Mestrados com estágio

Alexandra Fialho

Membro Caloiro
Matrícula
15 Janeiro 2023
Boa tarde!
Estou a terminar o meu 3.º ano de Licenciatura e posto isto, inicia-se a fase de decidir que mestrado seguir. Ao pesquisar, encontrei a possibilidade de realizar mestrado com estágio em vez da tese. No entanto, tenho uma questão relativamente a essa opção pois nos sites muitas universidades não abordam essa possibilidade. São os alunos que pedem autorização para realizar o estágio? Ou existem realmente poucas universidades com essa opção?
Obrigada!

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Boa tarde!
Estou a terminar o meu 3.º ano de Licenciatura e posto isto, inicia-se a fase de decidir que mestrado seguir. Ao pesquisar, encontrei a possibilidade de realizar mestrado com estágio em vez da tese. No entanto, tenho uma questão relativamente a essa opção pois nos sites muitas universidades não abordam essa possibilidade. São os alunos que pedem autorização para realizar o estágio? Ou existem realmente poucas universidades com essa opção?
Obrigada!
Olá!
Se puderes optar por estágio ao invés da dissertação, então deverás comunicá-lo. Possivelmente, no início do mestrado, deverás ter uma sessão de esclarecimentos de dúvidas sobre o curso e, mesmo que não tenhas, deverás contactar a Direção do Mestrado e expôr a tua dúvida.
No meu caso, fiz estágio. Era uma opcional e disseram-nos que ainda que o fizémos, o relatório do mesmo não contaria como trabalho final de curso (teríamos de optar por Dissertação ou Trabalho de Projecto). Sei que ainda há Universidades que têm essa possibilidade e, muito honestamente, penso que um relatório de estágio é muito mais motivador para apresentar como trabalho final de curso do que uma dissertação, mas caso isso seja um factor determinante para a tua escolha do Mestrado, aconselho-te a enviares um e-mail à Direção do Mestrado. Provavelmente eles saberão melhor que qualquer outra pessoa como funciona nessa Universidade e curso em específico.

Espero ter ajudado um bocadinho. Boa sorte! ☺️

• Like
Reactions: Alexandra Fialho