UMinho MiEGSI - Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

  • Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

crebellum

Membro Catedrático
Matrícula
22 Junho 2017
Mensagens
2,650
Curso
MiEGSI
Instituição
UMinho
Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação – Universidade do Minho

História e Contextualização
unnamed.jpg

O Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão de Sistema de Informação como o conhecemos hoje foi criado no ano letivo de 2012/2013. É inteiramente lecionado no Campus de Azurém da Universidade do Minho, localizado em Guimarães. O seu departamento localiza-se no Edifício 11 – o edifício mais recente da Escola de Engenharia – e tem, desde a sua criação, albergado vários cursos dentro das Tecnologias e Sistemas de Informação. Desta forma, o DSI – Departamento de Sistemas de Informação – estreia-se em 1990 com a Licenciatura em Informática de Gestão, que mais tarde evoluiu para Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação, com o respetivo mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação, até termos aquilo que hoje conhecemos por MiEGSI: O Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão de Sistema de Informação.

Até ao ano passado, o MiEGSI podia ser frequentado em regime laboral e pós-laboral. Desde então que deixou de ser possível ingressar em regime pós-laboral. Contudo, na distribuição de alunos por turmas/turnos que é feita todos os semestres, algumas delas incluem horários que coincidem com o antigo pós-laboral.

Com o anúncio do fim dos mestrados integrados, a designação de MiEGSI vai ser posta em causa dentro em breve. De qualquer das formas, a intenção do curso – formar profissionais capazes de exercer funções na área das Tecnologias e Sistemas de Informação – dificilmente será alterada.

O curso
Como o nome indica, MiEGSI prepara profissionais na área dos Sistemas de Informação que são definidos como:
  1. as aplicações das tecnologias da informação ou aplicações informáticas, ou seja, artefactos baseados em computador criados para apoiar quaisquer atividades humanas;
  2. uma ideia abstracta, resultante da conceptualização de algo ativo que essencialmente processa informação; esta abstracção pode ser aplicada quer a organizações (ou outras entidades que correspondem a concretizações de atividades humanas) quer às já referidas aplicações informáticas; o recurso a esta abstracção constitui-se como um importante meio de suporte aos raciocínios efectuados pelos profissionais de TSI nos seus atos de profissão.
A definição parece certamente ambígua, mas resume-se a um único ponto: qual a forma de utilizar e manusear a informação de forma a que esta seja útil à empresa/organização? Daí surgem as abstrações de que se fala, que são apenas uma forma de organizar raciocínios que, a seu tempo, irás compreender.

A dificuldade em obter uma definição objetiva do curso deriva da sua versatilidade. Mas, grosso modo, aprendemos a criar os sistemas de informação – através da programação – e posteriormente a geri-los – com recurso às unidades curriculares das áreas de economia e de gestão orientada às organizações. Também podemos ver um profissional de MiEGSI como sendo alguém que funciona como uma ponte entre os departamentos de gestão e os departamentos de informática, por ter capacidades de ambos os lados.

Por fim, segundo o que consta nas tabelas da Ordem dos Engenheiros, MiEGSI enquadra-se na especialidade de Informática e conta este ano com 140 vagas, usando como prova de ingresso o exame de Matemática A.

Plano de Estudos
Abaixo, no Spoiler, encontra-se uma visão geral das unidades curriculares que vos esperam no MiEGSI. Ali podemos ver que quanto mais nos aproximamos do fim do curso, mais forte se torna a componente relativa aos Sistemas de Informação.

No primeiro ano são introduzidos a UCs de Matemática – como Álgebra Linear, Tópicos De Matemática Discreta (onde se tratam sobretudo conceitos de lógica) e Cálculo (onde, entre outros, se tratam limites e trigonometria) –, a UCs da área das Ciências Económicas e Empresariais – como é o caso de Introdução à Economia e Fundamentos de Organização e Gestão – e a UCs relacionadas com os próprios Sistemas de Informação: Sistemas de Computação – onde o estudo se foca ao nível do Hardware de forma a entender como este funciona –, Sistemas Operativos – onde nos debruçamos sobre o estudo dos sistemas operativos, sobretudo na função que desempenham e na forma como funcionam, escolhendo para isso o estudo do Linux –, Fundamentos da Programação de Computadores – que através de Scheme introduz de certa forma a lógica usada na programação, sendo este o primeiro contacto que muitos estudantes de MiEGSI têm com as linguagens de programação. No segundo semestre, e de forma a usar na prática o que se aprendeu teoricamente em FPC, temos a UC de Paradigmas de Programação na qual se desenvolve um miniprojecto com recurso a Java. Por fim, resta ainda Bases de Dados que nos dá os conceitos necessários para a criação de bases de dados relacionais com recurso a SQL.
O plano de estudos mais detalhado pode ser consultado aqui.
planoestudos.jpg

