Mudança de biotecnologia para engenharia de materiais

Membro1234

Membro Caloiro
Matrícula
6 Julho 2021
Bom dia,
Estou no último ano de licenciatura em biotecnologia e estava a pensar candidatar-me ao mestrado integrado de engenharia de materiais em aveiro. Estive a ver o plano curricular e há seguimento de algumas cadeiras da licenciatura para o mestrado. Posso me candidatar sendo que é um mestrado integrado e será que vou ter dificuldade em adaptar-me? Na licenciatura de biotecnologia apenas tive uma cadeira mais a ver com materiais, mas não sei se será suficiente.

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Bioinformática Clínica
Instituição
U. Aveiro
Olá,

Quando te referes a "mestrado integrado" estás a falar da componente do mestrado apenas (2º ciclo de estudos) ou os 5 anos (licenciatura + mestrado)? Pergunto isto pois os mestrados integrados (maioritariamente para as engenharias) vão terminar, pelo que não serão admitidos novos estudantes para 2021/2022 (poderás frequentar a licenciatura ou o mestrado em engenharia de materiais).

Relativamente à adaptabilidade, diria que consegues fazer o mestrado em Engenharia de Materiais na UA tendo como base uma licenciatura em Biotecnologia (até porque uma das saídas de biotecnologia é precisamente biomateriais e materiais biomiméticos). Não sei onde fizeste a licenciatura, mas por norma, é comum ter bases de Química e até unidades curriculares de Engenharia de Bioprocessos, Superficies e Interfaces, Nanotecnologia, etc, pelo que um mestrado em Engenharia de Materiais poderá ser uma opção viavel e exequivel se assim entenderes!

Outro mestrado relacionado com este ramo da Engenharia de Materiais mais aplicada ao uso clinico (tambem na UA) é o mestrado de Materiais e Dispositivos Biomédicos (Mestrado em Materiais e Dispositivos Biomédicos (lecionado em inglês) - Universidade de Aveiro), também poderás achar interessante

Membro1234

Membro Caloiro
Matrícula
6 Julho 2021
Olá, refiro-me apenas à componente de mestrado. Fiz a licenciatura em Aveiro. Também estive a ver Materiais e Dispositivos Biomédicos, mas queria algo mais a ver com a indústria.
Obrigada pelo esclarecimento!