Mestrados Integrados em engenharias vão acabar? (e outras questões sobre engenharia)

Olá @GTi_37
1) Sei que se abandonar o MI com a licenciatura saio com o diploma de "Licenciado em Ciências da Engenharia Mecânica". Quando quiser tirar o mestrado, em primeiro lugar tenho só de fazer 2 anos correto?
(Eu pergunto porque tenho a ideia de que quem antigamente tirava um bacharelato e depois queria tirar uma licenciatura tinha de começar do 0)
Correto.
2) Quando me candidatar a um mestrado posso concorrer a um mestrado qualquer na área de engenharia mecânica tanto em Portugal como fora?
Ou sou de alguma forma obrigado a concorrer ao mestrado que diz respeito ao mestrado que eu faria caso prosseguisse o mestrado integrado?
Sim, podes concorrer a qualquer um.
3) Posso-me candidatar à ordem dos engenheiros só com este diploma? Quer dizer tenho a ideia que para ter o título de engenheiro pela ordem são precisos os 5 anos, mas creio que o título de engenheiro técnico é dado às pessoas que só fizeram os 3 anos. A dúvida é que consigo aceder a esse título com a "licenciatura em ciências de engenharia mecânica" ou se preciso mesmo de uma "licenciatura em engenharia mecânica"?
Sugiro que esclareças isso com a OE, mas não estou a ver para que é que a inscrição na ordem te poderá ser útil com uma licenciatura nessa área.
4) É possível antes de tirar o mestrado fazer uma pós-graduação na área? Posso fazer uma pós graduação com apenas a licenciatura? Além disso, mesmo que seja possível, acham que vale a pena?
Sim e sim. Se vale a pena ou não só tu podes avaliar. Mas apostar em formação acho que vale sempre a pena.
1) Por exemplo quando me tiver a candidatar estou em desvantagem contra alguém que tem o diploma "Licenciado em Engenharia Mecânica" (mesmo já pós-Bolonha) ou é indiferente?
Os critérios são definidos por cada instituição, mas diria que isso é indiferente. Há coisas mais relevantes que costumam ser avaliadas.
2) É possível eu ter de fazer mais cadeiras para além daquelas que estão necessariamente para além do mestrado, porque as minhas de licenciatura não lhe são dadas equivalência? Ou nestes casos isso não é relevante?
Agora com a desintegração dos mestrados integrados é pouco provável. A imposição de cadeiras propedêuticas costumava acontecer quando o aluno entrava na componente de mestrado de um mestrado integrado, mas com a desintegração isso deixa de fazer sentido (e provavelmente deixa de ter enquadramento legal).

• Fabulous
  • Like
Reactions: Wraak and GTi_37
Olá @GTi_37

Correto.

Sim, podes concorrer a qualquer um.

Sugiro que esclareças isso com a OE, mas não estou a ver para que é que a inscrição na ordem te poderá ser útil com uma licenciatura nessa área.

Sim e sim. Se vale a pena ou não só tu podes avaliar. Mas apostar em formação acho que vale sempre a pena.

Os critérios são definidos por cada instituição, mas diria que isso é indiferente. Há coisas mais relevantes que costumam ser avaliadas.

Agora com a desintegração dos mestrados integrados é pouco provável. A imposição de cadeiras propedêuticas costumava acontecer quando o aluno entrava na componente de mestrado de um mestrado integrado, mas com a desintegração isso deixa de fazer sentido (e provavelmente deixa de ter enquadramento legal).
Obrigado Davis!

• Like
Reactions: davis
Já agora na área de engenharia mecânica que tipo que trabalhos é que posso desempenhar sem pertencer à ordem dos engenheiros?
Tenho algum tipo de imposição legal?

Já agora na área de engenharia mecânica que tipo que trabalhos é que posso desempenhar sem pertencer à ordem dos engenheiros?
Tenho algum tipo de imposição legal?
Podes desempenhar todas as funções de um Eng. Mecânico não inscrito na ordem. A Ordem dos Engenheiros não tem nenhum valor legal ou prático no que toca às funções que podes desempenhar como engenheiro em Portugal.

Estando inscrito ou não, és engenheiro e não tens nenhum benefício por estares inscrito ou não na ordem. Caso queiras, a anuidade são 120€ por isso é só uma questão de pagares...

