Mestrados Integrados em engenharias vão acabar? (e outras questões sobre engenharia)

Pepper456

Membro Dux
Matrícula
29 Janeiro 2016
Curso
LEC
Instituição
ISEP
Podes desempenhar todas as funções de um Eng. Mecânico não inscrito na ordem. A Ordem dos Engenheiros não tem nenhum valor legal ou prático no que toca às funções que podes desempenhar como engenheiro em Portugal.

Estando inscrito ou não, és engenheiro e não tens nenhum benefício por estares inscrito ou não na ordem. Caso queiras, a anuidade são 120€ por isso é só uma questão de pagares...
Vais pagar a cota aos construtores? A OE é a OET só interessam ao pessoal de civil (e até já há alguns lá a querer criar um ordem dos engenheiros civis lol)
Post automatically merged:

Não necessariamente... em termos de estatísticas do IST, Eng. Civil tem a mesma (se não melhor) empregabilidade do que MEEC. É um bocado difícil dizer o que é que tem maior empregabilidade porque os cursos são todos muito próximos uns dos outros e há um mercado que faz grande overlap e que contrata gente de todas as áreas. Tenho um amigo que tirou Civil e está a trabalhar em programação, por escolha própria. Dentro da área, também não grandes diferenças em termos de empregabilidade (per estatísticas do IST, que são as únicas que conheço mais detalhadas).

Depende do concurso especial, suponho que seja para titulares de curso superior. Talvez seja isto que estejas à procura: Titulares de Curso Médio e Superior
Diz a esse teu amigo que tirou civil e que está a bater código que quero andar a porrada com ele

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Técnico Lisboa
Eu não me fiaria em teres grande afinidade com nenhum dos cursos. Tens maior afinidade entre Eng. Mecânica e Eng. Química do que Eng. Química e Ciências Farmacêuticas, por exemplo. Tens aqui o edital de 2017/2018 e podes ver que uma pessoa de Bioquímica teve 0,4 de afinidade para entrar em Eng. Biológica...

Boa sorte :)

Pois, acredito. Mas por exemplo no edital de Informática de 2019/2020 dão 0,1 a Ciências Farmacêuticas/FFUL e depois há um de Ciências Biomédicas/UAlg com 0,55 de afinidade e foi um dos seis colocados. Muito estranho, até porque o plano de estudos é semelhante ao do MICF em termos de cadeiras de matemática, química e física e respetivos ECTS (sendo que o MICF até tem bem mais química). Os critérios nestes concursos deixam-me sempre um bocado desconfiado. Se fosse comigo era reclamação na certa. Mas enfim, já concorri a Mecânica e agora estou na dúvida se arrisco Informática (6 vagas) ou se Civil (2 vagas). Vou presumir que me dão 0,1 de afinidade (isto da afinidade deve também deve depender de alguma subjetividade dos docentes, já vi), se fosse no ano passado não entrava em Informática mas entrava em Civil...

Última edição:

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Pois, acredito. Mas por exemplo no edital de Informática de 2019/2020 dão 0,1 a Ciências Farmacêuticas/FFUL e depois há um de Ciências Biomédicas/UAlg com 0,55 de afinidade e foi um dos seis colocados. Muito estranho, até porque o plano de estudos é semelhante ao do MICF em termos de cadeiras de matemática, química e física e respetivos ECTS (sendo que o MICF até tem bem mais química). Os critérios nestes concursos deixam-me sempre um bocado desconfiado. Se fosse comigo era reclamação na certa. Mas enfim, já concorri a Mecânica e agora estou na dúvida se arrisco Informática (6 vagas) ou se Civil (2 vagas). Vou presumir que me dão 0,1 de afinidade (isto da afinidade deve também deve depender de alguma subjetividade dos docentes, já vi), se fosse no ano passado não entrava em Informática mas entrava em Civil...
Efetivamente parece-me haver espaço para reclamações no caso específico que mencionaste. Aliás, parece-me até que CF é tem mais cadeiras que podem ser relacionadas com Engenharia (em geral) do que Ciências Biomédicas. No entanto, para ser honesto, não sei se a reclamação daria em alguma coisa. É tentares e ver :)

Mymelo

Membro Dux
Matrícula
21 Novembro 2017
Curso
Engenharia Química
Instituição
IST
Acho isso muito estranho. Eu fiz o meu primeiro ano da faculdade no MICF na FFUL e quando troquei para Eng Química consegui várias equivalências (Química 1, Química Orgânica 1, Laboratórios de Química 3), portanto faria sentido ter uma afinidade maior. Até mesmo as cadeiras de física do MICF como a cadeira Física aborda coisas faladas em outras cadeiras de Eng Química como Mecânica de Fluídos e Transporte de Massa.

