Em Portugal tb precisas de uma das ordens para ser engenheiro pah, o que eu disse e que os de informática cagama todos para a ordem que aquilo para eles não tem nada...
Eu vou tentar ser o mais delicado possível... a única coisa que disse foi que para
RECONHECIMENTO ESTRANGEIRO pode ser necessário o TÍTULO LEGAL de ENGENHEIRO que é atribuído pela ORDEM DOS ENGENHEIROS em Portugal. Tu conheces a realidade portuguesa, não a de outros países. Ainda mais, estou a falar de um caso específico em que fui claro que não sabia bem o procedimento e que ia ter mais informação daqui a uns meses. Não sei porque é que estás a embirrar com os meus posts.
Não importa se és de Informática ou de Civil, o título de Engenheiro é atribuído pela Ordem, sejas de que engenharia fores.
Repito, em Portugal não faz diferença nenhuma para um Eng. Informático ser da Ordem ou não mas no estrangeiro
pode fazer devido ao valor legal que o título tem a conversão desse título para o do país que pretendemos.
Acho que não posso ser mais claro do que isto, desculpa lá.
Sobre não conheceres nng que só tenha feito os 3 anos de licenciatura, vai ao Reddit e e as resmas de pessoal arrependido de ter feito mestrado ou até saltou a frente lol
Ir ao Reddit não me faz conhecer ninguém. Estou a dar-te o meu testemunho pessoal como alguém que tirou a licenciatura numa faculdade em Portugal e que nenhum colega/amigo decidiu parar os estudos na licenciatura. Se as estatísticas estão contra ou a favor da minha experiência pessoal, isso é outra história. Posso não conhecer ninguém cego mas isso não significa que não existam pessoas cegas.
Só para adicionar que é muito fácil tirar o mestrado e depois dizer "Bem, devia-me ter ficado pela licenciatura porque aquilo não me serviu de nada" sem calcular que o mestrado foi provavelmente um dos fatores que influenciou o sucesso do indivíduo que está a defender o contrário. Acho ridículo em 2021 alguém estar a defender uma posição de menos educação = melhor quando os trabalhos estão a ficar cada vez mais tecnológicos e especializados. Também há muitos anos atrás era suficiente para teres sucesso com um curso profissional ou o 12º, hoje pedem-te o 12º para ires para uma loja. Em muitas áreas da informática é possível começar a observar isso como é o caso da ciência de dados e inteligência artificial. Não te vão contratar para posições do género sem um mestrado, isso garanto-te. Queres ir fazer websites fofinhos/frontend/backend ou administração de sistemas? Sure, vai lá com a tua licenciatura. Queres trabalhar em algoritmia, cibersegurança, arquitetura de sistemas, IA, data science, compiladores? Boa sorte em arranjar trabalho.
Tu claramente não és de informática e estás a mandar bitaites completamente errados do que faz um Eng. Informático e do seu valor. Nem toda a gente quer tirar um curso o mais rápido possível para ir para uma consultora ganhar 900€/mês e passar o dia a fazer frontend de um site e a programar coisas que foram decididas por arquitetos, engenheiros séniores, UX designers, whatever. Há quem, diria eu sem saber nada do assunto, queira trabalhar em tecnologias fixes como inteligência artificial, robótica, ciência de dados e contribuir para novas coisas serem feitas, coisas que nunca foram conseguidas ou pensadas antes. É a diferença entre fazeres uma receita de panquecas que alguém te deu e seres tu a escrever a receita de panquecas. Se queres fazer panquecas com as receitas dos outros e venderes, epá, diverte-te e espero que enchas os bolsos. Se conseguires encontrar a receita para as panquecas perfeitas, bem, os bolsos quase que se enchem sozinhos, não? Quem é que não vai querer essa receita?
Também é muito fácil defender a posição de "Epa, o que aprendi no mestrado mais valia ter aprendido sozinho em casa" quando a verdade é que 90% das pessoas que dizem isso não teriam aplicado o esforço que aplicaram no mestrado e provavelmente teriam desistido nas primeiras horas de tentar "aprender o que aprenderam no mestrado". Sim, é muito fácil dizer "Oh, eu lia Os Maias em casa, não precisava de estudar isso em Português", quantos é que iam mesmo ler se não fosse obrigatório? E, aliás, quantos é que passam sem o ler?
Nos meus anos de licenciatura tive a oportunidade de falar com muitos representantes de HR pela organização de estudantes que estava envolvido e há empresas que não recrutam licenciados e apenas mestres. Uma delas, pelo menos há 3 anos, era a OpenSoft, que entre muitos projetos que têm, são os responsáveis pelo desenvolvimento do Portal das Finanças.
Para eles terem o diploma d ingenieur, a profissão de engenheiro precisava de estar regulada por norma europeia, o que não está percebes?
Não, não percebo. Porque raio é que deve estar regulado a nível Europeu?
Vou repetir, há uma equivalência de um Diplôme d'Ingénieur a um mestrado no processo Bolonha. Para efeitos Europeus, todos os graduate engineers franceses são mestres em engenharia, seguindo as normas Europeias. Da mesma forma que se tirares um mestrado em Engenharia em França que não seja numa Grandes Écoles, és igualmente um mestre em engenharia aos olhos europeus mas não és um graduate engineer aos olhos do sistema Francês porque isso é exclusivamente para quem tem o Diploma de Engenheiro.
Quem tem um diploma de Engenheiro está sujeito a standards muito mais altos do que outros com comissões criadas para garantir que os títulos são bem utilizados. No caso de alguém fazer mau uso do diploma (por exemplo, para obter vantagens em algo) pode estar sujeito a um processo disciplinar e a multas na ordem das 5 figuras.
A sério, gostava de saber a faculdade em que tu andas aí na Europa a sério lol
E estás a querer insinuar o quê com isso? Que ando numa faculdade com uma realidade completamente oposta ou que a tua realidade é completamente distorcida daquilo que é realmente real? Ou, talvez, que o teu conhecimento de Reddit não é suficiente para extrapolares o que significa ser Eng. Informático em Portugal e muito menos na União Europeia?
Este vai ser o meu último post em resposta aos teus e peço desculpa por isso mas não andas a dizer nada de jeito e parece que é impossível explicar-te as coisas mais simples. Acho que não disse nada de outro mundo para ser chamado de "tolo" e tenho a certeza que sei mais do que tu sobre aquilo que estou aqui a falar.
EDIT: Corrigir erros