Million dollar questions que dependem de pessoa para pessoa...
Para os alunos de Economia e Gestão o que é melhor? Escolher mestrado na área da licenciatura para se especializarem e serem mais competentes na sua área ou mudarem de área quando escolhem um mestrado e serem mais abrangentes?
Isso depende dos gostos. Se ao longo do curso descobriste que gostavas muito de uma área (por exemplo Contabilidade ou Marketing), é provável que queiras aprender mais sobre o assunto, para trabalhares nessa área, por isso segues esse mestrado. Se vês Economia e Gestão como bases, mas não gostaste assim tanto ou gostaste mas não queres fazer disso vida, faz sentido fazeres um mestrado numa área um pouco diferente, para que possas ser chamado para esse tipo de trabalho. Por exemplo, se seguires Informática de Gestão ou Gestão Hoteleira, Engenharia e Gestão Industrial ou Gestão do Desporto, as bases de Gestão são uma mais valia, mas estas são áreas independentes, paralelas, e ao te especializares nelas estás a restringir-te a essa área, mas estás a tornar-te um especialista. Não acho que sejas mais abrangente ao mudares de área. Se tirares licenciatura em Gestão e mestrado em Gestão Hoteleira, duvido que te chamem para uma consultora, porque não estás a ir nesse caminho. Mais depressa chamam alguém com licenciatura em Gestão e sem mestrado. Por isso o dilema continua. São gostos.
É melhor um mestrado geral (Economia, Gestão, Finanças, Contabilidade, Marketing) ou um especializado (Economia ou Gestão disto ou daquilo)?
Para mim, faz sentido tirar um mestrado mais específico se me licenciei numa área mais geral e tirar um mestrado mais geral, se me licenciei em algo muito específico. Não percebo quem tira licenciatura e mestrado em Gestão, por exemplo, mas há muita gente que o faz.
É melhor mestrado em Português ou em Inglês?
Dizer que tiraste um mestrado em inglês fica bem em entrevistas, mas não escolheria um mestrado com base na língua em que o vou fazer...
A tempo inteiro ou em pós- laboral
De manhã ou de tarde?... Isso é irrelevante. O que interessa é o número de créditos, que é igual.
Logo a seguir à licenciatura ou passados uns anos?
Eu acabei o curso e essa era a pergunta na minha cabeça e na de quase todos os meus colegas. Pelo que pude observar, as decisões dependeram imenso.
- Quem já tem a certeza da área que quer seguir e em que quer vir a trabalhar mais - faz mestrado logo a seguir.
- Quem está farto de estudar e quer aplicar o que anda a aprender há anos - vai trabalhar.
- Quem precisa de dinheiro, porque os mestrados são caríssimos - vai trabalhar
- Quem não quer deixar já de ser estudante, porque acha que é demasiado novo e quer viver a vida - ou faz mestrado (tanta gente anda a fazer mestrados só para prolongar a vida de estudante por mais 2 anos!) ou faz gap years (é o que eu recomendaria) a viajar, a fazer nada, a fazer voluntariado, a fazer um curso de inglês, de fotografia ou outra coisa qualquer.
- Quem não sabe do que gosta, por isso não sabe que mestrado tirar - ou vai trabalhar, ou faz um gap year ou faz um mestrado numa área tão geral como a da licenciatura.
Também já ouvi muitas respostas de recrutadores (principalmente de consultoras) a esta pergunta e, apesar de não haver consenso, o que mais dizem é que não há diferença entre as capacidades técnicas dos licenciados e os mestres que entram na empresa (é só mais 1 ano de aulas) e que a diferença que há é em maturidade (porque "com 21 anos vocês são muito novinhos"). Ou seja, isto depende da pessoa. Em média, é provável que pessoas de 23 anos sejam mais maduras que as de 21 anos, mas são só 2 anos de diferença e há muita gente de 20 anos mais madura que outros de 25.
Para mim, ou tenho a certeza da área que quero seguir e, por isso, faço mestrado, ou arranjo trabalho nem que seja por 1 ano, para ver na prática o que se faz. As aulas e o mundo do trabalho não são a mesma coisa e ao começar a trabalhar podem-se descobrir fascínios e desilusões por diferentes áreas. Há pessoas que só não fazem isto, porque acham que depois teriam grande dificuldade em voltar à vida de estudante, logo preferem fazer tudo de seguida.
Ou não tirar mestrado de todo?
Hoje em dia, ter um mestrado é como há 20 anos ter uma licenciatura e hoje em dia ter só licenciatura é como há 20 anos ter só o 12º ano. Seja mais tarde ou mais cedo, aconselho-te a fazeres mestrado, nem que seja pelo canudo, que só por si pode aumentar-te a base do salário em algumas empresas.