Saídas Profissionais
Há várias saídas profissionais que podem ser seguidas aquando da conclusão do curso. Seguem-se dois exemplos:
  • Empresas na área da consultoria, nas quais pode desempenhar funções de analista de dados (com relação direta, ou não, a Data Mining ou Big Data);
  • Empresas na área do desenvolvimento de software, nas quais pode tanto desempenhar funções de programador como de gestor de projetos;
No final do curso espera-se que os alunos sejam capazes, se assim o quiserem, de ingressar em carreiras que tenham foco em áreas como Big Data, Internet of Things, SmartCities ou áreas relacionadas com a Gestão de Projetos.

Vida Académica e Núcleos de Estudantes
Ao compararmos os dois campi da Universidade do Minho, encontramos diferenças entre eles e uma das mais relevantes talvez seja a questão da vida académica. Esta acaba por ser mais “desenvolvida” em Gualtar do que em Azurém por haver mais opções num campus do que no outro. Mas nada que não se acabe por resolver :p

Ao longo do ano temos várias atividades que merecem atenção é capaz de doer ler isto nesta altura: a Semana da Receção ao Caloiro, que inclui a tradicional Latada, da qual MiEGSI costuma ser vencedor, Caloiro de Molho e a própria Receção ao Caloiro; a Semana da Euforia, com o Rally das Tascas e como não podia deixar de falar, as Monumentais Festas do Enterro da Gata, com o Velório da Gata e o tão esperado Cortejo.

Temos ainda a questão da Praxe, na qual não me vou alongar porque é uma escolha pessoal de frequentar ou não. Aliás é importante salientar: quer frequentes, quer não frequentes a Praxe, isso não influencia a capacidade de fazer amizades. É possível fazê-las, claro, de uma forma ou de outra!

Por fim, resta apenas falar da Comissão de Festas de MiEGSI, responsável pelos jantares de curso e por outras atividades e do Núcleo de Estudantes de MiEGSI, mais conhecido por AIS.SC: Association for Information Systems – Student Chapter. Este organiza várias atividades, entre elas o TSI2MARKET, no qual nos dão a oportunidade de estar mais próximos das empresas.

Links Úteis
MIEGSI - tsiuminho
Guia da Candidatura 2020 - Detalhe de Curso
Saídas Profissionais | MIEGSI
MIEGSI4ALL
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
FAQs
Disclaimer: as respostas abaixo são pura opinião pessoal, não havendo uma forma de as tornar objetivas e imparciais.

O facto de o curso ser frequentado por mais rapazes do que raparigas traz-lhe algum impacto negativo?
Diria que não. Partindo da minha experiência pessoal, até agora não me senti prejudicada por ser rapariga. Pelas estatísticas a percentagem de raparigas em MiEGSI parece estar a aumentar: em 2017 só tínhamos 21% de raparigas no curso, enquanto que em 2019 já tínhamos 30%. Espero que esta tendência se mantenha!

É necessário um bom computador logo no primeiro ano?
As UCs que exigem mais “poder computacional” só são dadas a partir do segundo semestre do primeiro ano, em que começamos a aprender Java. Por isso diria que se consegue fazer o primeiro semestre com um computador mais fraquinho. De qualquer das formas, para todo o curso não é necessário um computador topo de gama; se tiver um processador i5, pelo menos 8GB de RAM e disco SSD com pelo menos 256GB já é suficiente.

Devia ter conhecimentos básicos de programação antes de entrar no curso?
Não é obrigatório, uma vez que os professores começam as linguagens de programação assumindo que nenhum de nós tinha ouvido falar delas antes, mas naturalmente que estar familiarizado com uma só traz vantagens!

No futuro, o meu emprego, depois de formado em MiEGSI, pode ser 100% remoto?
Tudo depende daquilo que fazes especificamente, mas diria que sim. A facilidade em trabalhar remotamente é algo transversal a grande parte das engenharias.