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Técnico Lisboa
Dá. Isso significa não teres os requisitos de admissão para entrada no curso em questão (no meu caso, exames nacionais não validos). Não é o mesmo que ter frequentado o ES. Se veres, no IST, além dessa dizem " Não sejam titulares de um curso superior, nem tenham frequência anterior do Ensino Superior." A FEUP funciona igual à Nova.
Já analidei os concursos o ano passado. Ir por concurso especial de licenciados, no meu caso, é perder dinheiro. Primeiro, porque sou sempre penalizado e segundo porque, para os cursos com maior procura, há sempre mais candidatos e menos vagas. Para teres uma noção, na FEUP, EGI (um dos cursos com maior média da faculdade) abriram 5 vagas para o concurso de maiores de 23, e só se candidataram 3 pessoas. Engenharias menos procuradas, como já te falei, podem ter menos candidatos e assim entrarem todos ou quase todos.

Foste colocado na FCT?Já vi que já saíram os resultados do concurso para maiores de 23. Eu concorri pelo concurso especial para titulares de curso superior e era suposto os resultados serem divulgados ontem, até enviei email a perguntar e disseram que poderiam sair até às 23:59 de ontem. Até agora nada. Será que ainda divulgam hoje ou amanhã, mesmo sendo fim-de-semana?

Sérgio Miguel

Membro Veterano
Matrícula
11 Junho 2019
Foste colocado na FCT?Já vi que já saíram os resultados do concurso para maiores de 23. Eu concorri pelo concurso especial para titulares de curso superior e era suposto os resultados serem divulgados ontem, até enviei email a perguntar e disseram que poderiam sair até às 23:59 de ontem. Até agora nada. Será que ainda divulgam hoje ou amanhã, mesmo sendo fim-de-semana?

Sim. Fui admitido. Mas vou-me candidatar e congelar a matricula. Só me candidatei para, caso tenha de ir para Lisboa (por questões Laborais) entre logo como reingresso. Para já a prioridade é Porto (FEUP).
Por norma diria que não ... mas como foi erro deles. De qualquer forma, segunda feira deves ter quase de certo os resultados.

• Like
Reactions: undisclosed

majm22

Membro Veterano
Matrícula
25 Outubro 2015
Vou para o 4ano de um mestrado integrado e neste momento devido à extinção dos mestrados integrados temos que escolher se preferimos continuar neste formato até acabarmos o curso ou passar para o novo formato. Cada aluno tem direito de escolha. Alguém sabe quais as diferenças entre cada escolha?

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Técnico Lisboa
Sim. Fui admitido. Mas vou-me candidatar e congelar a matricula. Só me candidatei para, caso tenha de ir para Lisboa (por questões Laborais) entre logo como reingresso. Para já a prioridade é Porto (FEUP).
Por norma diria que não ... mas como foi erro deles. De qualquer forma, segunda feira deves ter quase de certo os resultados.

Ah ok! Bem, adiaram a divulgação para dia 27 ao final do dia… Não se percebe, enfim.
Se entrar na FCT (informática ou eletrotécnica) faço a matrícula mas se depois também for colocado no IST vou anular e matricular-me no IST (concorri a mecânica e civil).

Edit: entretanto já divulgaram os resultados e fiquei colocado em eng. informática e eng. eletrotécnica. Vou matricular-me em informática.

Última edição:
  • Like
Reactions: Sérgio Miguel

Sérgio Miguel

Membro Veterano
Matrícula
11 Junho 2019
Ah ok! Bem, adiaram a divulgação para dia 27 ao final do dia… Não se percebe, enfim.
Se entrar na FCT (informática ou eletrotécnica) faço a matrícula mas se depois também for colocado no IST vou anular e matricular-me no IST (concorri a mecânica e civil).

Edit: entretanto já divulgaram os resultados e fiquei colocado em eng. informática e eng. eletrotécnica. Vou matricular-me em informática.

Dado as opções, se entrares, mecânica no IST acho uma excelente escolha. Civil não tenho muita noção do mercado de trabalho agora. Mas com E.M. no IST ou E.I. na FCT, tens mais que ferramentas para ter uma vida "sucessida".

• Like

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Técnico Lisboa
Curiosidade: Engenharia Informática corresponde a Computer Science ou Computer Engineering nos USA e outros países anglófonos?

Matrícula
5 Setembro 2019
Com o fim de mestrado integrado em Bioengenharia na FEUP deixa de existir protocolo entre FEUP e UTAD?
Se sim, será complicado futuramente conseguir um mestrado na FEUP com licenciatura na UTAD?

JoannaSF

Membro
Matrícula
19 Agosto 2020
Curso
Bioengenharia
Instituição
FEUP/ ICBAS

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Curiosidade: Engenharia Informática corresponde a Computer Science ou Computer Engineering nos USA e outros países anglófonos?

