Mestrados: dúvidas

Matrícula
19 Julho 2021
Boa tarde!

Este ano conclui a licenciatura em Arqueologia na FLUP e pretendo fazer dois mestrados na mesma instituição: o mestrado em Arqueologia e o mestrado em Museologia na FLUP. Ao fazer a candidatura aos dois mestrados foi colocada nos dois mestrados, mas não poderei fazer os dois ao mesmo tempo, porque irei estar também a trabalhar.
Assim, será que, no período das matrículas, congelo a matrícula de um dos mestrados e volto mais tarde através do Reingresso ou posso apenas não me matricular e depois de ter concluído um dos mestrados, voltar a candidatar-me e fazer o segundo mestrado?

Desde já, obrigado!

Olá Catarina!

Estive numa situação muito semelhante à tua pois também tirei a licenciatura em Arqueologia na FLUC e quando a finalizei queria tirar ambos os mestrados de Património Cultural e Museologia e Arqueologia e Território também na FLUC. Candidatei-me a ambos e fui aceite nos dois, porém depois de pedir opiniões a alguns professores e colegas recomendaram-me aproveitar que tinha sido colocada no mestrado de Arqueologia, pois assim os conhecimentos da licenciatura iam estar muito mais frescos do que 2 ou 3 anos depois, o que é algo importante no mestrado. Então matriculei-me no mestrado de Arqueologia e quando finalizei já tinha alguma experiencia na área de museologia pois realizei alguns estágios em museus de arqueologia. Depois de 3 anos candidatei-me na 2ª fase ao mestrado de Museologia.
Quanto às matriculas, se só queres escolher um dos mestrados na altura da matrícula só fazes num deles e a outra ignoras e não precisas de fazer nada que ela é automaticamente eliminada. Acho que estares a matricular-te nos dois e depois congelares a matricula de um deles não é a melhor opção, mas claro que isto é só uma opinião pessoal :)

Última edição:
  • Like
Reactions: catarina2021009
Assim, será que, no período das matrículas, congelo a matrícula de um dos mestrados e volto mais tarde através do Reingresso ou posso apenas não me matricular e depois de ter concluído um dos mestrados, voltar a candidatar-me e fazer o segundo mestrado?
Ambos funcionam. Matriculares-te e anulares a matrícula permite-te futuramente reingressar. Simplesmente não te matriculares permite que a vaga passe a outro candidato (se aplicável) e podes na mesma candidatar-te num concurso futuro.

• Like
Reactions: catarina2021009