Mudança de área

joana.89

Membro Caloiro
Matrícula
27 Maio 2023
Olá, neste momento estou no 11.º ano em ct e simplesmente estou completamente perdida, desmotivada e muito triste. O 10.º não correu como eu imaginava, tive mais negativas do que positivas nos testes de fq, mat e bio/geo. Mas, apesar dessas maiorias, consegui acabar com 11 a bio/geo, 12 a fq e 10 a mat A.
Conclui o 10 ano com média de 13 e então decidi que ia para humanidades (não por achar que era mais fácil e sim porque gosto eventualmente desta.) Mas os meus amigos disseram que não, que eu ia melhorar e que era só questão de habituar-me… e acabei por ficar (o meu pior erro). Comecei o 11.º ano com o pé direito, 13 a mat A, 11 a fq e a bio/geo (na 1.º ronda de testes). Já na segunda ronda de testes foi um desastre, 8 a fq e a bio/geo e 5 a matemática. Estudei tanto para estes testes que não pude crer quando vi os resultados…
Quero mesmo ir embora deste curso, não me sinto valorizada aqui e sei que consigo muito mais… mas não em ct.
Os exames são o meu maior pesadelo. Se nem a estudar tanto só para uma matéria consigo ter uma boa nota, como é que vou fazer os exames? Não me sinto confortável a fazer nenhum exame destas 3 disciplinas.
Agora, quero muito mudar de curso, mas o receio de ir para o 10 ano para uma turma nova e o sentimento de vergonha (pois estou a repetir um ano) é enorme…
O meu sonho é ser farmacêutica mas o percurso até lá é tão difícil, então estou a pensar em mudar para humanidades e fazer o exame de bio/geo (estudar por conta própria). Sei que vai ser difícil e já está difícil, mas não posso desistir da minha profissão de sonho, já que as saídas de humanidades não me cativam tanto como as de ct.
Se alguém me pudesse ajudar e dar a sua opinião agradecia imenso.

Olá, neste momento estou no 11.º ano em ct e simplesmente estou completamente perdida, desmotivada e muito triste. O 10.º não correu como eu imaginava, tive mais negativas do que positivas nos testes de fq, mat e bio/geo. Mas, apesar dessas maiorias, consegui acabar com 11 a bio/geo, 12 a fq e 10 a mat A.
Conclui o 10 ano com média de 13 e então decidi que ia para humanidades (não por achar que era mais fácil e sim porque gosto eventualmente desta.) Mas os meus amigos disseram que não, que eu ia melhorar e que era só questão de habituar-me… e acabei por ficar (o meu pior erro). Comecei o 11.º ano com o pé direito, 13 a mat A, 11 a fq e a bio/geo (na 1.º ronda de testes). Já na segunda ronda de testes foi um desastre, 8 a fq e a bio/geo e 5 a matemática. Estudei tanto para estes testes que não pude crer quando vi os resultados…
Quero mesmo ir embora deste curso, não me sinto valorizada aqui e sei que consigo muito mais… mas não em ct.
Os exames são o meu maior pesadelo. Se nem a estudar tanto só para uma matéria consigo ter uma boa nota, como é que vou fazer os exames? Não me sinto confortável a fazer nenhum exame destas 3 disciplinas.
Agora, quero muito mudar de curso, mas o receio de ir para o 10 ano para uma turma nova e o sentimento de vergonha (pois estou a repetir um ano) é enorme…
O meu sonho é ser farmacêutica mas o percurso até lá é tão difícil, então estou a pensar em mudar para humanidades e fazer o exame de bio/geo (estudar por conta própria). Sei que vai ser difícil e já está difícil, mas não posso desistir da minha profissão de sonho, já que as saídas de humanidades não me cativam tanto como as de ct.
Se alguém me pudesse ajudar e dar a sua opinião agradecia imenso.
Olá, Joana. Eu sou aluna de ct do 12º ano. Na minha opinião o 11º ano é realmente um pouco mais fácil do que o 10º, pois este é um ano de transição entre o básico e o secundário, e as diferenças entre os dois são consideráveis. No entanto, se realmente não te sentes feliz onde estás e se achas que consegues fazer melhor em humanidades, sem te cansares tanto, acho que sim deves mudar de área.
É normal sentires alguma ansiedade em mudar de turma e, principalmente, em retroceder um ano, no entanto é só um ano que tu vais perder para poderes seguir o teu sonho durante o resto da tua vida. No início do teu 10º ano também não conhecias todos os teus colegas e agora de certeza que muitos deles são teus amigos. Tenho a certeza que também vais encontrar pessoas na tua nova turma que se vão tornar bons amigos.
Quanto ao exame de BioGeo, eu acho que, se puderes, devias arranjar um explicador para te ajudar no teu estudo, pois apesar de não ser impossível de tirar uma boa nota no exame estudando por conta própria, é mais fácil se tiveres o auxílio de um professor.

Se nem a estudar tanto só para uma matéria consigo ter uma boa nota, como é que vou fazer os exames?
Isso depende de muita coisa. Não tenhas medo dos exames. Os teus professores podem estar a fazer testes desproporcionalmente difíceis, ou as perguntas podem ser muito mais detalhadas do que no exame, precisamente por incidirem numa matéria só... ou pode o problema ser mesmo com o teu método de estudo. Antes de mais, sugiro que vejas perguntas de exame para ver se de o problema é dos testes ou do teu estudo.
O meu sonho é ser farmacêutica
Realmente, é um percurso que ainda exige uma média considerável no secundário. Mudar de curso, apesar de não ter a disciplina de que precisas, para ter disciplinas que te permitam ter uma média maior, e fazer a tal disciplina por exame, é uma estratégia... se funcionaria ou não, é preciso ponderar.
Agora, quero muito mudar de curso, mas o receio de ir para o 10 ano para uma turma nova e o sentimento de vergonha (pois estou a repetir um ano) é enorme (...) O meu sonho é ser farmacêutica mas o percurso até lá é tão difícil
Uma opção que tens é trocar para Ciências Socioeconómicas. Continuas a ter Matemática A, o que poderá ser um problema, mas, não terias de voltar ao 10º ano, já que só terias 2 disciplinas novas em vez de 3. Não te digo que seja a melhor opção, nem que não seja, apenas indico que é uma opção a considerar.
Não me sinto confortável a fazer nenhum exame destas 3 disciplinas.
Perante as novas regras, em teoria, podes escolher as disciplinas às quais vais a exame, não têm de ser as do teu curso.
Assim sendo, não me parece que devas basear nisto a tua decisão.