This should answer :)

• Like

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Técnico Lisboa
Bem, recebi agora os resultados da candidatura ao IST pelo concurso especial para titulares de cursos superiores e fiquei colocado em Eng Civil e em Eng Mecânica. Vou matricular-me em Eng Mecânica e entretanto anular a matrícula em Eng Informática na FCT. Alguém sabe se as matrículas são on-line ou presenciais?

Mymelo

Membro Dux
Matrícula
21 Novembro 2017
Curso
Engenharia Química
Instituição
IST
Bem, recebi agora os resultados da candidatura ao IST pelo concurso especial para titulares de cursos superiores e fiquei colocado em Eng Civil e em Eng Mecânica. Vou matricular-me em Eng Mecânica e entretanto anular a matrícula em Eng Informática na FCT. Alguém sabe se as matrículas são on-line ou presenciais?
No site não consigo encontrar informação, no entanto quando entrei no IST pelo CNAES (tanto em 18/19 como em 19/20) eles mandaram-me um SMS com as informações todas de como a matrícula ia funcionar. Não sei se tal acontece com os maiores de 23. Se não recebeste, uma hipótese seria contactares a área de graduação por mail ou telefone e perguntar como é que se está a processar as matrículas para este ano letivo, mas, sinceramente, a área de graduação é das coisas que deixa mais a desejar do Técnico, portanto outra hipótese seria deslocares-te ao local e tentar resolver isso presencialmente.

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Técnico Lisboa
No email que eles enviaram a informar da divulgação dos resultados diz que irão enviar em breve mais informações. Eu é que queria saber antecipadamente .De qualquer modo segundo o calendário do concurso especial para titulares de cursos superiores as matrículas serão só a partir de dia 15 pelo que se entretanto não receber mais nenhuma info envio email/telefono. Já agora, há algum tipo de “acolhimento” aos novos alunos e quando/como funciona?

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Técnico Lisboa
A propósito, alguém pode falar um bocado das cadeiras do 1.º semestre do 1.º ano de Eng Mecânica no IST? Presumo que algumas sejam comuns a todos os cursos. São estas:
Álgebra Linear
Cálculo Diferencial e Integral
Ciência de Materiais
Desenho e Modelação Geométrica
Gestão
Introdução à Economia
Química Geral
Assim de repente, são imensas cadeiras num semestre. Quais as que exigem mais estudo/trabalho e as mais difíceis/fáceis de acompanhar? A avaliação é por exame final ou frequências e/ou contínua? Como são os projetos? Que aulas é que são obrigatórias? As semanas de estudo/preparação que estão no calendário escolar consistem no quê? Eu sei. Muitas perguntas... 😅

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
No email que eles enviaram a informar da divulgação dos resultados diz que irão enviar em breve mais informações. Eu é que queria saber antecipadamente .De qualquer modo segundo o calendário do concurso especial para titulares de cursos superiores as matrículas serão só a partir de dia 15 pelo que se entretanto não receber mais nenhuma info envio email/telefono. Já agora, há algum tipo de “acolhimento” aos novos alunos e quando/como funciona?
A seu tempo deves receber as informações. E sim, costuma haver uma sessão de acolhimento com o Presidente do Técnico.
A propósito, alguém pode falar um bocado das cadeiras do 1.º semestre do 1.º ano de Eng Mecânica no IST? Presumo que algumas sejam comuns a todos os cursos. São estas:
Álgebra Linear
Ciência de Materiais
Gestão
Introdução à Economia
Química Geral
Assim de repente, são imensas cadeiras num semestre. Quais as que exigem mais estudo/trabalho e as mais difíceis/fáceis de acompanhar? A avaliação é por exame final ou frequências e/ou contínua? Como são os projetos? Que aulas é que são obrigatórias? As semanas de estudo/preparação que estão no calendário escolar consistem no quê? Eu sei. Muitas perguntas... 😅
O melhor será colocares isso no tópico do curso.

• Like

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olaa, eu diria que devem ser online, existe uma plataforma de registo que foi a que usei para me matricular o ano passado e que deves usar tbm. Tens aqui alguma informações.

Existe uma semana dedicada ao acolhimento dos novos alunos, deve acontecer entre 20 e 24 diria eu. Caso queiras fazer uma visita já te podes inscrever aqui.

Álgebra Linear
Ciência de Materiais
Gestão
Introdução à Economia
Química Geral
Sou de naval mas tive quase todas as aulas com o curso de mecânica. Tive todas as cadeiras exceto "introdução à economia" que deve ser nova este ano. Quanto à dificuldade e ao resto depende de pessoa para pessoa, vê os ECTS que é um indicador de trabalho necessário para ter bom aproveitamento na cadeira. Os métodos de avaliação variam de cadeira para cadeira, as únicas aulas obrigatórias são as laboratoriais( mas aconselho te a ir a todas). As semanas de estudo são semanas sem aulas em que estudas para os exames, costuma ser 1 semana acho eu. Aconselho te a ativares a chave móvel digital caso não tenhas.

Última edição:
  • Like