Mudança de cruso no IPP + Questões sobre bolsa

Tiago Babo

Membro Caloiro
Matrícula
21 Outubro 2017
Boa tarde,

A minha situação é a seguinte: no ano de 2016 concorri pela primeira vez ao ensino superior e fiquei colocado no ISEP no curso de engenharia informática. Durante esse ano (1ºano) senti que esse não era o curso que eu queria realmente, mas decidi ficar e ver como corria. Estou agora no 2ºano do mesmo curso, e estou decidido que não quero continuar e quero mudar de curso. Tal como no primeiro ano, este ano também tenho bolsa que me ajuda a pagar as propinas. A minhas questões em relação a isto são:

- É possível mudar agora, mesmo que já tenha passado mais o menos um mês desde o inicio do ano letivo?
- E no caso de ser possível fazer essa mudança, mantenho a bolsa? Ou perco-a por causa de sair do curso?

Espero ter conseguido explicar a minha situação corretamente.

Olá @Tiago Babo
- É possível mudar agora, mesmo que já tenha passado mais o menos um mês desde o inicio do ano letivo?
Não, porque os concursos para mudança de curso já devem ter todos passado. Agora só deves conseguir no próximo ano, mas vê o site da instituição em causa.
- E no caso de ser possível fazer essa mudança, mantenho a bolsa? Ou perco-a por causa de sair do curso?
Se tiveres aproveitamento no ano anterior manténs a bolsa.

Olá @Tiago Babo

Não, porque os concursos para mudança de curso já devem ter todos passado. Agora só deves conseguir no próximo ano, mas vê o site da instituição em causa.

Se tiveres aproveitamento no ano anterior manténs a bolsa.

Com aproveitamento, referes-te a créditos que obtive no final do ano?

Exacto, pelo menos 36 créditos concluídos.
Ok, obrigado pelo esclarecimento.
Mais uma pergunta, no caso de eu anular agora a minha matricula, e so voltar a concorrer no ensino superior no proximo ano letivo, fico impossibilitado de ter a bolsa da dges nesse ano?
--- Post atualizado ---
Ok, obrigado pelo esclarecimento.
Mais uma pergunta, no caso de eu anular agora a minha matricula, e so voltar a concorrer no ensino superior no proximo ano letivo, fico impossibilitado de ter a bolsa da dges nesse ano?
@davis espero ter conseguido colocar bem essa questão

Se não te chegar a ser atribuída a bolsa este ano à partida não há problema.

Se não te chegar a ser atribuída a bolsa este ano à partida não há problema.
Não sei se referi inicialmente, mas tal como no ano letivo passado, este ano também me atribuíram uma bolsa. Por isso é que questionei se haveria problema ao anular a matrícula, pois, caso não houvesse, então iria proceder com a anulação.

Não sei se referi inicialmente, mas tal como no ano letivo passado, este ano também me atribuíram uma bolsa. Por isso é que questionei se haveria problema ao anular a matrícula, pois, caso não houvesse, então iria proceder com a anulação.
Nesse caso é melhor veres a tua situação com os serviços sociais, dado que se te foi já atribuída a bolsa, e anulares a matrícula, logo, ficares sem qualquer aproveitamento este ano, e a bolsa pagar parte das tuas propinas deste ano, não terias direito à bolsa na próxima inscrição.

Nesse caso é melhor veres a tua situação com os serviços sociais, dado que se te foi já atribuída a bolsa, e anulares a matrícula, logo, ficares sem qualquer aproveitamento este ano, e a bolsa pagar parte das tuas propinas deste ano, não terias direito à bolsa na próxima inscrição.
Ok, vou fazer isso. Obrigado pela ajuda.

• Like
Reactions: davis