Mestrados Gestão (ISCTE/ISEG/NOVA)

joaodordio

Membro Caloiro
Matrícula
3 Janeiro 2022
Bom dia pessoal.
Os próximos dois meses que se avizinham (Janeiro/Fevereiro) serão muito importantes para o meu percurso, uma vez que terei de fazer a escolha acerca do mestrado que quero seguir. Naturalmente surgem bastantes dúvidas quanto ao mestrado a escolher, comigo não foi exceção. Aliás, confesso que isto está até a dar um pouco cabo da minha cabeça, pois estou desde setembro a ponderar com calma para onde me vou candidatar, e parece que surgem cada vez mais dúvidas com o passar dos dias. Sendo assim, procuro a vossa ajuda, tanto daqueles que frequentam mestrados numa destas faculdades, como daqueles que já frequentaram, ou outras pessoas da comunidade que achem relevante dar a sua opinião/inputs valiosos para a minha escolha.

Tenho 21 anos, sou formado em Gestão (como talvez 90% da comunidade académica em Portugal 😂) pela Universidade do Algarve (de onde sou natural), e encontro-me atualmente a trabalhar num escritório de contabilidade até Julho, com o objetivo de pagar o meu mestrado em Lisboa e ter mais algum tempo para ponderar que faculdade/curso seguir.

O meu maior objetivo com o mestrado em Lisboa é naturalmente o de dar o próximo passo face àquilo que foi a licenciatura. Apesar de não ter achado a licenciatura no Algarve algo fácil de se fazer, ao contrário do que a maioria das pessoas com quem falo e que não teve essa experiência, pensa), a verdade é que também sinto que preciso de um estímulo mais forte que só uma faculdade com certos estatutos me pode dar.

Neste sentido, as duas faculdades que me puxaram logo a priori foram o ISEG e o ISCTE, por razões óbvias. Duas das melhores faculdades do país e da Europa, no campo da gestão, com propinas relativamente abonatórias relativamente à qualidade que aparentam ter. A primeira dúvida prende-se logo aqui. Quais são as principais diferenças entre o ISCTE e o ISEG que possam fazer-me optar por uma em função da outra? A casa da minha avó, para onde vou morar, fica relativamente perto do ISCTE, então estou mais perto de a escolher por este facto e por não me parecer que haja uma diferença substancial entre as duas, mas se alguém tiver insights que considerem importantes colocar na balança na altura de escolher, agradecia imenso que partilhassem comigo.

A segunda questão está relacionada com o inglês. Apesar de não me considerar um asno total, também não me sinto totalmente confortável. Diria que numa escala de 0-10, estou no 7 (se contarmos especialmente com o speaking, pois de forma geral entendo tudo bem e consigo manter uma conversa tranquila num ambiente mais relaxado sem a pressão de uma apresentação oral em ambiente académico). O meu speaking resume-me a falar inglês em jogos de computador, ver séries com legendas em inglês, e falar casualmente com vizinhos/turistas/clientes. Não tenho uma prática diária como teria se eventualmente tivesse estudado os 3 anos em Lisboa, numa cidade com uma imensa diversidade de alunos estrangeiros e com uma afluência turística que dura o ano todo (ao contrário dos 4/5 meses do Algarve). Sendo assim, acham que me safaria se me lançasse de cabeça para um mestrado em inglês numa destas faculdades? Tenho um amigo que está no MiM do ISEG e diz que o mestrado não é assim tão difícil, mas ele também tem mais à vontade no inglês do que eu, então fico um pouco sem saber em que posição me coloco xD

Posteriormente surge a NOVA como opção. Apesar de as propinas serem um pouco mais caras, a qualidade de ensino pelo que percebi supera e bem essa diferença. As principais desvantagens que encontro na NOVA para o meu caso, seria a distância para Lisboa (demoraria cerca de 2h30 por dia em transportes só para ir do campus para casa), a exigência da universidade (pelo que já li e deu para perceber, na NOVA a vida social é praticamente inexistente, e existe um certo clima de "competitividade mórbida" que não existe noutras faculdades como o ISCTE/ISEG). Juntando isto à já natural dificuldade de um mestrado em inglês (como já disse antes), faz-me afastar a NOVA das outras duas opções.

Posto isto, o que me podem dizer de todas estas dúvidas/pensamentos que escrevi, qual a vossa opinião de acordo com o que já passaram/estão a passar, e se acham que existe algum ponto onde não estou a pensar da forma que devia.
Não se esqueçam de ponderar as várias circunstâncias, como a inexperiência que tenho em viver numa grande cidade, e tudo aquilo que fui enumerado. Eu sei que está um texto longo, mas precisava mesmo de dizer tudo isto a alguém 😂

Espero que me consigam ajudar, e agradeço desde já a paciência!
Um abraço :)

Carlo_R

Membro Caloiro
Matrícula
9 Março 2022
Hi! Volevo un consiglio e sono finito qui lol. Sono uno studente italiano e non so rispondere ma mi sono imbattuto in questa situazione dato che sto valutando un MIM a Lisbona. Sto dando la priorità a Nova per via del suo internazionale status, ma voglio avere un piano B nel caso in cui non vengo ottenuto. Sono stato presentato in Iseg, sto come risposta alla domanda di Iscte. Come straniero, non ho molte informazioni su queste università, quindi mi uniò e aspetterò una risposta al tuo post. Grazie e buona fortuna!