Mudança de biotecnologia para engenharia de materiais

Membro1234

Membro Caloiro
Matrícula
6 Julho 2021
Mensagens
2
Bom dia,
Estou no último ano de licenciatura em biotecnologia e estava a pensar candidatar-me ao mestrado integrado de engenharia de materiais em aveiro. Estive a ver o plano curricular e há seguimento de algumas cadeiras da licenciatura para o mestrado. Posso me candidatar sendo que é um mestrado integrado e será que vou ter dificuldade em adaptar-me? Na licenciatura de biotecnologia apenas tive uma cadeira mais a ver com materiais, mas não sei se será suficiente.
 

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Mensagens
889
Curso
Bioinformática Clínica
Instituição
U. Aveiro
Olá,

Quando te referes a "mestrado integrado" estás a falar da componente do mestrado apenas (2º ciclo de estudos) ou os 5 anos (licenciatura + mestrado)? Pergunto isto pois os mestrados integrados (maioritariamente para as engenharias) vão terminar, pelo que não serão admitidos novos estudantes para 2021/2022 (poderás frequentar a licenciatura ou o mestrado em engenharia de materiais).

Relativamente à adaptabilidade, diria que consegues fazer o mestrado em Engenharia de Materiais na UA tendo como base uma licenciatura em Biotecnologia (até porque uma das saídas de biotecnologia é precisamente biomateriais e materiais biomiméticos). Não sei onde fizeste a licenciatura, mas por norma, é comum ter bases de Química e até unidades curriculares de Engenharia de Bioprocessos, Superficies e Interfaces, Nanotecnologia, etc, pelo que um mestrado em Engenharia de Materiais poderá ser uma opção viavel e exequivel se assim entenderes!

Outro mestrado relacionado com este ramo da Engenharia de Materiais mais aplicada ao uso clinico (tambem na UA) é o mestrado de Materiais e Dispositivos Biomédicos (Mestrado em Materiais e Dispositivos Biomédicos (lecionado em inglês) - Universidade de Aveiro), também poderás achar interessante
 

Membro1234

Membro Caloiro
Matrícula
6 Julho 2021
Mensagens
2
Olá, refiro-me apenas à componente de mestrado. Fiz a licenciatura em Aveiro. Também estive a ver Materiais e Dispositivos Biomédicos, mas queria algo mais a ver com a indústria.
Obrigada pelo esclarecimento!