• Like
Reactions: GTi_37 and davis
Amanhã abre o concurso para titulares de cursos superiores na FCT NOVA e estou indeciso a que concorrer. São 70 euros por candidatura por curso, por isso tenho de fazer uma seleção de três.

Engenharia Informática
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Engenharia Mecânica

Estou ali indeciso entre a Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (3 vagas) v. Engenharia Civil (2 vagas). O primeiro está melhor em termos de empregabilidade certo?

Em princípio, em julho, também vou concorrer ao IST pelo concurso especial. Alguém sabe quantos candidatos costuma haver no concurso do IST?

Estou ali indeciso entre a Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (3 vagas) v. Engenharia Civil (2 vagas). O primeiro está melhor em termos de empregabilidade certo?
Não necessariamente... em termos de estatísticas do IST, Eng. Civil tem a mesma (se não melhor) empregabilidade do que MEEC. É um bocado difícil dizer o que é que tem maior empregabilidade porque os cursos são todos muito próximos uns dos outros e há um mercado que faz grande overlap e que contrata gente de todas as áreas. Tenho um amigo que tirou Civil e está a trabalhar em programação, por escolha própria. Dentro da área, também não grandes diferenças em termos de empregabilidade (per estatísticas do IST, que são as únicas que conheço mais detalhadas).

Em princípio, em julho, também vou concorrer ao IST pelo concurso especial. Alguém sabe quantos candidatos costuma haver no concurso do IST?
Depende do concurso especial, suponho que seja para titulares de curso superior. Talvez seja isto que estejas à procura: Titulares de Curso Médio e Superior

• Like
Reactions: undisclosed
Sim, é o para titulares de curso superior.
Já tinha visto essa página com as infos para este ano, o que gostava de ver era os candidatos e colocados do ano passado, para ter uma ideia se vale a pena ou não concorrer. Não encontrei on-line, tens ideia de como costuma ser?

Já tinha visto essa página com as infos para este ano, o que gostava de ver era os candidatos e colocados do ano passado, para ter uma ideia se vale a pena ou não concorrer. Não encontrei on-line, tens ideia de como costuma ser?
Acho que a secretaria tirou os editais todos, são segredos que estão com os deuses. Podes tentar enviar email à graduação e perguntar pelos editais mas não sei se te dão.

Enviei email para lá hoje, aguardo a resposta. Quanto à NOVA acabei por concorrer apenas a Informática e a Eletrotécnica. E no fundo acho que Eletrotécnica e Mecânica têm muitas áreas em comum.

Aqui tens o que pretendias:

LEIC-AL 20/21: https://graduacao.tecnico.ulisboa.pt/files/sites/54/cms_202_-informatica-e-computadores_alameda.pdf
MEC 20/21: https://graduacao.tecnico.ulisboa.pt/files/sites/54/seriacao-cms-20-21_civil-9-set-2020.pdf
MEMEC 20/21: https://graduacao.tecnico.ulisboa.pt/files/sites/54/cms-20-21_mecanica_cbs.pdf

Edital geral para 19/20: https://graduacao.tecnico.ulisboa.pt/files/sites/54/tcms_2019_20.pdf

Espero ter ajudado. Não há dados para Eletrotécnica (20/21).

Boa sorte :)

Última edição:
  • Like

Olá! Só vi hoje o post! Muito obrigado, ajudaste sim!
Acabei de fazer a candidatura para Mecânica no IST, vou pensar ainda se também faço para Informática porque tem imensos candidatos no IST melhor "posicionados" (entretanto já concorri para a FCT também, Informática e Eletrotécnica). Os resultados da FCT saem primeiro, faço a matrícula, mas se depois também entrar no IST como faço? Dá para anular a matricula e a proprina ser reembolsada? É que prefiro o IST.

Última edição:
Olá! Só vi hoje o post! Muito obrigado, ajudaste sim!
Acabei de fazer a candidatura para Mecânica no IST, vou pensar ainda se também faço para Informática porque tem imensos candidatos no IST melhor "posicionados" (entretanto já concorri para a FCT também, Informática e Eletrotécnica). Os resultados da FCT saem primeiro, faço a matrícula, mas se depois também entrar no IST como faço? Dá para anular a matricula e a proprina ser reembolsada? É que prefiro o IST.
Podes anular a matrícula mas a primeira prestação da propina não te é devolvida.

