dia,
Estou numa licenciatura (2o ano) (antes disso ja mudei cursi Uma vez) e vou sair para mestrado integrado.

Como m.i. é licenc.+mestrado vou ficar seem bolsa? Digo porque comp tenho 3 matriculas so vou ter "licenciatura" acabada em 6 anos de matriculas (para ter bolsa tinha que completar em 4+1 (p cause mudanca de curso Uma vez)
Obrigada! :)

Laurafcosta_97

Membro Caloiro
Matrícula
18 Agosto 2018
Quando somos chamados para entrevista no mestrado que tipo de perguntas nos fazem? é sobre matéria? As motivações pessoais?
E somos chamados para as entrevistas porquê?

Obrigada a todos!

BananaPower

Membro Veterano
Matrícula
24 Agosto 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Faculdade de Ciências da Saúde
Quando somos chamados para entrevista no mestrado que tipo de perguntas nos fazem? é sobre matéria? As motivações pessoais?
E somos chamados para as entrevistas porquê?

Obrigada a todos!
As entrevistas contam uma certa percentagem para a tua nota de candidatura a mestrado (diferente da nota de candidatura).
Em geral, servem para averiguar as tuas motivações pessoais, se tens conhecimentos prévios da área a que te candidatas (uma noção, basicamente), experiência prévia de trabalho, apresentações ou congressos a que tenhas ido, conhecimento do plano de estudos (para verem se te preparaste), etc. Alguns podem perguntar o que planeias para a tua tese (ou o tema).
Basicamente o teu currículo do que fizeste antes do mestrado.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
C Alojamento e Bolsa em Mestrado Alojamento Universitário 0
E FLUP Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas Universidade do Porto 0
I Mestrado é mais fácil do que licenciatura? Engenharia informática ISEL Ensino Superior 0
I UMinho Mestrado em Finanças no Minho Universidade do Minho 0
D FMUC Mestrado em Neurociências molecular e translação (UC) Universidade de Coimbra 0
M ISCTE Mestrado 3º fase ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 4
P Licenciatura vs mestrado integrado Ensino Superior 1
C Mestrado Tecnologias Laboratoriais em Ciências Forenses Ciências 0
A Mestrado ou Concurso Especial para Titulares de Outros Cursos Superiores Concursos e Regimes Especiais 1
zepedrofp Licenciatura em CBL e Mestrado em Ciências Forenses Ciências 1
Bruna Filipa Santos Candidatura a mestrado Ensino Superior 4
T É possivel mudar de faculdade para fazer o mestrado integrado numa faculdade que tenha? Ensino Superior 4
Ariana_ ISCTE Inquerito de mestrado ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
Rute Oliveira Posso me inscrever no mestrado com disciplinas em atraso? Ensino Superior 1
João Condesso ULHT Aconselham o mestrado em economia? Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 0
M De mestrado a Medicina Veterinária Recursos Naturais 0
J Frequentar um mestrado e uma licenciatura ao mesmo tempo Ensino Superior 4
Marta9 Mestrado em Engenharia Biomédica Tecnologias 4
Luis Garcez Mestrado X biologia e mestrado na mesma área Ciências 0
M Diferentes áreas entre licenciatura e mestrado Ensino Superior 1
X Mestrado em Jornalismo e Comunicação Ciências Sociais e Serviços 0
C Qual o melhor mestrado para uma licenciada em tecnologia biomédica? Saúde 0
C FFUL Mestrado em Ciências Biofarmacêuticas Universidade de Lisboa 2
F ISCAC Gestão de Recursos Humanos - Mestrado Instituto Politécnico de Coimbra 1
P Para quem está em mestrado em economia/gestão/finanças, tem algum colega com background em engenharia? Ciências Económicas e Empresariais 1
citizen erased98 ISCTE Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência - ISCTE ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
T IST Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo - IST Universidade de Lisboa 4
Beapduarte ISCTE Mestrado em Ciência Política - ISCTE ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 2
D Mestrado em Imunologia Saúde 0
I FMUP Mestrado em Informática Médica Universidade do Porto 0
António123411 Mestrado em Criminologia ou Ciências Forenses com licenciatura em Sociologia? Ciências Sociais e Serviços 0
F Fazer tese de mestrado com UCs do primeiro ano de mestrado por concluir Ensino Superior 0
R Mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus - ISEG Ciências Económicas e Empresariais 0
D Apenas o mestrado de um Mestrado Integrado Ensino Superior 10
D UC Mestrado em Genética Clínica Laboratorial Universidade de Coimbra 8
I Mestrado em Ciências forenses Ciências 2
S ISCTE Mestrado em Economia Monetária e Financeira ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
D UC Mestrado de Especialização - Universidade de Coimbra Universidade de Coimbra 1
C FCSH Mestrado em Sociologia - FCSH Universidade Nova de Lisboa 0
B FCSH Mestrado em Edição de Texto - FCSH Universidade Nova de Lisboa 0
B UA NTC e Mestrado na ESMAD ou ESCS Universidade de Aveiro 0
J Mestrado em Engenharia Informática Tecnologias 1
R IST Mestrado no Técnico Universidade de Lisboa 1
R Mestrado - Tese ou Estágio ? Ensino Superior 8
Zigomático Mestrado em Fisioterapia Saúde 0
S UA Mestrado Marketing Universidade de Aveiro 0
M Mestrado integrado ou licenciatura em Bioengenharia? Tecnologias 1
F Biologia e mestrado em Biotecnologia: dúvidas Ciências 13
Alison FEUP/FBAUP Design Industrial e de Produto (Mestrado) Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
Alison Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios (Mestrado) UMINHO Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0