Mudança de área de estudo

dxniela

Membro Caloiro
Matrícula
12 Agosto 2021
Terminei o secundário este ano em Línguas e Humanidades. No entanto, não tenho muito interesse nos cursos desta área. Assim sendo, planeio fazer um gap year e estudar para o exame de Economia A (disciplina bienal) para ingressar num curso que gosto. A primeira pergunta é: é possível assimilar a matéria da disciplina se estudar consistentemente até à data do exame? Estudo sozinha? Explicações? Considerei assistir às aulas mas acho que não faria sentido dado que nunca tive a disciplina e teria de assistir a aulas de 10º e 11º ano.
Ouvi falar do ensino recorrente onde é possível completar disciplinas em menos tempo mas não sei se é verdade e se é possível eu assistir a essas aulas tendo completado o secundário. Estou aberta a qualquer tipo de conselhos, especialmente de quem já mudou de área de estudo depois do secundário. Obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
A primeira pergunta é: é possível assimilar a matéria da disciplina se estudar consistentemente até à data do exame? Estudo sozinha? Explicações? Considerei assistir às aulas mas acho que não faria sentido dado que nunca tive a disciplina e teria de assistir a aulas de 10º e 11º ano.
Olá @dxniela
Vai depender do teu esforço, mas é claramente possível, tens vários alunos cá no fórum que fizeram algo similar, além dos alunos do profissional e outros cursos do secundário que preparam os exames autonomamente. Assistir poderia ser interessante se tiveres uma escola que te permita.
Ouvi falar do ensino recorrente onde é possível completar disciplinas em menos tempo mas não sei se é verdade e se é possível eu assistir a essas aulas tendo completado o secundário. Estou aberta a qualquer tipo de conselhos, especialmente de quem já mudou de área de estudo depois do secundário.
É verdade, mas o recorrente, sendo mais "rápido", tem tendência a não dar a matéria com a mesma profundidade que no ensino diurno. Pelo que não recomendaria assistires a essas aulas com vista à preparação do exame nacional.

• Like
Reactions: dxniela

Explica.Economia

Membro Caloiro
Matrícula
6 Agosto 2021
Olá :) Já passou imenso tempo desde que publicaste mas decidir ser mais uma pessoa a dar-te reforço positivo.
Se te dedicares consegues sim !
Os exames têm todos a mesma estrutura e facilmente consegues ver padrões nos tipos de perguntas que saem sobre cada matéria.
Um conselho que te dou, é veres sempre os critérios de correção das pergunta de resposta aberta. Cada pergunta tem os tópicos de resposta muito bem definidos e é uma questão de, para além de saberes a matéria, saberes o que esperam que respondas às perguntas.
De certeza que nos apontamento da Uniarea encontras apontamentos e livros que te possam guiar no teu estudo, mas se não tiveres materiais podes sempre falar comigo que te dou os que tiver.
Beijinhos e a melhor das sortes ! 😁

• Like
Reactions: Wraak and davis