Tendo o curso de MiEGSI, achas que posso pensar em trabalhar no estrangeiro?
Sim, como em qualquer outro curso, desde que estejas confortável com a língua inglesa. Vais acabar por utilizar a maioria dos termos técnicos em inglês quase de forma automática e quando deres por ti vais estar a ler bibliografia em inglês por ser de mais fácil acesso.
 
Última edição:
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
Joanarpcoutoo Sistemas e tecnologias de informação (NOVA IMS) vs Engenharia e Gestão de sistemas de informação (MIEGSI) Tecnologias 0
G UMinho Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação (MiEGSI) Universidade do Minho 4
D Mudança par instituição/ curso ou candidatura a mestrado ? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
L Tradução (Mestrado) Humanidades, Secretariado e Tradução 0
kingLion Erasmus+ mestrado Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
S Mestrado - candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 2
A Prolongamento do prazo para entrega de Dissertações de mestrado e Teses de doutoramento Ensino Superior 4
M Licenciatura em Ensino/Mestrado em Ensino Ensino Superior 2
A Engenharia Genética, existe um mestrado focado em tal ? Ensino Superior 0
B Mestrado na Nova em Ciências da Comunicação Ensino Superior 0
B Mestrado em Ciências da Educação. Bom ou não vale a pena? Ensino Superior 0
F Chumbo à tese de mestrado? Ensino Superior 1
K Estou muito desmotivada com o meu curso de mestrado Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
H Mestrado com 1 cadeira em atraso Ensino Superior 1
Romeu Mota Tirar mestrado na Universtitat de Barcelona Ensino Superior 0
C Mestrado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão - FCUL Ensino Superior 0
R Mestrado e opções alternativas Ensino Superior 1
Mariana S. Mestrado em Ensino de Artes Visuais Educação 3
M Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação Médica Ensino Superior 0
Mariana Lança FEUP Mestrado em Engenharia Informática na UP Universidade do Porto 0
L Mestrado Integrado Engenheria Biomédica e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Tecnologias 0
 Mestrado em Nutrição Clínica Saúde 2
D Mestrado Ensino Superior 3
Sylvie Borges Mestrado em Ensino de Língua Inglesa e Estrangeira Educação 2
Agnes Bacon Só fazer o 1º ano de mestrado Ensino Superior 1
marina c erasmus mestrado Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
M Mestrado de Marketing e Publicidade Ciências Sociais e Serviços 2
Ângela0104 Educação básica é necessário mestrado para trabalhar numa creche? fiquei com duvidas Educação 2
Engenharia de Materiais Fazer tese de mestrado em erasmus Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
M Licenciatura e Mestrado Ensino Básico Educação 2
Maria Inês Freitas Mestrado em Psicologia Ciências Sociais e Serviços 3
C Mestrado noutra área ou 2ª Licenciatura? Ensino Superior 0
J Fazer um segundo mestrado? Ou continuar à procura de emprego? Ensino Superior 3
M Mestrado Integrado Ensino Superior 1
L Estou no último ano do curso... pelo 4º ano consecutivo e 5ª dissertação de mestrado! Ensino Superior 8
A Bolsa de estudo - mestrado Bolsas e Residências 0
mpsgv mestrado Ensino Superior 1
A 2o Mestrado Após Conclusão do Mestrado Integrado Ensino Superior 13
mariana_24 UEuropeia Mestrado Design Management Universidade Europeia 0
E Mestrado integrado em ciências farmacêuticas Saúde 0
P ISCTE Mestrado em Gestão ou Gestão de Empresas ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
Dianaatigre UA Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo Universidade de Aveiro 0
I UPT Candidatura a mestrado Universidade Portucalense 1
ellenmazevedo Mestrado Gestão / business Ciências Económicas e Empresariais 3
M Mestrado marketing Ciências Económicas e Empresariais 2
S Dúvida sobre mestrado Concurso Nacional e Locais - Público 7
F Fazer mestrado numa faculdade diferente daquela em que tirei a licenciatura Ensino Superior 4
L Candidatura a bolsa em mestrado Bolsas e Residências 1
M Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina FCT-UNL vs Biomedicina Molecular UA Ciências 5
L NOVA Mestrado em Gestão e Curadoria da Informação Universidade Nova de Lisboa 0

Tópicos Semelhantes