• Like
Podes anular a matrícula mas a primeira prestação da propina não te é devolvida.

Qual será a afinidade que dão a Ciências Farmacêuticas para Mecânica? A afinidade varia entre 0 e 1 e no edital de Informática deram 0,1 a um candidato com MICF. Presumo que para Biomédica, Química e Biológica seja 1 ou quase. De qualquer modo, mesmo que dessem 0,1 para Mecânica, teria sido colocado se fosse no ano passado (em último). Se calhar vou concorrer também a um dos três cursos que referi com, suponho eu, maior afinidade. Consegues os editais de Biológica e de Química?

Última edição:
Qual será a afinidade que dão a Ciências Farmacêuticas para Mecânica? A afinidade varia entre 0 e 1 e no edital de Informática deram 0,1 a um candidato com MICF. Presumo que para Biomédica, Química e Biológica seja 1 ou quase. De qualquer modo, mesmo que dessem 0,1 para Mecânica, teria sido colocado se fosse no ano passado (em último). Se calhar vou concorrer também a um dos três cursos que referi com, suponho eu, maior afinidade. Consegues os editais de Biológica e de Química?
Eu não me fiaria em teres grande afinidade com nenhum dos cursos. Tens maior afinidade entre Eng. Mecânica e Eng. Química do que Eng. Química e Ciências Farmacêuticas, por exemplo. Tens aqui o edital de 2017/2018 e podes ver que uma pessoa de Bioquímica teve 0,4 de afinidade para entrar em Eng. Biológica...

Boa sorte :)

Boa tarde a todos.
Há pouco mais de um mês esclareci aqui algumas dúvidas.
Hoje tenho outra... quando é que eu posso pedir o diploma da licenciatura, sendo o meu curso de mestrado integrado?

Eu pergunto isto porque devo enveredar por um estágio ativar do iefp e ao fazer candidatura para estágio gostaria que o IEFP me reconhecesse como licenciado pois o valor a que tenho direito sendo licenciado é consideravelmente maior do que aquele que terei enquanto tendo só o diploma de 12º ano.

Olá @GTi_37
Hoje tenho outra... quando é que eu posso pedir o diploma da licenciatura, sendo o meu curso de mestrado integrado?
Assim que a tua matrícula seja submetida a apuramento final deves conseguir. Mas é mais provável que te consigam emitir mais rapidamente a certidão de conclusão do que o diploma. Vê junto dos serviços académicos da tua faculdade.

Olá @GTi_37

Assim que a tua matrícula seja submetida a apuramento final deves conseguir. Mas é mais provável que te consigam emitir mais rapidamente a certidão de conclusão do que o diploma. Vê junto dos serviços académicos da tua faculdade.
Obrigado pela resposta Davis. E essa certidão de conclusão de curso também é aceite pelo IEFP?
Já agora, como faço para atualizar o meu grau académico no IEFP?
Basta dizer lá que tenho o grau X ou é preciso apresentar algum certificado?

E essa certidão de conclusão de curso também é aceite pelo IEFP?
Diria que sim, neste tipo de coisas é o que costuma ser usado.
Já agora, como faço para atualizar o meu grau académico no IEFP?
Basta dizer lá que tenho o grau X ou é preciso apresentar algum certificado?
Com isso já não te consigo ajudar, o melhor é falares com alguém do IEFP.

Diria que sim, neste tipo de coisas é o que costuma ser usado.

Com isso já não te consigo ajudar, o melhor é falares com alguém do IEFP.

Obrigado Davis uma vez mais.
Lembrei-me ainda de outra questão.... posso continuar com o mestrado integrado mas ficando com suspensão de matrícula?
Ou optando pelo mestrado integrado tenho de o continuar mesmo no ano que vem?

Lembrei-me ainda de outra questão.... posso continuar com o mestrado integrado mas ficando com suspensão de matrícula?
Ou optando pelo mestrado integrado tenho de o continuar mesmo no ano que vem?
Os mestrados integrados acabam já no próximo ano letivo. A forma como transitas (ou não) para os novos planos foi definida por cada instituição, tens de ver como ficou definido na tua, nomeadamente se existem planos de transição e durante quanto tempo.

• Like
Reactions: GTi_37